Nintendo - 25/01/2015

Uma aventura épica com o intrépido capitão Toad!


"O intrépido capitão Toad embarca em sua própria aventura pela primeira vez através de uma ampla variedade de complicadas, infestadas de inimigos, cheias de labirintos, fases para encontrar jóias escondidas e douradas estrelas especiais".

O game teve origem em Super Mario 3D World, como um minigame chamado Adventures of Captain Toad. Devido ao seu sucesso, Toad ganhou o jogo solo para Wii U mais refinado e completo para explorar esse mundo especial do fiel escudeiro de Princesa Peach.

"Capitão Toad é o herói desse jogo. Ele vive viajando pelo mundo e procurando tesouros, mas as vezes ele encontra vários tipos de problema. Agora, existem vários rumores sobre o intrépido Capitão Toad, então vamos deixar claro algumas coisas agora..."

A história começa com Toad e Toadette se aventurando em busca da estrela dourada (A mesma que Mario persegue na grande maioria de seus jogos). Quando eles finalmente a alcançam, uma ave gigante leva a estrela e junto com ela... leva Toadette! É assim que começa a aventura de nosso corajoso herói.


Para essa aventura cheia de perigos, mistérios e desafios, nosso herói está aparamentado apenas com com um lenço de pescoço, um mochila e sua lanterna na cabeça! Toad pode não ser forte ou muito rápido... Nem ter a habilidade de pular ou ter super poderes, mas ele sabe que em alguns momentos, o que realmente importa é a perspectiva que ele tem da situação!

O jogo é composto por 70 fases e o único objetivo do capitão da brigada é alcançar a estrela! Assim que você a consegue o objetivo principal é concluído e fica possível avançar na história. Para os jogadores mais perfeccionistas, o jogo não se resume a isso! Cada fase possui 3 jóias que devem ser coletas e estão escondidas pelo cenário. Para encontrá-las, o jogador deve virar a câmera em várias posições para encontrar algum caminho escondido ou alguma interação possível. Além disso, cada fase contém um objetivo bônus, como por exemplo adquirir 70 moedas na fase, ou passar pelos Shy Guys desapercebido e até eliminar todos os inimigos da fase. Para os jogadores que almejam completar em 100%  os jogos que tem (Como aquele que vos escreve), Captain Toad: Tresure Tracker não deixa a desejar.


Cada fase é ambientada em lugares diferentes, não há repetição no jogo e são todas de Super Mario 3D World. Um mundo flutuante (Um diorama), em vários formatos (desde simples ruínas até castelos e poços de lava) que contém alguns inimigos, moedas, moedas invisíveis (que só ficam visíveis quando você passa por elas), rabanetes que podem ser retirados do chão e revelarem moedas ou rabanetes que você pode usar para derrotar os Shy Guys (como em Super Mario Bros. 2), pássaros que querem te esmagar, goombas nadadores... Tudo isso para ser explorado.




Em algumas fases, é apenas necessário girar as câmeras em algumas posições para relevar os segredos da fase, como passagens secretas de moedas, buracos onde podemos encontrar as jóias e alguns tipos de cogumelo... Sim! Os cogumelos de Mario estão presentes em Captain Toad, mas pega-los não o tornam maior e sim lhe dão moedas e vidas extras! Cogumelos de vida (verdes e brancos) funcionam do mesmo jeito que em qualquer jogo da série Super Mario, dão lhe uma vida extra, Cogumelos normais (vermelhos e brancos) dão lhe 10 moedas enquanto o cogumelo especial (dourado e branco) dão lhe 50 moedas (Vale lembrar que alcançando o número de 100 moedas, você ganha 1 vida a mais)!



Em outras fases, não basta girar as câmeras para descobrir os mistérios da fase e sim mexer na fase! O jogo trás uma forte interação das fases com o gamepad, fazendo com que o jogador tenha controle e dê vida as fases. Mover estruturas de lugar para revelar novos caminhos torna o game mais desafiador! Em muitas partes, fiquei um bom tempo para descobrir os caminhos que precisava para completar a fase 100%... Os caminhos ficam bem escondidos, logo, sem uma boa movimentação da visão do jogador, o selo de fase completa fica difícil de ser alcançado.




No jogo, ainda é possível controlar Toadette após a resgatar! Infelizmente, o jogo é singleplayer e em apenas alguns momentos é possível jogar com esse "Toad" recorrente dos jogos de Mario. O produtor Koicchi Hayashida diz que Toadette não possui um gênero definido, mas convenhamos que essas chiquinhas entregam um jeito afeminado. Independente disso, Toadette possui as mesmas habilidades do capitão da brigada.



O gráfico do jogo é muito belo! Ele explora toda a potencialidade do Wii U, mostrando cenários detalhados e cores muito chamativas. A trilha sonora é bem composta, é agradável e combina muito bem com game, mas não tem o mesmo apelo chamativo dos gráficos, deixando um pouco a desejar.


Uma coisa que se sente falta em Captain Toad é a ausência de um multiplayer para jogar com os amigos numa partida local ou jogar online com outra pessoa do globo (Para quem tem irmãos em casa, não ter um multiplayer pode ser irritante se você já saber o que fazer e seu irmão fica rodando por horas e não quer aceitar sua ajuda). Isso deixa você com uma opção um pouco solitária que podia ser mais divertida com um amigo ou conhecendo pessoas novas.

Outra coisa que desanima o jogador mais assíduo foi o tempo de jogo. O game pode ser completado por volta de 10 horas... Pouco tempo se compararmos com o tempo de jogo de Super Mario 3D World que chega até 15 horas de jogo para completar e ainda possuir mais objetivos que em Captain Toad.

A opção de reiniciar também ausente complica aos jogadores de que buscam o 100% das fases. No inicio isso nem fica tão explicito, pois é quase que lógico os objetivos secundários. No entanto, nas fases mais avançadas isso não fica tão claro e é um pouco irritante ter que esperar o final da fase para descobrir o que deve ser feito (Depois de atirar em vários lugares para conseguir as moedas, no final das contas era para atirar nos pássaros também! E as moedas...).


Em suma, um jogo que cumpre muito bem seu propósito! Apesar de parecer um jogo simples, Captain Toad: Tresure Tracker apresenta muitos desafios, o que torna o game mais interessante e surpreendente. Utilizando como base mundos de Super Mario 3D World, o jogo aproveita muito bem eles e trás uma infinidade de combinações especiais com interação desde as câmeras de visão até a interação vinda do gamepad. Tem pontos fracos como a ausência de um modo multiplayer parecido com Super Mario 3D world que poderia ser aproveitado com a presença de Toadette, tanto online como local; O tempo de jogo também desanima, mas não tira a ansiedade de quem quer jogar; O modo de reinicio não deixa claro os objetivos da fase, mas com toda a certeza, um jogo que deve fazer parte de seu portfólio pela qualidade de sua jogabilidade, gráficos belos e muita diversão garantida com o intrépido capitão Toad!
   

Leia Também

Nintendo - 30/12/2014

Já imaginou como ficaria Capitain Toad versão Game Boy Color? Alguém já

Os amantes da Pixel Art não param de transformar jogos atuais em versões para consoles do passado. O jogo da vez é "Capitain Toad: Treasure Tracker", ganhar uma "versão" para Game Boy Color. Confira neste pequeno Gi...

Leia Mais...

Nintendo - 09/11/2014

Sites de Majoras Mask, Capitain Toad e Code Name S.T.E.A.M. são inaugurados

Três dos jogos mais aguardados acabam de ganhar seus teaser sites, são eles The Legend Of Zelda: Majoras Mask, Code Name S.T.E.A.M. e Capitain Toad: Treasure Tracker. O site de Majoras Mask ainda esta bem crú, mas no...

Leia Mais...