Contos de Natal: A trajetória da N-Party nos eventos
Por Mario Toledo
Finalmente chegou no Natal, época de celebrar a paz e a confraternização. É neste dia que estamos mais sujeitos a sentar e ouvir histórias melosas de acontecimentos místicos com finais cheios de moral e aprendizado.
Seguindo a tradição natalina da N-Party, venho neste mágico dia contar-lhes um breve conto de um grupo de amigos que, durante anos, têm estado nos mais diversos lugares de São Paulo para promover um espaço caloroso para os fãs da Nintendo. Sentem-se, crianças, que lá vem história!
Era uma vez um singelo grupo de amigos que se reuniam para jogar Nintendo DS em restaurantes de Campinas.
Com uma ajuda aqui e outra ali, o grupo começou a participar de eventos de anime, a partir do Anime Party 2007, surgindo assim a DS Party.
De Anime Dreams a Anime Friends e Ressaca Friends, a DS Party participou de todos os maiores eventos em São Paulo durante os 3 anos que se seguiram.
Tudo o que importava na DS Party era se divertir com outras pessoas. Levar seu Nintendo DS, participar de partidas em multiplayer e dar risadas das mais diversas situações eram algumas das coisas que mais atraiam a atenção do público.
O grupo cresceu, ganhou público e destaque, a ponto dos organizadores sentarem e discutirem sobre o futuro de suas atividades. Pensando em abrangir mais do que o Nintendo DS ofereceria, o grupo decidiu evoluir e promover atividades para todo o tipo de fã da Nintendo, se tornando assim a N-Party.
E foi assim que eles estiveram presentes no Anime Friends 2010, com um dos maiores espaços que haviam conseguido até então.
O grupo então começou a ser chamado para outros eventos menores em São Paulo, como Anima Osasco, AnimeCon, AnimEmbu e muitos outros Anime-ColoqueAquiUmNomeDeEvento.
No Anime Fantasy de 2010, o grupo teve a oportunidade de promover seu primeiro espaço voltado, exclusivamente, a games no evento. Com a temática retrô, não faltaram pontos para o público se divertir com jogos no Nintendo 64, Super Nintendo, NES e muito mais.
Porém, foi quando o grupo participou do AnimABC 10 que sofreu o seu primeiro caso de furto, onde levaram mochilas, portáteis, jogos e alguns outros pertences pessoais. Levou um tempo até que a equipe se recuperasse, mas, foi quando, logo em seguida, no Ressaca Friends 2010, que o grupo sofreu um novo caso de furtos, onde levaram ainda mais coisas.
O grupo percebeu que não dava para se basear apenas na confiança dos visitantes da sala, e resolveu deixar as coisas um pouco mais sérias. Uniformes foram comprados, câmeras de segurança foram instaladas, áreas de segurança foram montadas e o grupo seguiu, de cabeça erguida, para o Anime Dreams 2011. Até então, nada podia dar errado, mas entre gás de pimenta, dilúvios e ameaças de morte, a equipe ficou ilhada no evento até as 12 badaladas noturnas, onde foi obrigada a ir embora da maneira que desse, mesmo que fosse a barco e remos.
Apesar de muitos conflitos, briga entre as organizações e descaso com o grupo, a equipe não desistiu, e continuou a investir na infraestrutura e na experiência dos jogadores. A N-Party participou de eventos que não tinham quase ninguém...
E até começou a fazer encontros em lojas do gênero nerd, em São Paulo.
E a cada Anime Friends, o grupo melhorava em suas atividades e estruturas...
..., assim como no Ressaca Friends...
... e no Anime Dreams.
Com o primeiro MeetUp oficial, organizado em 2012, o grupo começou a levar o público do 3DS para lugares públicos em São Paulo, começando pelo shopping Santa Cruz...
... e se estabelecendo no salão de festas do Bob's da Avenida Paulista.
Estes encontros foram crescendo, e de repente, o salão de festas já não ocupava o espaço que o grupo precisava, devendo ocupar toda a área de alimentação...
... e depois, o restaurante inteiro.
Obviamente, o grupo nunca parou de participar dos demais eventos em São Paulo, e suas atrações também sempre melhoraram, a ponto de fazerem parcerias com bandas e outras atrações em seus espaços.
Depois de tantos problemas como ficar alocados em barracas de 5x5 e se protegendo como podiam da chuva...
... o grupo começou a ganhar destaque com outras organizadoras, e passou a organizar espaços de games em eventos fora da capital paulista...
... e até mesmo na grande São Paulo...
... participando também, pela primeira vez, do Festival do Japão...
... e também do XMA.
Depois de sofrer um enorme descaso da organização no Anime Friends de 2014...
... o grupo investiu no último Ressaca Friends, com diversas atividades, que incluiam, claro, um espaço para o público jogar 3DS...
... Super Smash Bros. em 8 pessoas no Wii U...
... e um super campeonato de Smash que continha narração...
... e um telão para o público acompanhar os jogos.
Muitas pessoas desacreditam no grupo N-Party, debocham e tiram sarro do que a equipe se promove a fazer. Mas o grupo nunca ligou muito para comentários alheios de pessoas que tentam taxar a N-Party como "uma simples sala em um evento". O grupo é formado por uma equipe que está calejada de ir a eventos, enfrentar problemas e sair de cabeça erguida, orgulhosos do resultado. Mais do que isto: o grupo se orgulha de promover ambientes em que o público possa se sentir a vontade, sentar, jogar, conversar, conhecer novas pessoas e se divertir, e isto é algo que, apesar de todo este tempo passado, a N-Party nunca deixou de fazer, e é algo que o grupo sempre terá em mente durante a organização de seus eventos.
Este conto não tem um final, porque a história da N-Party está apenas no começo, mas agora você conhece um pouco (sim, só um pouquinho) de nossa trajetória, até porque ,existem muitas histórias que não podemos contar.
Muitas conquistas foram feitas, mas existem metas para 2015 já planejadas, que colocarão o grupo em destaque, e irão compensar todos aqueles que, de fato, acreditam no potencial do grupo e interagem com nossas atividades.
A equipe da N-Party deseja a todos um feliz natal, muita saúde, paz e que todos os seus sonhos se realizem!