Cultura japonesa, FairPlay Brasil, N-Party e muita Nintendo na 17ª edição do Festival do Japão
Por Mario Toledo
Entre os dias 4 e 6 de julho, ocorreu em São Paulo a 17ª edição do Festival do Japão, uma das maiores feiras voltadas ao público apreciador da cultura japonesa.
Apesar do evento acontecer deste 1998, esta foi a primeira vez que comparecemos ao festival, onde, em parceria com a FairPlay Brasil, pudemos organizar um ambiente para o público gamer ser divertir.
Nossa primeira experiência no Festival do Japão
Nunca tínhamos ido ao Festival do Japão. Nenhum de nós. E precisamos falar que a experiência foi completamente diferente da que esperávamos, principalmente porque estamos habituados a ir em eventos de anime, onde não só o público é diferente, como também é a organização.
A pontualidade na abertura das portas foi impecável, assim como a organização das filas e caravanas. Está certo, nunca vi tanto oriental na minha vida (juro), mas isto implicou em nunca ter visto uma organização tão boa para se entrar em um evento. Mais do que isto: nunca vi tanta gente educada em um único local. Derrubei dinheiro no chão, e prontamente me devolveram. Um casal de idosos viu que eu estava carregado de equipamentos, e me deixou passar na frente. Um homem em minha frente pediu que eu guardasse seu lugar na fila enquanto ele jogava seu lixo NO LIXO. Sério: este tipo de coisa a gente não vê todo dia.
Apesar da fila grande na entrada, foi muito fácil entrar na feira graças ao trabalho bem feito da organização.
É difícil definir o que exatamente foi o foco do evento. Na minha opinião, a feira foi uma mistura de um monte de coisas que envolviam o público oriental de alguma forma, a começar por veículos do qual não temos 1 tostão para comprar...
..., empréstimo de energia para a produção da Gekidama...
..., uma feira...
..., uma mini 25 de março...
... e produtos que costumamos ver nos demais eventos de anime.
É claro que o festival contou com atividades culturais, como workshops, exibição de artes marciais e apresentações de grupos de taiko, além de shows de bandas e cantores famosos pelo repertório de músicas orientais. Porém, sentimos que isto ficou um pouco ofuscado dado o destaque do evento para a área comercial (para chegar ao palco cultural, por exemplo, era necessário que o visitante passasse por todos os estandes de vendas de produtos e de patrocinadores).
A praça de alimentação estava um absurdo de grande. Por todos os lados, era possível ver comidas típicas japonesas, indo deste combinados, gyozas e tempurás a comidas que nem mesmo sabíamos que existiam. Haviam muitos pratos exóticos, dos quais ficamos com vergonha de pedir por não sabermos o nome.
O único porém é que a parte das bebidas estava desfalcada: eles não só não continham sucos, como também os refrigerantes se limitavam a apenas da marca Schin. Além disto, 90% das barracas de alimentação não aceitavam cartão de débito ou crédito (apesar disto ser padrão nos demais eventos de anime).
Em todo caso, nossa primeira experiência na feira foi muito positiva. Apenas ficamos meio desapontados com o fato de que esperávamos ter mais contato com costumes orientais dentro do evento (eu, por exemplo, já me imaginava em cima de um dragão chinês enquanto empinava uma daquelas pipas cúbicas).
Mas é necessário ressaltar que, durante os 3 dias do evento, mal pudemos circular pela feira, uma vez que focamos toda nossa atenção ao espaço nomeado Akiba Space, onde rolaram diversas atrações para o público fã da cultura geek / pop.
O Akiba Space e a Nintendo
Logo ao fundo do galpão principal, estava o Akiba Space, um lugar que concentrava diversas atividades para o público fã da cultura geek / pop em geral. Seu nome faz referência a "Akihabara", bairro japonês onde existem diversas lojas e serviços para a galera que curte animes, mangás e outros assuntos do gênero.
Foi lá que estava localizado o estande da Comix, que focou na venda de mangás, revistas e até mesmo alguns gashapons e miniaturas de personagens famosos.
A Copag também esteve presente, organizando um ambiente para o público jogar algumas partidas do TCG de Pokémon.
Logo ao lado, estava o estande da Nintendo, organizado pela Gaming do Brasil. Nela, diversos visitantes puderam experimentar, pela primeira vez, o ainda novo Mario Kart 8 para o Wii U, além de outros jogos lançados recentemente para o Nintendo 3DS.
Em outro ponto do estande, os visitantes puderam se esbanjar na dança com Just Dance 2014. Apareceram muitas carinhas famosas da galera que comparece nos espaços da Dance Party, e até mesmo a Miss Nikkey (ou Nickey) entrou na brincadeira.
Cosplayers e o WCS 2014
Não faltaram cosplayers no Festival do Japão. Por onde andássemos, sempre havia algum cosplayer tirando foto ou desfilando pelo evento. O curioso é que todos os cosplayers que vimos estavam muito bem produzidos, e suas roupas estavam muito bem trabalhadas - provavelmente, muitos deles estrearam no festival os projetos que utilizarão no Anime Friends deste ano.
Conforme a tradição, o Festival do Japão sediou mais uma edição do World Cosplay Summit Brasil, popularmente conhecido como WCS. A competição traz os finalistas de concursos cosplay dos demais eventos que acontecem pelo Brasil, disputando por uma vaga no mundial. Para quem não sabe, o Brasil é tri-campeão mundial na competição, com títulos em 2006, 2008 e 2011.
Antes do início da competição deste ano, Cassius Medauar, editor da JBC, subiu ao palco para dar algumas informações. Conforme anunciado, o volume final de Evangelion será lançado no Brasil na mesma data em que for lançado no Japão. Além disto, as novas edições Yu Yu Hakusho chegarão as bancas em outubro, enquanto a capa do mangá de Magi será revelada ainda esta semana (estas e outras informações você pode encontrar no site do Henshin)
A final deste ano contou com 12 participantes, que realizaram suas apresentações no palco principal, visto por um enorme público. Entre os jurados, estavam carinhas famosas, como a Tânia Gaidarji (dubladora da Bulma), Élcio Sodré (dublador do Shiryu), Claudio Prandoni (UOL Jogos), Jéssica Campos (vencedora da competição em 2008), e outros membros da JBC, que julgaram os competidores pela qualidade da roupa, performance e fidelidade ao personagem.
Infelizmente, não pudemos tirar fotos diretamente do palco devido a não termos conseguido acesso a credencial de imprensa (apesar dos inúmeros emails que rolaram), e nossa credencial de expositor não foi aceita. Como minha lente é apenas para fotos a curta distância, ficamos devendo as fotos dos participantes que adentraram no palco, mas caso você queira, indicamos que veja as fotos do pessoal da Otaku Company (assim que elas forem publicadas).
O resultado da competição foi o melhor possível para os fãs da Nintendo. O primeiro lugar ficou com a dupla Diego Pereira Silva e Fernando Henrique, protagonizando os personagens de Fire Emblem: Awakening, enquanto o segundo lugar ficou para a dupla Gabriel Niemietz e Geraldo Cecilio, com uma apresentação de Majora`s Mask, e o terceiro lugar ficou para a dupla Gabriela Brichal e Natália Lelis, protagonizando Zelda e Hilda de The Legend of Zelda: A Link Between Worlds.
A N-Party parabeniza os campeões, e deseja boa sorte no Japão no ano que vem!
O espaço da FairPlay Brasil e N-Party
Ao lado da Comix, estávamos nós, da N-Party, onde, em parceria com a FairPlay Brasil e a myPst, organizamos um ambiente para o público gamer se sentir a vontade, bater um papo e participar de diversas partidas em multiplayer com outros jogadores.
Não faltou diversão no espaço. De um lado, tivemos uma galera fervorosa lutando no Ultra Street Fighter IV, enquanto do outro, tínhamos lutas clássicas no Super Smash Bros. Brawl ou corridas em Mario Kart 8.
Também não faltaram partidas em multiplayer no Nintendo 3DS, com batalhas em Pokémon e corridas em Mario Kart 7.
Também realizamos campeonatos de Super Smash Bros. Brawl, Pokémon e Mario Kart 8. As 3 competições tiveram um grande número de inscritos, e foram bastante acirradas. Alguns participantes até mesmo tiveram uma torcida organizada, animando ainda mais o espaço.
Os vencedores dos campeonatos levaram prêmios exclusivos patrocinados pela FairPlay Brasil, além de pontuarem no ranking do N-Party Connect (ainda não atualizamos a pontuacão no site, então pedimos que aguardem pacientemente).
A N-Party agredece imensamente a todos que compareceram em nosso espaço, e principalmente, a FairPlay Brasil, por não só ter oferecido a oportunidade para que pudéssemos comparecer no evento, como também por ter oferecido total suporte para nossas atividades. Não deixe de acessar o site oficial da FairPlay para conhecer melhor a proposta e se juntar a esta causa gamer.
Veja também todas as fotos do evento em nosso álbum no Facebook.
Você compareceu ao festival? O que achou do evento? Não deixe de comentar!