[Eventos] Brasil Game Show - Conferências
Por Filipe Ritto
Nesta semana que passou, aconteceu o evento Brasil Game Show no Rio de Janeiro, a maior feira de games da America latina, onde a N-Party esteve presente para fazer a cobertura, em seus três dias reservados para conferência, exclusivo para imprensa.
Primeiro dia
O primeiro dia contou com a presença do Jere Erkko, vice-presidente da Rovio na America latina, empresa responsável por Angry Birds, o jogo mais absurdamente jogado no mundo! você não conhece? Se mata.
Jere falou um pouco sobre o sucesso da Rovio com Angry Birds, falando sobre a dificuldade no começo da empresa, ainda mais no começo do desenvolvimento do jogo, contando até que não esperava que os custos – em relação ao jogo – fossem tão altos.
Com o sucesso de Angry Birds, seria necessário saber se a Roxio continuaria a produzir conteúdo para o título ou criar outro jogo. Para nosso deleito ele optaram para continuar a expandir Angry Birds.
Eu estive presente em mais duas palestras feitas pela Aquiris, uma desenvolvedora brasileira. Ela demonstrou a demo denominada de Bootcamp, que demonstrava a potência e as novidades da engine Unity 3, bem popular entre os desenvolvedores brasileiros. Na demonstração feita pelo Amilton Diesel, justificaram o uso da Unity 3: Preço, intimidade com a empresa e facilidade no uso.
A empresa Aquiris anunciou seu projeto de FPS online denominado Critical Mass, que terá todo um sistema próprio dentro do game e até uma loja virtual dedicada.
Logo na sala ao lado, o palestrante Rafael Rodrigues, também da Aquiris, falou sobre o mercado indie (jogos independentes) no Brasil. Rafael deixou bem claro em toda a sua palestra o seguinte "refrão": GO INDIE, mostrando bem que o mercado indie é muito importante para o cenário brasileiro.
O mercado tem áreas inexploráveis que o Rafael enfatizou bastante, o CASUAL + SOCIAL + MOBILE. " É o mercado do futuro", segundo Rafael.
De uma certa forma ele tem razão. Se você pensar sobre os mercados citados por Rafael, são os mercados mas lucrativos dos últimos tempos, sem contar que os jogos Casuais/Sociais são muito mais simples de se fazer e bem intuitivos, sendo mais "baratos" do que produzir um God of War da vida.
Segundo dia
Não posso falar com muita propriedade sobre o que aconteceu no segundo dia, pois não pude comparecer no evento (problema de saúde). Mas não deixe de conferir o artigo de nossa querida Érika, que nos contará com detalhes os acontecimentos do dia.
Terceiro dia
No terceiro dia, começamos com uma mesa redonda sobre games com convidados importantes, como os responsáveis pela Ubisoft, Microsoft, SonyEricson, NC Games e a Vostu, compondo um time de respeito para ter um papo interessante sobre o mercado brasileiro.
Os principais tópicos abordados foram às dificuldades de se produzir e vender jogos e consoles no Brasil, devido os juros absurdos que todos nós já conhecemos, onde o governo taxa os jogos importados. Uma medida de reduzir um pouco o preço é começar a fabricar os jogos e os consoles em terras brasileiras. O rapaz da NC Games também fez um comentário em primeira mão, informando que o governo brasileiro pretende introduzir impostos, como o ICMS e outras cargas tributárias. Mais um desrespeito com todos os gamers brasileiros.
Também tivemos a agradável noticia de que a Ubisoft, como forma de fortalecer seus jogos de sucesso no Brasil, anunciou que futuramente teremos DLCs com musicas brasileiras para seus jogos musicais – JustDance e Rocksmith – mostrando que a desenvolvedora francesa esta empenhada em entrar com os dois pés nas terras brasileiras.
Ainda tivemos a coletiva de imprensa no terceiro dia e uma noticia meio que esperada: a Brasil Game Show 2012 será realizada em São Paulo. Mas calma fãs cariocas, a BGS será igual a Bienal do livro: um ano no Rio e outro em São Paulo. Então o idealizador do evento Marcelo Tavares não esqueceu “de noís”. Brasil Game Show 2013, me aguarde!
Em 2012, São Paulo será sede da quinta edição da maior feira de games da America latina, entre os dias 11 e 14 de outubro, com o esperado de 70 mil visitante no Expo Center Norte. Segundo Marcelo, a estrutura do evento será ainda maior que a deste ano, com espaço para 180 expositores, prometendo assim um evento gigante.

Mas o destaque do terceiro dia foi o japinha louco da Capcom - produtor e Street Figther IV – estando presente no evento como responsável por Street Figther vs Tekken. Sua apresentação parecia um show de comédia Stand-Up: a todo momento ele mandava uma piada de nerds sem namoradas – que provavelmente era a maioria no auditório - mostrando que além de maluco, ele é engraçado.
Agora falando um pouco mais sério, o senhor Yoshinori Ono começou sua palestra contando um pouco sobre a volta as raízes em Street Figther IV, falando também quem ninguém o apoiava quando deu a idéia de fazer o novo jogo da série baseado na jogabilidade de Street Figther II. Ainda bem que ele não desistiu do Street IV, já que todos nós sabemos que deu muito certo.
E o resto de sua apresentação foi destinada ao seus novo jogo Street Figther vs Tekken. Durante toda a palestra, enquanto rolava um vídeo demonstrativo atrás do japa louco, ele contava das novidades que o novo jogo irá trazer, como um modo de luta com cheirinho de Super Smash Bros, colocando até 4 jogadores em porradaria simultânea, entre outros modos de lutas.
Resumindo, o novo jogo da Capcom está bem caprichado, e será realmente um jogo excelent,e que eu tive o prazer de testar o demo que estava presente na feira, mas isto é assunto para outro post. ;)