Nintendo - 15/10/2011

[Eventos] Brasil Game Show 2011 - A Feira

Por Unknown



O mês de outubro está sendo bastante movimentado para o universo gamer. A tão esperada Brasil Game Show foi realizada na nossa cidade maravilhosa, palco de famosas atrações e eventos, Rio de Janeiro. Durante os dias 5 a 9 de Outubro, o evento marcou presença no Centro de Convenções SulAmérica, e os primeiros três dias foram reservados para o público de negócios e já encabeçado no mercado de games ou para aqueles que desejam trabalhar na área: foram os dias de Conferência.

No gancho do último dia de conferência, iniciou-se a Feira da Brasil Game Show, aberta ao público em geral. A Feira ocorreu entre os dias 7 e 9 de Outubro e a N-Party esteve presente acompanhando as diversas atrações e novidades em companhia de amigos e parceiros.


O Evento


A Feira, como era de se esperar, lotou durante fim de semana. Porém, o primeiro dia de Feira, que foi na sexta-feira, foi relativamente tranquilo em termos de público e pudemos aproveitar bem o espaço e conhecer as estandes em exposição.


Pudemos ver de perto grandes títulos recentes ou ainda em desenvolvimento como Batman: Arkham City e Street Fighter vs Tekken. Todos os títulos estiveram disponíveis ao público e o mesmo criou filas para testar os jogos ainda tão fresquinhos.


O público da feira se misturava com o público de conferência e tivemos um dia de evento bastante tranquilo e organizado.

Presença de Yoshinori Ono (Capcom)


O ponto alto do primeiro dia de feira foi a célebre visita de uma pessoa querida e conhecida pelo público gamer, Yoshinori Ono, produtor de Street Fighter da Capcom. Muitos vieram a Brasil Game Show apenas para poder conhecê-lo pessoalmente, e de quebra conseguir um autógrafo de uma figura tão carismática e importante para a série Street Fighter.


Neste dia, o principal motivo de sua visita ao evento foi uma palestra a ser apresentada por ele ao público, o qual a N-Party não poderia deixar de acompanhar, entitulada "A História de Street Fighter".



Entre piadas e divertidos comentários, Ono apresentou-nos a trajetória que a série Street Fighter teve desde sua primeira versão, de 1987, até os dias de hoje, com o popular Street Fighter IV e derivados. Não poderiam faltar as já conhecidas piadinhas envolvendo a "rivalidade" com outra popular série de jogos de luta, Tekken. No fim de sua apresentação, Ono nos apresentou videos e descrições detalhadas sobre Street Fighter X Tekken, ainda em fase de desenvolvimento, dando uma pitada de curiosidade com vídeos mostrando dicas de 3 novos personagens.



Estandes e expositores


O espaço reservado para Feira mostrou-se enorme. Se em algum momento passou pela cabeça de alguém que o pouco espaço para andar era culpa do tamanho da área, provavelmente era devido ao espaço ocupado pelos expositores. Grandes nomes como Sony exibiam grandes áreas ocupadas, muito bem explorados com demonstrações e freeplays de diversos jogos. A Seven, outra grande patrocinadora do evento, também ocupava um grande espaço com constante fluxo de pessoas. A empresa exibia demonstrações e apresentações de ferramentas interessantes a designers e animadores de jogos, distribuia brindes e promoções dos seus cursos e exibia trabalhos artísticos de seus alunos em tempo real.



A NC Games divertia o público sem parar durante toda a feira com o já conhecido Just Dance. Ao som do jogo muitos paravam e davam boas risadas ao estarem diante de ilustres dançarinos mostrando dotes e habilidades. Os corajosos enfrentavam as enormes filas para alguns minutos de jogatina e muita dança.

Estiveram presentes também estandes da Microsoft, Level Up!, Warner, Hazit, e muitas outras.

Nos andares superiores encontravam-se estandes diversas com variados produtos com a temática gamer. Sempre vale a pena dar uma passeada e uma boa olhada! Camisetas, chaveiros e jogos, tudo para agradar o mais variado público.


Também presente nos andares superiores estavam fliperamas e consoles para o público jogar. Uma área especial levava o gamer para a história e nostalgia do universo gamer, uma exposição de consoles e jogos antigos, em uma área chamada Museu do Video Game.




Público


O público marcou presença durante o fim de semana. Com o evento lotado, não era muito difícil se deparar com pessoas caracterizadas em seus personagens favoritos, cosplayers nunca faltam. Algumas estandes exibiam seus próprios cosplayers para divertimento do público.


Apesar da presença de corajosos, dificilmente tínhamos vontade de experimentar os jogos devido as enormes filas e tempo de espera.

Porém, uma fila que valeu a pena aguentar foi a fila para autógrafos com a celebridade já citada, Yoshinori Ono.

O evento contou com praça de alimentação e estandes de restaurantes. Porém o que faltou foi lugar para sentar! Realmente o público lotou o evento! Esperamos contar com um espaço ainda maior para as próximas edições. Porém, sempre víamos em cada pessoa que transitava pelo evento apenas expressões de satisfação e felicidade. Foi um evento que atendeu as expectativas e as necessidades do público, sem dúvida!

Próximo Brasil Game Show?


O evento foi chegando ao fim e em meio a colegas, compartilhávamos expressões cansadas mas muito satisfeitas. Afinal, foi um evento muito bom e que reuniu amigos e colegas, além de novas amizades!

Com a presença de amigos da Nintendo Blast, ouvimos as expectativas e impressões a respeito do evento pelo organizador da Brasil Game Show 2011, Marcelo Tavares.

Marcelo nos contou como a equipe se preparou incansavelmente para que a edição de 2011 fosse um sucesso. Apesar da experiência das edições anteriores, ele nos disse que foi ainda mais cansativo organizar a edição de 2011 do que a do ano passado, porém, com um resultado muito satisfatório.
Marcelo disse também que, apesar de planejarem um evento realmente grande, a equipe prometeu somente o que seria possível realmente cumprir, proporcionando assim um evento organizado, bem feito e que atenda todas as expectativas. Foi uma grande conquista trazer grandes nomes como Yoshinori Ono e outras celebridades internacionais, além de disponibilizar o Playstation Vita para o público, e promete ainda mais para a próxima edição.

Apesar de a Nintendo não estar presente na Brasil Game Show 2011, é de interesse e vontade da equipe contar com a sua participação. Negociações estão sendo feitas e quem sabe podemos contar com a presença da Nintendo nas próximas edições?

O próximo Brasil Game Show ocorrerá já ano que vem, em 2012, e será realizado em São Paulo. Muito esforço e planejamento já estão sendo feitos para o sucesso da próxima edição!

Leia Também

Nintendo - 15/10/2011

[Eventos] Brasil Game Show - Conferências

Nesta semana que passou, aconteceu o evento Brasil Game Show no Rio de Janeiro, a maior feira de games da America latina, onde a N-Party esteve presente para fazer a cobertura, em seus três dias reservados para confer...

Leia Mais...