Nintendo - 26/02/2016

10 ensinamentos de vida que Pokémon nos deu ao longo de seus 20 anos

Em 20 anos, Pokémon encantou e divertiu incontáveis pessoas. Mas não só isso: Pokémon também foi nosso professor em muitos assuntos. Vamos celebrar a história dessa franquia tão amada mostrando um pouco do que aprendemos ao longo de tanto tempo como treinadores Pokémon.

Amigos nos ajudam em nossos objetivos
Quando Pokémon foi lançado, não existia nenhum Global Link para conectar jogadores ao redor do mundo. Se você quisesse aquele Pokémon exclusivo de outra versão, o jeito era na base dos amigos, por meio da troca. E Pokémon só ressaltou ainda mais os valores da amizade, constantemente nos lembrando que sem nossos amigos, o caminho é bem mais difícil.

Grandes amizades nasceram desse jeito

Aprendendo uma boa dose de inglês
A maioria de nós conheceu Pokémon em nossa infância, e cá entre nós, não estávamos muito preocupados em aprender novas línguas ou entender a história do jogo. Porém, saber o que era cada ataque dos monstrinhos chamava mais atenção. Pokémon instigou a vontade de aprender inglês em muitos jovens, para saber que Fly nos leva aos céus, e que Cut derruba árvores. Você foi um dos que se motivou pelo jogo?

Já que não tem um Pokémon em português, a gente se vira do nosso jeitinho

O esforço traz recompensas
Vamos recriar a rota do treinador em Pokémon: você é um jovem que sai de uma pequena cidade em uma jornada com nada mais do que um Pokémon e algum dinheiro no bolso. Aos poucos você luta por novas conquistas, captura novos monstrinhos, derrota os melhores treinadores e enfim se torna o melhor de todos. Pokémon é uma história de esforço, desde os primeiros pontos de experiência lutando na grama até o maior reconhecimento de todos. Você é um treinador Pokémon, e o fez por merecer. Agora, siga esse ensinamento pela vida.

O caminho de um campeão começa com o primeiro passo

Mude ou não, cada um tem suas forças
Evolução é algo normal tanto na vida quanto em Pokémon (embora seja bem mais impressionante no jogo). O crescimento traz novas forças e mudanças. Mas nem todo mundo precisa se transformar para ficar forte. Muitos Pokémon nascem e ficam iguais durante a vida, ficando poderosos do próprio jeito. E você, é um Magikarp pulando para virar um Gyrados ou é um gracioso Absol, sem uma evolução, mas igualmente incrível?

A Miltank não precisa de nenhuma evolução para ser poderosa... e irritante

Gerenciamento de recursos
Pokémon não é somente sobre criaturinhas se atacando. Os itens são parte importante do jogo, e é aí que entra o bom olho do treinador. Saber gerenciar tudo o que você tem para importantes batalhas pela frente é algo que Pokémon soube ensinar sem você sequer perceber. Agora, deixe-me dar uma olhada no meu estoque de Hyper Potions...

O item certo para a hora certa

Pense antes de agir
Se você simplesmente usar só o ataque mais forte de seu Pokémon, vai descobrir que o resultado nem sempre será o melhor. Os jogos da franquia ensinaram gerações inteiras o valor de uma boa estratégia. Leve uma cabeça fria para a vida, e quaisquer más decisões não serão problema.

Há sempre mais do que uma investida precipitada

O sabor de colecionar
Colecionar é quase um dos lemas de Pokémon. É muito satisfatório ver aquela Pokédex cada vez mais atualizada. Isso passou para muitos fãs do jogo, de modo que o sabor de completar coleções é algo que ficou para sempre. Apenas mais um prazer que a vida (e Pokémon) nos oferece.

Temos que pegar!

Nunca desista dos seus sonhos
Esse ensinamento vem especialmente do anime. Acompanhamos durante muito tempo a jornada de Ash Ketchum, muitos ainda acompanham ou começaram a acompanhar agora, e podemos dizer que esse é um garoto que nunca desistiu. Ash luta pelo seu sonho de ser o melhor treinador Pokémon, e mesmo com todos os contratempos ele continua de pé. E sabe o que mais? Assim como Ash ama a sua jornada, é seguindo nossos sonhos que também poderemos ser felizes.

Ash nunca desistiu, por que você desistiria?

Diferenças é uma parte normal da vida
Variabilidade é uma das mágicas da franquia. São tantos Pokémon para nos apaixonar, que levantamos a seguinte afirmação: é incrível que haja tanta diversidade no mundo. E o irônico disso é que todos sermos diferentes é o que nos torna semelhantes. Por que ficar atacando as diferenças dos outros quando devíamos nos unir como iguais?

"Se talvez começássemos a olhar o que temos de semelhante ao invés de sempre olhar as diferenças... quem sabe?"

Viva fazendo o que ama!
Por fim, a simples lição que qualquer treinador Pokémon nos ensina: faça o que ama, ame o que faz. Todos aqueles que seguem o caminho Pokémon estão entregando a vida a algo que amam, e assim deveríamos fazer no dia-a-dia. Seja o treinador da sua própria vida!

As penas de Ho-Oh podem trazer felicidade eterna a uma pessoa, então leve um pouco com você!

E para vocês, qual o maior ensinamento que Pokémon passou?

Leia Também

Nintendo - 29/05/2020

Subarashow #40: Animal Crossing: New Horizons

O pessoal do Estação 64 discutiu o fenômeno que Animal Crossing: New Horizons criou dentro de um novo cenário mundial, analisaram as mecânicas do jogo e comentaram suas experiências (frustradas) como arquitetos de uma...

Leia Mais...

Nintendo - 29/05/2020

Nintendo a 3 #211: Futuro de Xenoblade e jogos baseados no Brasil

O pessoal do Estação 64 discutiu sobre a entrevista de um dos diretores de Xenoblade Chronicles Definitive Edition, a respeito dos proximos jogos da Monolith, e sobre os jogos baseados em cenários brasileiros. Acesse...

Leia Mais...