Nintendo - 20/12/2011

[Review] Pokémon Rumble Blast


É inevitável a existência de um título da franquia Pokémon nos consoles da Nintendo. Assim como outras franquias principais da empresa, Pokémon é o carro forte da empresa, com milhares de jogadores espalhados pelo mundo.
Apesar do adorado e clássico estilo RPG da série, diversas desenvolvedoras tentaram alternativas de jogos com o nome de Pokémon. Dentre todos os spinoffs lançados para os portáteis, nenhum foi tão bem sucedido quanto o recém lançado Pokémon Rumble Blast.

Pokémons de brinquedo!


Pokémon Rumble Blast se passa em um universo dentro de uma loja de brinquedos, chamada de Toy Shop, onde todos os Pokémons são bonecos de dar corda. O vídeo inicial do jogo mostra o Mii principal do jogador entrando na loja, e interagindo com os Pokémons de brinquedo, existentes em um mundo paralelo.

Os Pokémons de brinquedo vivem em um universo mágico paralelo.

Cada Pokémon possui apenas dois ataques, que são aleatórios dentro do move set permitido ao mesmo. Sua estrutura segue a risca as regras criadas pela franquia principal de Pokémon, mas com algumas alterações.
Os ataques são os mesmos encontrados nos jogos originais da franquia, porém, sua força é especificada por um número de pontos, que variam de 1 a 5 (se os pontos estiverem marcados por estrelas douradas, o golpe recebe um boost de força vindo daquele Pokémon).
Os próprios Pokémons possuem um número reduzido de status, comparado a versão original: o HP, indicando sua vida atual, e o Power, que indica a sua força atual.
Ainda existem Pokémons especiais, que possuem habílidades como Fire Boost (aumento de poder em ataques do tipo fogo) ou Speed Boost (anda mais rápido), além de outros diversos. Pokémons Shiny também estão presentes, e são extremamente raros.



Battle Royale!


O gameplay de Pokémon Rumble Blast é uma mistura do estilo Dungeon, onde voce anda com seu personagem em um mapa com vários pisos, enfrentando monstros no caminho, até chegar ao chefe da torre. Porém, diferente dos demais jogos do estilo Dungeon, Pokémon Rumble Blast acontece em tempo real, sem o uso do sistema de turnos.
Desta forma, o jogador atravessa as diferentes fases no controle de seu Pokémon, enfrentando outros Pokémons ao longo do caminho. Estas fases são divididas em 3 ou mais "pisos", acessíveis através de um trampolin no fim de cada piso. O último píso é composto por um chefe, com uma vida prolongada, que deve ser derrotado a fim de finalizar a fase.

As fases são temáticas, onde existem Pokémons específicos para cada uma.

Conforme os Pokémons adversários são derrotados, o jogador tem uma chance de fazer amizade com os mesmos, podendo utilizar o novo Pokémon em batalha a qualquer momento. Caso isto aconteça, o Pokémon, ao ser derrotado, se transformará em boneco, e o jogador poderá coletá-lo para sua equipe. Isto é o equivalente a capturar o Pokémon, mantendo algumas estruturas básicas do jogo original, como o aumento da porcentagem de captura ao deixar o adversário paralizado, dormindo, ou com algum outro status negativo.
Para cada fase, o jogador possui 3 vidas. Porém, caso o Pokémon esteja com a vida baixa, basta troca-lo por um Pokémon da sua equipe com vida cheia, a fim de poupar uma vida.

É necessário falar que os Pokémons não ganham experiência neste jogo, assim sendo, não sobem de nível. Para se conseguir Pokémons mais fortes, é necessário capturar novos Pokémons em fases novas, ou dar um "release" em 7 Pokémons iguais na cidade, afim de adquirir sua versão evoluída, com um poder de luta maior.

Pokémon Rumble Blast é dividido em vários mundos, cada qual com um número específico de fases, e uma arena, onde acontecem as Battle Royales, acessíveis apenas quando o jogador finaliza todas as fases daquele mundo.
As Battle Royales são arenas onde o jogador enfrenta diversos Pokémons ao mesmo tempo, devendo derrotar-los dentro de um tempo limite. Apesar do jogador possuir as mesmas 3 vidas das fases, o mesmo não pode realizar trocas de Pokémon, caso o atual esteja com vida baixa.
Além disto, a Battle Royale possui 3 chefes, que aparecem ao mesmo tempo, depois que o jogador derrota um certo número de adversários.

Enfrente vários Pokémons de uma única vez. É porradaria comendo solta!

Diferente da versão para Wii, Pokémon Rumble Blast possui uma história, atribuindo um objetivo ao jogador. O jogo é dividido em 4 capítulos, cada qual com acontecimentos diferentes. Logo no início, o jogador chega a um vilarejo chamado de Toy Town, uma cidade de Pokémons de brinquedo. Esta cidade possui uma fonte mágica, a qual permite que os Pokémons possam se curar a qualquer momento. Porém, esta fonte começou a secar, devido a algum ser maligno estar roubando toda a água. Fica então a encargo do jogador atravessar todos os mundos, e derrotar este ladrão de água mágica.

Enquanto na versão para Wii o jogador pode andar apenas em salas com acesso as fases, em Pokémon Rumble Blast, o jogador percorre um mundo onde as fases estão espalhadas, além de outras cidades que também estão espalhadas pelo mundo.

Jogatinas intermináveis


Apesar da história principal possuir apenas 4 capítulos, Pokémon Rumble Blast possui um número quase infinito de coisas a se fazer. Como o jogo usa a 5ª geração como base, os 649 Pokémons estão presentes para serem capturados. Além disto, o jogador hardcore poderá esfolar seus dedos a procura de Pokémons raros, com habilidades especiais, ou Shinys.
Além disto, até o momento, não foi encontrado o valor máximo do poder de um Pokémon. Isto quer dizer que o jogador passará a encontrar Pokémons de nível 2457, e ainda poderá encontrar monstros mais fortes.

Qual o poder de luta dos Pokémons ? É MAIS DE 8000!

Se voce leu este review até aqui, deve estar pensando que o jogo não possui pontos fracos... Infelizmente, isto não é verdade.

Jogatinas multiplayers...? Isso deve ser um engano...


Pokémon Rumble Blast possui dois modos multiplayers. No modo co-op, o jogador pode se aliar a um amigo via wireless, e atravessarem juntos as fases do jogo.
No outro modo, muito divulgado, o jogador enfrenta outro jogador via wireless, usando todos os seus Pokémons de uma única vez. Neste modo, os jogadores devem ficar pressionando o botão A rapidamente, afim de aumentar o poder de força de seus Pokémons. Ao se chocarem, o jogador com maior poder de força ganhará.

Exércitos de Pokémons se enfrentando ? A jogabilidade podia ser melhor.

O jogo também possibilita ativar o Street Pass, afim de trocar Pokémons com jogadores que também estejam com o Street Pass ligado.

Porém, mesmo com estes modos de interação, Pokémon Rumble Blast pecou ao não ter um modo Versus. A franquia principal de Pokémon sempre teve seu ponto forte em suas batalhas multiplayers, e assim com o mestre Shinka costuma falar, Pokémon é quase como um MMO, e a falta de batalhas PVP é um ponto muito importante para aqueles que estão decidindo comprar o jogo.

Portanto...


Pokémon Rumble Blast é um jogo feito para fãs de Pokémon. Se voce jogou a versão do Wii e gostou, então deve comprar Rumble Blast sem pestanejar. Agora, Rumble Blast não é um substituto para a franquia principal de Pokémon. Caso você esteja acostumado com o as particularidades do RPG convencional, terá de se adaptar bastante para jogar Pokémon Rumble Blast.

Leia Também

Nintendo - 24/07/2012

[Review] Theatrhythm Final Fantasy

Como marca de 25 anos da franquia, a Square-Enix lança um jogo que resgata das memórias de todos os fãs, as músicas mais marcantes que foram vistas na série Final Fantasy. O que parece um caça-níquel sem vergonha se m...

Leia Mais...

Nintendo - 28/03/2012

[Review] Kid Icarus: Uprising

Kid Icarus é uma série da Nintendo que andava desaparecida por um bom tempo, mas agora ela volta com força total, e saiba de uma coisa, ela vai tomar um bom tempo de você. Pit é um anjo guerreiro que voltou a se...

Leia Mais...