Nintendo - 08/09/2016

Review: Phoenix Wright: Ace Attorney – Spirit of Justice


Phoenix Wright: Ace Attorney – Dual Destinies (ou Gyakuten Saiban 5) trouxe de volta para o 3DS a franquia Ace Attorney, renovada com diversas facilidades e uma história que não se prendia tanto aos jogos anteriores. Afinal, era hora de trazer um novo público para a série. Depois disso, para aqueles dispostos a conhecer a origem do advogado, foi relançada a trilogia original dos jogos: Phoenix Wright: Ace Attorney Trilogy. Agora, falta apenas o quarto jogo da série (Apollo Justice: Ace Attorney) aparecer de alguma forma na eShop do Nintendo 3DS.

Digo isso porque diferentemente de Dual Destinies, ou mesmo de Apollo Justice, que traziam uma história mais focada em novos personagens na série, Phoenix Wright: Ace Attorney – Spirit of Justice (ou Gyakuten Saiban 6) faz uso de várias figuras já conhecidas pelos fãs da franquia. Um jogador novato pode entrar aqui e se familiarizar com todos eles, já que vão sendo apresentados de forma resumida. Mas como o jogo traz memórias dos outros cinco "Gyakuten Saiban", talvez esse seja um dos episódios menos acessíveis a se entrar pela primeira vez na série.

Depois de dois jogos, a Srta. Maya Fey finalmente está de volta.

Contradições e dicas
Mantendo o legado de seus antecessores, Spirit of Justice traz os sistemas que a série vem adicionando ao longo do tempo, ou seja, o Magatama de Phoenix, o Bracelete de Apollo e o Widget de Athena. Como novidade deste jogo, temos os Divination Séance, que revela em um vídeo os últimos momentos que a vítima teve antes da morte. Um personagem interpreta os acontecimentos da cena, enquanto o jogador fica encarregado de mostrar as contradições entre o que está ocorrendo no vídeo e a interpretação feita.

Se o Mood Matrix trazia um pouco mais de variação para os julgamentos de Dual Destinies, o Divination Séance continua oferecendo o clima de novidade necessário em Spirit of Justice. O maior problema desse modo é que ele acaba sendo um pouco abrangente demais, e com tanta coisa acontecendo, fica difícil focar onde deveria estar a contradição.

No jogo, isso aqui é um vídeo. E um bem incriminatório, por sinal.

Para corrigir isso (ao menos de forma parcial) foi introduzida a opção Consult. Nela, se erramos duas vezes ao mostrar uma contradição, é possível consultar o seu parceiro por uma dica, e ele mostra onde a contradição está (apesar de não dizer ainda qual ela é). Isso ajuda bastante para não acontecer as famosas travadas, onde a única solução era ficar apresentando todas evidências para todos os testemunhos. Também é possível desligar essa opção, caso o método antigo agrade mais, já evitando possíveis reclamações sobre uma queda de dificuldade do jogo.

Contando um caso
Para apresentar o enredo, as cenas de anime que foram introduzidas em Dual Destinies continuam aqui, assim como os gráficos 3D, que se mantém fiéis às suas contrapartes 2D. Também é possível ver que a equipe de produção está ficando mais acostumada com a engine, permitindo algumas cenas mais flexíveis. Obviamente, o 3DS sofre nessas cenas com uma notável queda de quadros por segundo, mas como este não é um jogo que precisa de respostas rápidas, foi uma boa troca.

A única reclamação com a apresentação fica em torno dos vários flashbacks que o jogo possui. Muitas vezes eles são úteis, relembrando uma informação de episódios anteriores, mas em alguns casos a utilização desse recurso é exagerada, mostrando acontecimentos de 20 minutos atrás, ou então repetindo a mesma cena sempre que uma citação é mencionada. Isso atrapalha um pouco o desenvolvimento do enredo para quem está jogando-o mais assiduamente.

A pose perfeita de um "Objection!".

Spirit of Justice não é o melhor jogo da franquia Ace Attorney, mas pode ser considerado um ótimo título dentro dela, continuando com uma boa evolução das mecânicas e finalmente com um sistema que diminui o método de tentativa e erro. Para qualquer um que tenha interesse nesse capítulo e nunca jogou a franquia, os títulos anteriores são aconselháveis para um maior aproveitamento. Mas caso a ansiedade seja muito grande por esse título em específico, pode ir fundo. Vai ser normal perder várias referências, mas o jogo continua bom do mesmo jeito.

Jogo analisado com código fornecido pela Capcom.

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