Nintendo - 21/03/2013

[Especial] Nintendo GameCube


O Nintendo GameCube, ou simplesmente Cube como é conhecido pelos fãs, foi lançado em 18 de novembro de 2001, e representa a geração 128-bit de consoles de mesa da Nintendo. E como representa.

Logo no lançamento, o GameCube trouxe uma surpresa para os fãs. Mario não compareceu ao lançamento. Em sua lineup inicial, a ausência de um jogo principal de Mario causou estranhamento nos fãs, mas logo tudo se acalmou quando perceberam que o irmão dele estava lá para segurar a onda. Sim, o GameCube foi lançado com Luigi’s Mansion, como uma estratégia da Nintendo de diversificar os jogos da série.

Luigi to the rescue.

Mas o GameCube não foi inovador só no estilo de apresentar os Irmãos Mario no lançamento, ele inovou a indústria de games em muitos sentidos. Primeiro foi a mídia que, com um leitor especial e em formato de mini-disc, demorou quase a geração toda para conseguir ser pirateada, um trunfo da Nintendo através de um trabalho bem feito. Quando começaram a conseguir piratear o Cube (algo que literalmente destruía seu console, pois as mídias piratas eram em tamanho de DVD e a tampa do console precisava ser arrancada para rodar) o Wii já havia sido anunciado. 

Esses disquinhos são muito charmosos

O controle é até hoje aclamado como um dos mais confortáveis da história dos games. Ouso dizer, é O controle mais confortável da história dos games. E apresentava inovações que infelizmente não foram plenamente utilizadas, como os 2 níveis das alavancas L e R, que poderiam ter uma utilização genial em diversos jogos, mas não foi o caso. Outro atrativo do controle é a posição e principalmente o tamanho dos botões. O A gigante é incrivelmente anatômico pois é o botão mais utilizado, e todos os outros ficam ao redor dele, facilitando a identificação e utilização dos mesmos.

Anatomicamente perfeito

Opinião: Odeio os botões A, B, X e Y em formato de cruz que a Nintendo fez no DS, 3DS, Wii U e Pro Controlers, o sistema do GameCube seria muito melhor utilizado em todos esses outros consoles/portáteis. 

Ainda no hardware, o GameCube apresenta um design diferente e extremamente portátil, tanto que o console vem com uma alça traseira, para poder ser transportado com facilidade. Como o próprio nome diz, ele é um Cubo, absurdamente leve e que cabe em qualquer lugar, e foi carinhosamente apelidado de “fogãozinho da Barbie”. 

Sim, existe um GameCube laranja, e ele é lindo

O mito 


O GameCube foi palco de um dos maiores mistérios da Nintendo. Onde está Mario 128?¿ Depois do sucesso estrondoso de Super Mario 64 e do lançamento do Cube com Luigi, surgiu um projeto chamado Super Mario 128, que apresentava a seguinte imagem. 

Este projeto traria Mario em 3D com gráficos mais bem trabalhados e os diversos Marios da foto poderiam indicar um multiplayer ou alguma coisa aparecida. 



Surgiu então Super Mario Sunshine, e boatos internos da Nintendo diziam “Sunshine não é Super Mario 128, o jogo ainda está em produção”. Isso deixou os fãs ainda mais enlouquecidos, na esperança de que o console receberia outro jogo da série Mario. Incrível. 

Mas Mario 128 não aconteceu, não se falou mais nisso, e Sunshine acabou assumindo o título. Ficou claro que Sunshine seria o único representante do bigode na plataforma, e até hoje ele é um jogo de opiniões diversas. Muita gente acha que ele não inova o suficiente, como os jogos da série principal costumam fazer, os cenários sempre repletos de praia podem ser um pouco cansativos, mas já ouvi pessoas declararem que ele é o melhor jogo da série. Ame-o ou deixe-o.

Água. Água em todos os lugares.

Essa imagem dos vários Marios em um mesmo cenário ficou gravado na cabeça dos fãs, e a Nintendo brincou com isso em Super Mario Galaxy criando os desafios do Cosmic Mario, onde diversos Marios imitam seus movimentos e você tem que fugir antes que eles consigam te alcançar. Até hoje, quando algum novo jogo principal da série Mario é anunciado, os fãs ainda brincam: “será o Mario 128?¿”.

Run, Mario, Run

Tantas possibilidades 


Quem acha que o GameCube não foi inovador provavelmente não aproveitou ao máximo o que o console tinha a oferecer. E também não deve ter feito bom uso do GameBoyPlayer. 

O recusro era um acessório, vendido separadamente, que acoplado à parte de baixo do console, rodava os cartuchos de GameBoy na sua TV. Muita gente pode falar “ah, eu não vejo graça nisso”, mas não podemos negar que é uma característica interessante e diferente. Tanto que logo que o Wii U foi lançado começaram a surgir protótipos falsos de um acessório que rodaria jogos de DS e 3DS no aparelho, remetendo à utilização do GameBoyPlayer.

E ainda era mais barato que um GameBoy Advance

Outro diferencial do console foi o WaveBird. Ele não é tão confortável quanto o controle tradicional, e além de ser mais pesado, não possui as funções de rumble, mas poder jogar sem os fios, mantendo uma distância maior da TV ou simplesmente evitando que seu irmãozinho passasse sorrendo, tropeçasse e desconectasse seu jogo era muito bom. 

Parece um trambolhão, mas é dignamente confortável.

Jogos e mais jogos 


Não, não estou falando de quantidade, estou falando de qualidade. 

Na época do GameCube ainda não existia essa porposta de “jogos em família, jogos casuais” que foi instaurada no Wii, então 90% dos jogos do console são excelentes e podem ser aproveitados até o final.


Opinião: Acho que minha paixão pelo Cube vem do fato de que ele é o único console que eu tenho que eu joguei até o final (e várias vezes) TODOS os jogos que eu comprei. Ainda não consegui essa proeza com o Wii, tenho diversos jogos que ainda não terminei. E também pelo fato dele ter tido o melhor aproveitamento de algumas das minhas séries favoritas. 

O lugar dos melhores 


Começando com Resident Evil. O GameCube foi a casa do Resident Evil, e onde a série teve sua melhor fase. Começou com um excelente remake do primeiro jogo. Maior, mais bonito, e a mesma tensão que transformou a série em um clássico. Os cenários estavam lindos, a iluminação estava perfeita, tudo estava muito bem acabado, garantia de sucesso.

Lisa Trevor, essa linda

Isso fez com que a Capcom investisse pesado na série, e logo veio Resident Evil 0. Um jogo que tem menos qualidade e é menor em tamanho que o remake, mas que traz um atratico especial: apresenta um capítulo que serve de prequel ao primeiro jogo, contando a origem da história da infecção na mansão.

Escorpião gigante, esse lindo

Mas ainda não era suficiente, e quase no fim da vida do console, a Capcom apresentou Resident Evil 4, o jogo que se transformaria no capítulo mais cultuado da série e mudaria Resident Evil para sempre. Resident Evil 4 foi tão hypado que uma demo do jogo foi disponibilizada em um disco especial antes do lançamento.


E Zelda. O GameCube não foi só responsável por mudar Resident Evil para sempre, nele a série Zelda também sofreria uma mudança radical, com The Wind Waker. No início, quando foi anunciado, o jogo sofreu uma rejeição inicial de quase 100% dos fãs (eu incluso), mas logo que o jogo foi lançado e a curiosidade foi maior, o jogo mostrou a que veio, revelando-se um jogo extremamente lindo e divertido, até hoje considerado por muitos fãs como o melhor Zelda já feito (nessa lista eu não estou incluso).


O GameCube ainda teve a grata surpresa de Four Swords Adventures, The Legend of Zelda Collector’s Edition (que vinha com Zelda 1, Zelda 2, Ocarina of Time, Majora's Mask e uma demo de Wind Waker) e, bem no finalzinho de sua vida, Twilight Princess que, não importa o que digam, não importa quantos adiamentos a Nintendo fez para lançá-lo primeiro no Wii, É um jogo de GameCube. 

Zelda...
...Zelda...
...e mais Zelda

Mas é claro que o Cube não viveu só de Resident Evil e Zelda. 

Quem consegue pensar em GameCube sem lembrar de Tales of Symphonia?¿ O jogo embarcou no sucesso do cell-shading de Wind Waker e pegou o estilo emprestado, e ficou lindo. A história é interessante, inteligente, envolvente e cheia de reviravoltas, e se você gosta de explorar tudo com calma vai demorar de 80 a 100 horas para terminar o jogo. Mais uma vez, Symphonia é um representante de peso para sua série e é considerado por muitos fãs como o melhor episódio. 


E é claro que eu não ia esquecer de Super Smash Bros. Melee. Preciso dizer que ele é considerado por muitos fãs como o melhor jogo da série?¿ 


Mas acho que foi em Metroid Prime que o GameCube deixou sua marca definitiva. O jogo fez tanto sucesso que transformou seus desenvolvedores (Retro Games) na empresa de games mais promissora e cultuada dos últimos tempos. Hoje quando se ouve falar que a Retro está desenvolvendo um jogo para a Nintendo, todos ficam animados, sabendo que vem coisa boa, ou quando a própria Nintendo não sabe o que fazer com alguma série que está parada, logo pensamos “entrega pra Retro”. Metroid Prime (e sua continuação Echoes) são os dois melhores jogos da série, e são do GameCube. 



E Harvest Moon: A Wonderful Life?¿ É o melhor da série?¿ Sim ou sim?¿ 



Eternal Darkness não é uma série. Mas não tem problema, vamos colocar ele como o melhor jogo de terror de todos os tempos. Ok?¿ 



O GameCube se consolidou como o lar dos melhores, e a lista de menções honrosas é imensa: 
Baten Kaitos 
Skies of Arcadia Legends 
Viewtiful Joe 
Killer 7 
Mario Power Tennis 
Paper Mario – The Thousand Year Door 
Mario Kart Double Dash 
Final Fantasy Crystal Chronicles 
Pikmin 1 e 2 
Prince of Pérsia – Sands of Time / Warrior Within / The Two Thrones 
Star Fox Adventures 
Chibi-Robo 
Donkey Konga 
(insira nos comentários seu jogo favorito que eu esqueci de comentar) 


E é claro que eu não ia fechar essa lista sem falar de Animal Crossing. O simulador de vida mais viciante e divertido de todos os tempos. Animal Crossing é um jogo tão incrível e genial que permitia, no GameCube, sem conexão à internet, que os jogadores trocassem, através de códigos, itens com outros jogadores. Quão incrível é isso?¿ Animal Crossing de GameCube não é mais o melhor de sua família de jogos, mas sempre será lembrado como o começo de uma das séries mais incríveis já criadas pela Nintendo. 


O GameCube é tão incrível e genial que é difícil falar tudo o que ele foi capaz de fazer por sua geração sem ficar horas e horas escrevendo. Ele pode não ser o melhor para muitos, e pode não ser o pior, mas ele soube fazer bonito em seu próprio tempo, e proporcionou diversão e momentos que ficarão marcados para sempre no mundo dos games.


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