[Especial] N-Party Awards 2013
Por André Aranovich
Com o final do ano, sabe o que temos? N-Party Awards, por que não? Esse ano o Nintendo 3DS mostrou mais uma vez como um portátil deve agir, e o que todos esperavam como "Ano do Wii U dando a volta por cima", bem... Não foi isso que aconteceu... Mas continuamos esperando nossas séries favoritas fazerem sua aparição em HD. De modo geral o ano de 2013 não se mostrou ruim para nós, fãs da Nintendo.
Se alguém tinha dúvidas que a série The Legend of Zelda podia se reinventar ou não, estamos ai com a sua resposta. A nova aventura de Link pela Hyrule de The Legend of Zelda: A Link to the Past mostrou pela primeira vez o conceito de "Zelda em quase mundo aberto" nos permitindo jogar o jogo como bem entendermos, trazendo uma maior profundidade entre personagem-jogador nessa nova aventura. Se essa versão portátil conseguiu isso de uma forma tão perfeita, agora é só esperar ver isso funcionando na próxima versão da série para o Wii U.
Menções Honrosas: Pikmin 3, Fire Emblem: Awakening, Animal Crossing: New Leaf, Super Mario 3D World.
Impressionantemente mesmo após anos e anos a série Mario continua com a sua mágica de divertir, Super Mario 3D World não trouxe muitas novidades ao universo da série, mas mesmo assim é um jogo digníssimo a carregar as expectativas de um Super Mario de console. Se a série New Super Mario Bros não deu conta dos fãs sedentos por um Mario de plataforma novo, Super Mario 3D World se encarregará disso. E pela primeira vez temos um Mario 3D com multiplayer. Foi uma novidade boa? Bem, para ganhar como "Jogo de Wii U do ano" já sabemos a resposta.
Menções Honrosas: Pikmin 3, The Legend of Zelda: Wind Waker HD, Rayman Legends, New Super Luigi U.
Não irei me estender aqui, para um jogo ganhar "Jogo do Ano" é esperado que ele ganhe em sua categoria também.
Menções Honrosas: Animal Crossing: New Leaf, Fire Emblem: Awakening, Shin Megami Tensei IV, Project X Zone, Rune Factory 4.
É um deslize ele estar participando aqui, mas como o jogo só foi lançado em formado eShop o correto é que ele entre nessa categoria. O quinto capítulo da série Phoenix Wright mostra como se é feito o retorno triunfal de uma lenda para os tribunais. O jogo transformou com excelência seu mundo de sprites 2D em verdadeiros modelos 3D. Uma aula de arte de como renovar um jogo por parte da gananciosa Capcom.
Menções Honrosas: Senran Kagura Burst, HarmoKnight.
E mais uma vez vemos Pokémon ganhando essa categoria. É difícil competir com os monstros de bolso favoritos dos fãs da Nintendo. Agora foi possível ter essas lutas em 3D, o que torna o jogo muito mais emocionante. Apesar dele ter suas quedas de frame rate, isso não atrapalha no multiplayer, que ocorre da mesma forma espetacular de sempre e agora de uma forma bem mais acessível através do PSS.
Menções Honrosas: Super Mario 3D World, Monster Hunter 3 Ultimate, Animal Crossing: New Leaf, Mario Party: Island Tour, Pikmin 3.
E mais um prêmio para Pokémon X & Y, dessa vez como a melhor trilha sonora original. A série Pokémon desde o seu início é um primor musical, e elas grudam como chiclete na cabeça após horas e horas chocando ovos. As músicas calmas desse jogo nos remetem à vida pacata do campo, mas quando vamos para Luminose City nos sentimos realmente em uma cidade movimentada que prioriza a beleza e o glamour. Se algum jogo conseguiu fazer isso tão bem durante esse ano, foi Pokémon X & Y e tudo através da música.
Menções Honrosas: The Legend of Zelda: A Link Between Worlds, Fire Emblem: Awakening, Rayman Legends, DuckTales Remastered, Mario & Luigi: Dream Team, The Legend of Zelda: Wind Waker HD.
"Em time que está ganhando não se mexe." A Nintendo gosta de seguir essa frase bem a risca, mas quando ela tenta fazer algo novo dá nisso. A série WarioWare aparecia uma vez a cada console e mostrava o que poderia ser feito com aquele hardware novo. Ponto para WarioWare. Só que Game & Wario quebra a mecânica de microgames para alguns minigames de longa duração e bem mais chatos. A série decepcionou a maioria dos fãs que se atreveram a comprar Game & Wario, e os deixou esperando por um WarioWare de verdade.
Menções Honrosas (Ou nem tanto): Pokémon Rumble U, Mario and Donkey Kong - Minis on the Move, Disney Infinity, Sonic Lost World, Mario & Luigi: Dream Team.
Existe algum ítem da lista que você discorda? Não deixe de colocar sua própria lista nos comentários!