Nintendo impede distribuição de Pokémon Uranium após 1,5 milhão de downloads do jogo
Por Mario Toledo
Já vimos muita versões de fãs dos jogos de Pokémon, mas talvez nenhum deles tenha tido um sucesso como Pokémon Uranium. O jogo, que passou por uma etapa de desenvolvimento de 9 anos, tem agradado muitos fãs pela internet ao manter a fórmula clássica da franquia original e trazer inúmeras novidades apresentadas desde o começo da aventura. Entre elas a história do treinador, que é criado por sua tia uma vez que sua mãe morreu em um acidente nuclear e seu pai está focado no trabalho como Pokémon Ranger.
Em vez de sair em uma aventura porque você quer, em Pokémon Uranium, você sai em uma aventura porque sua vó não pode mais cuidar de você. HUDs melhoradas, uma nova região e Pokémon totalmente novos dentro dos gráficos de Pokémon Black & White são apenas alguns dos motivos que ajudaram o jogo a atingir a marca de 1,5 milhão de downloads.
Pokémon Uranium apresenta novidades sem alterar a fórmula clássica da franquia original
Porém, a Nintendo enviou uma notificação para os criadores de Pokémon Uranium removerem o link para download do jogo. A nota no site oficial destaca que a Nintendo deixou claro seus desejos, e que os desenvolvedores não possuem qualquer ligação com os demais links divulgados pela internet.
Nota oficial publicada no site de Pokémon Uranium
Um caso recente aconteceu nesta semana, quando o Project AMR2, um projeto de fãs para um remake de Metroid II, também foi impedido de ser distribuído graças a uma notificação da Nintendo. Na nota do desenvolvedor, ele apoia a decisão da Nintendo em proteger suas propriedades intelectuais e diz que continuará a desenvolver AMR2 de forma privada.