Nintendo - 15/01/2015

Conheça Pulseman, um game de Mega Drive que influenciou Pokémon


É bem provável que você, caro leitor, não saiba quem é Pulseman. Eu mesmo não o conhecia até mais ou menos 2011,  quando comecei a pesquisar sobre o assunto. Porém, se você joga Pokémon a um tempo razoável, é quase impossível você não ter se deparado com uma, nem que fosse minuscula, referência a ele.

Em 1990, Satoshi Tajiri apresentava pela primeira vez para a Nintendo seu projeto de jogo, que viria a se tornar Pokémon como conhecemos.  O desenvolvimento de Pokémon Red e Green demorou cerca de seis anos até que fora oficialmente lançado no Japão.  O que muita gente não sabe dessa história é que a Sega teve uma diminuta, porém especial participação neste processo. Tudo começou com os problemas enfrentados pela equipe de desenvolvedores durante o desenvolvimento dos games. Satoshi não conseguia pagar os funcionários e chegou ao ponto de ter que ser sustentado pelos seus próprios pais. Alguns funcionários se demitiram e outros foram movidos para trabalhar em outros games. Outros dois games mais especificamente, Entre os que foram para este trabalho estavam: Ken Suguimori e Junich Masuda. estes dois games seriam para arrecadar dinheiro e não ir a falência enquanto Pokémon não saía. Os dois jogos foram: Magical Taruruto-Kun e Pulseman. Antes de Pokémon a Game Freak ainda era conhecida pelo game de puzzles para NES: Mendel Palace, lançado em 1989.


Mendel Palace: o primeiro game desenvolvido pela Game Freak

Game Freak e SEGA
E é ai que entra a Sega, Ambos os jogos desenvolvidos não foram para o SNES ou NES, mas sim para o<
Mega Drive! Nesta época a Game Freak não tinha exclusividade ( ainda ) com a Nintendo, que aliás não se mostrou interessada em seus dois projetos. Game Freak então os apresentou para a Sega que os aprovou e os colocou na sua plataforma. Seu primeiro projeto era  Magical Taruruto-Kun lançado em 1992 no Japão para o Mega, era um game divertido em side scrolling de plataforma, bem básico e fez um sucesso razoável na época. 

Cartucho japonês de Magical Taruruto-Kun

Depois disso a Game Freak voltaria a produzir pra a Sega, desta vez em 1994 é lançado no Japão, Pulseman, que se tornou um cult da plataforma posteriormente. Pulseman é um jogo em plataforma,Side Scrolling de ação. O game conta a história de um cientista que cria a inteligência artificial ( I.A) mais poderosa da Terra chamada de C-Life, isso revoluciona a tecnologia. Devo admitir que a partir daqui a história fica um tanto bizarra... O criador da C-Life, Doutor Yoshiyama se apaixona pela mesma e aprisiona sua consciência com a C-Life dentro de um computador, onde juntos criam Pulseman; metade Humano, metade C-Life. Ele tem vantagem sobre as outras C-Lifes pois pode viver fora dos computadores por ser meio humano, além de ser quase totalmente feito de energia. Pulseman deve lutar contra a Team Galaxy que quer usar o poder das C-Life para dominar o mundo. 

Eu diria que é inevitável comparar Pulseman com Megaman, porém quase nunca Pulseman é tratado como um plágio pois seu game se diferencia pela jogabilidade rápida, pelas suas mecânicas únicas e uso extremamente inteligente do cenário. É comum ver youtubers apelidando o game de Sonic+Megaman o que deixa claro a mistura de elementos de um side scrolling de ação com a velocidade do Mega Drive. Essa era a marca registrada do console e posteriormente se tornou a de seus games. Mesmo com tantas coisas boas o game nunca fora lançado no ocidente, nada se sabe quanto ao motivo. O mais provável é que a Game Freak satisfeita com os lucros no Japão não quis gastar mais dinheiro localizando o game já que seus fundos eram escassos. 

Stage selector de Pulseman. No lado esquerdo Beatrice namorada de Pulseman que te auxilia em todas as missões.

É equivocado dizer que a Sega ajudou a Nintendo com Pokémon indiretamente por publicar tais games em seu Mega Drive. Porém não é errado dizer que o sucesso relativo destes dois games foram cruciais pois se a Game Freak não conseguisse se manter nem preciso dizer que Pokémon seria descontinuado, mas também é possível que a Nintendo comprasse a marca por já estar interessada. O sucesso de Pokémon alavancou o Game Boy de tal maneira nos anos 1990 que se tornou uma febre junto com os monstrinhos de bolso e Pulseman foi engavetado... não existem sequências ou outros games da franquia e nunca mais se falou em algo sobre ele até o lançamento de algumas coletâneas da empresa no fim dos anos 2000.  Essa é a controversa historia sobre como Pulseman ajudou Pokémon. Este também não é o único motivo de Pulseman ser a estrela deste artigo, mas pelas influências que teve na série Pokémon hoje em dia sendo também um ídolo para todos os desenvolvedores da Game Freak.

O legado
Pulseman, Quinty de Mendel Palace e Pikachu representados por Ken Suguimori caçando insetos como ele fazia quando pequeno com Satoshi Tajiri na antiga Tokyo. Parte do livro Ilustrado de Ken Suguimori

Muitos dos desenvolvedores que trabalharam em Pulseman posteriormente voltaram ao desenvolvimento de Pokémon, como Junich Masuda compositor do jogo, Ken Suguimori diretor de dsign e o próprio Satoshi Tajiri como diretor.  Por tanto é possivel que tenha influenciado varios fatores dos monstrinhos no futuro, em especial na geração Diamond & Pearl ou quarta geração dos monstrinhos:
Pra começar; lembram que Pulseman luta contra a Team Galaxy? pois bem, na quarta geração dos monstrinhos a organização criminosa é a Team Galatic cujo os disgins de seus trajes e aspectos foram feitos baseados os Galaxy de Pulseman.( É só olhar o traje de Beatrice que na história é uma ex Galaxy ) Também na mesma geração, temos um aspecto que relembra bastante Pulseman, desta vez musicalmente; O tema da primeira fase de Pulseman ou Neo Tokyo é quase exatamente igual ao tema de batalha contra seu rival em pokémon Diamond,Pearl e Platinum.  Abaixo você pode fazer uma comparação





De inicio pode não parecer muito, mas a base é quase a mesma principalmente no que poderíamos chamar de refrão na música.  Eu mesmo quando ouvi a música tentei ficar imaginando de onde eu tinha visto. Caso duvide, ponha as duas para tocar juntas e veja como elas se encaixam.  Deixando a quarta geração de lado, voltemos até a primeira para mostrar outra influência de Pulseman.
Em Pokémon Red/Blue na cidade portuária de Vermilion fica ancorado o navio SS. Anne uma peça importante para aquele momento da história. Em Pulseman, SS. Ann é o nome do computador onde Pulseman foi concebido, segundo o manual do jogo. No Japão o Navio SS. Anne se chama SS. Ann. Confuso? nem tanto.

Outra curiosidade: em seu game, Pulseman possui um ataque que é quase sua assinatura: Volteccer. Este movimento permite que Pulseman se torne uma bola de eletricidade e saia pelo mapa destruindo seus inimigos, ele também usa para se infiltrar em redes elétricas. Volteccer... não te lembra nada? Volteccer é o nome japonês do ataque de assinatura de Pikachu: Volt Tackle aqui conhecido como: Investida trovão. E a semelhança fica maior ainda no game Super Smash Bros. Onde o final smash de Pikachu é Volt Tackle e ele o faz exatamente como Pulseman: se torna uma bola de energia elétrica que se move atingindo todos os oponentes do cenário. É... pra essa dupla não tem pra ninguém.

Volt Tackle de Pikachu vs Volteccer de Pulseman

Atualmente existem três monstrinhos que os fãs juram que podem ter sido baseados em Pulseman: Ledian, que tem as mesmas cores e características corporais, Bisharp também muito parecido com Pulseman, mas menos lembrado nesta discussão pois sua origem já havia sido explicada pela Game Freak. Por último, não existe nenhum outro monstrinho que seja tão comparado a Pulseman como Rotom.
Rotom compartilha algumas de suas características básicas com Pulseman: É feito de energia, se infiltra em computadores e outros eletrônicos, e o mais interssante: sua coloração Shiny é quase igual a da roupa de Pulseman.  Em Pokémon XY/OrAs em certos movimentos Rotom se move como Pulseman. As semelhanças são gritantes, mas a Game Freak nunca comentou nada a respeito.

Em entrevistas recentes após a publicação de suas obras em uma coletânea, Ken Suguimori   falou em como Pulseman era especial para ele, e como ele se dedicou em suas artes e que se dependesse dele o jogo teria sido continuado. Ao olhar as artes de Beatrice e dos outros personagens são claros os traços de Suiguimori. Existem ainda muitos outros easter eggs em Pokémon sobre Pulseman, incluindo monstrinhos que se parecem com alguns inimigos robóticos de Pulseman e roupas de personagens quase identicas.


Pulseman no geral é um clássico muito pouco conhecido e que não teve a fama que merecia pelo momento em que se deu. Mas isso nem de longe arranha o brilho deste jogo, ele pode não ter uma historia muito imersível mas com certeza te prenderá por um bom tempo. O jogo é extremamente bem trabalhado e tem efeitos de voz e sonoros ótimos além dos visuais bem coloridos e seus personagens cativantes, Pulseman em si tem uma personalidade ingenua e heroica que te cativa. Eu fiquei surpreendido com toda a história por trás desse clássico que esteve enterrado por muito tempo. Hoje em dia é extremamente fácil achar Pulseman para se jogar na internet, além disso, em 2009 ele foi lançado para o virtual console do Wii e pode ser fácilmente encontrado para download hoje em dia. É interessante imaginar um crossover entre Pokémon e Pulseman e talvez mais referências a ele futuramente, quem sabe uma continuação? Se você é um grande fã de Pokémon é altamente recomendado dar uma olhada neste jogo.

Pulseman e Pokémon compartilham muitas semelhanças. Mesmo não tendo alcançado o sucesso, Pulseman é um jogo muito bem feito e consistente. Enquanto não temos uma sequencia direta ou algo relacionado, vale sonhar em como seria ver as aventuras desse carinha em 3D.

E você leitor? já sabia dessa história toda, sabe de mais algum segredo ou influencia de Pulseman para Pokémon? comente para nós!

Leia Também

Nintendo - 29/05/2020

Subarashow #40: Animal Crossing: New Horizons

O pessoal do Estação 64 discutiu o fenômeno que Animal Crossing: New Horizons criou dentro de um novo cenário mundial, analisaram as mecânicas do jogo e comentaram suas experiências (frustradas) como arquitetos de uma...

Leia Mais...

Nintendo - 29/05/2020

Nintendo a 3 #211: Futuro de Xenoblade e jogos baseados no Brasil

O pessoal do Estação 64 discutiu sobre a entrevista de um dos diretores de Xenoblade Chronicles Definitive Edition, a respeito dos proximos jogos da Monolith, e sobre os jogos baseados em cenários brasileiros. Acesse...

Leia Mais...