Nintendo - 28/01/2014

Hyrule Warriors e os spin-offs de Zelda


A Lenda do Guerreiro de Hyrule


Quando Hyrule Warrios (nome provisório) foi anunciado, no último Nintendo Direct de 2013, a Nintendo pegou todo mundo de surpresa. Após viver as experiências de A Link Between Worlds e The Wind Waker HD, os fãs não esperavam notícias de um novo jogo relacionado a Zelda tão cedo, uma vez que o anúncio de Zelda U está programado para acontecer em junho/2014, durante a E3.

Hyrule Warriors é um jogo que será ambientado no mundo de Zelda e contará com elementos da série Dynasty Warriors. As informações são escassas, apenas um vídeo foi revelado, então ainda não sabemos como será essa mistura, apenas sabemos que Link será o personagem principal da aventura, derrotando inimigos clássicos da série Zelda. No vídeo podemos ver, entre estes inimigos, os Bokoblin de Skyward Sword, um Dodongo gigantesco, e alguns outros.



A jogabilidade segue o estilo de Dynasty. Hordas de inimigos te atacarão, e você precisará derrotá-los para salvar o reino. Link utilizará as armas clássicas que consagraram a série, como a Master Sword, bombas, e foi mostrado inclusive o Fire Rod, pela primeira vez em um jogo 3D da série, estabelecendo padrões de modelos novos para itens que até então só conhecíamos em jogos 2D, que podem inclusive ser utilizados no Zelda U. O que nos faz pensar que o jogo poderá até trazer itens totalmente novos, nunca antes vistos.

Outra coisa que não sabemos ainda é o desenvolvimento da história nessa aventura. Todas as imagens apresentadas se passam dentro ou nos arredores de Hyrule Castle. Ainda não temos informações se existirão outros lugares exploráveis, ou se o jogo em si terá algum elemento de exploração, ou será apenas combate em campo. E é neste ponto que entra nossa teoria de que Hyrule Warriors é um legítimo (e tem tudo para ser o melhor) spin-off da série Zelda.



Zeldas, Zeldas e outros Zeldas


O conceito de spin-off se aplica a qualquer jogo (dentro de uma mesma série) que não pertença a uma "linhagem" principal. Mario, por exemplo, tem diversos spin-offs, como Mario & Luigi, Paper Mario e a série New Super Mario. Zelda tem alguns, mas nenhum com força suficiente para representar tudo o que a essência da série tem a oferecer.

Se considerarmos Link’s Crossbow Training como uma tentativa de spin-off, temos que levar em consideração duas coisas:

Primeiro – O jogo é divertido, porém esquecível, porque não apresenta uma aventura que se aproxime do que a série trouxe até o momento. Crossbow Training tem belos gráficos no estilo Twilight Princess, mas é uma aventura casual e fácil de ser deixada de lado.

Segundo – Mesmo que ele acabe sendo um spin-offs oficial, apenas pelo conceito de ser um jogo relacionado à franquia, mas que não faz parte da série principal, não é um títulos que mereça destaque suficiente para pensarmos que a série Zelda está se aventurando por outros caminhos e pode gerar uma franquia só de spin-offs, assim como a série Mario fez com Paper Mario e Mario & Luigi.

Talvez a melhor dessas tentativas resida em Four Swords, que tem um jogo dentro da série/timeline principal (Four Swords Adventures) e dois outros jogos no mesmo estilo, com o mesmo nome e que acabaram se transformando em uma série própria dentro da série.



E claro, sempre teremos Tingle Rosy Rupeeland para nos envergonhar.

Hyrule Warriors pode não ser o primeiro spin-off de Zelda, mas tem tudo para ser o spin-off que pode mudar o caminho da série, ou pelo menos criar um caminho paralelo e se estabelecer como uma série própria, e isso só pode trazer boas coisas para a franquia.

Não é a primeira vez que outra empresa se envolve no desenvolvimento da série. A Capcom já colocou suas mãos em Zelda, criando junto com a Nintendo jogos como The Minish Cap e Oracle of Ages / Oracle of Seasons, dois (três) excelentes exemplares, que – apesar de ter outra empresa envolvida – não perdem em momento algum a essência da série Zelda. The Minish Cap inclusive, apesar de ser marginalizado por muitos, é um dos melhores jogos de toda a série, uma aventura épica, realizada em um portátil, algo tão incrivelmente bem feito quanto A Link Between Worlds.



O spin-off definitivo?


Se Hyrule Warrios for mesmo um spin-off, ele não poderá se encaixar na timeline, então nos resta perguntar: como será o desenvolvimento do jogo? Link terá uma aventura, uma história a seguir? Ou ficará apenas derrotando inimigos para liberar itens e personagens. No vídeo, durante uma das batalhas, podemos ver Zelda atrás de uma barreira de força. Provavelmente você terá que derrotar todos os inimigos para liberar a barreira e se encontrar com a princesa. Será que esse é o objetivo do jogo? E se for, algo muito bem pensado tem que ser feito para que o jogo não se torne repetitivo e/ou obsoleto. Os fãs esperam sempre mais de Zelda.

E como eu disse antes, se ele for um spin-off, e for bem executado, ele só poderá trazer coisas boas à série, como a criação de outros spin-offs, outras histórias, que podem diversificar ainda mais uma série que por si só já é a representação da diversidade. Basta olhar para os jogos e ver como eles mudam de uma aventura para outra, em todos os sentidos.

Isso pode gerar inclusive uma quantidade maior de jogos, com uma diversidade ainda maior de estilos, sem permitir que se torne cansativo jogar Zelda, sem deixar a série saturada. Com os lançamentos de A Link Between Worlds e The Wind Waker HD em 2013, Hyrule Warriors em 2014 e possivelmente Zelda U em 2015, podemos ver claramente que a Nintendo está tentando trazer mais Zelda para os fãs, sempre de uma forma nova e com conceitos diferenciados.



Mas...


E se Hyrule Warriors não for um spin-off? Como a Capcom já trabalhou com dois jogos que entraram para a série principal, Hyrule Warriors poderia facilmente ser uma aventura que se encaixe na timeline. Sim, todos nós sabemos que ele não é o Zelda U e que a aventura não será tão épica a ponto de tomar o lugar do esperado jogo para Wii U. Mas e se ele tiver um modo exploração e uma história de fundo que se encaixe de alguma forma na timeline oficial, eliminando as possibilidades dele ser um spin-off? Onde ele entraria?

Pelo estilo de Link, e também pelo massivo aparecimento dos Bokoblin de Skyward Sword, o melhor palpite é que o jogo se passaria antes de Skyward, ou logo após ele, em algum buraco da longa passagem de tempo que existe entre ele e The Minish Cap. Hyrule Warrios pode facilmente preencher essa lacuna, contando uma história, sem querer tomar o lugar de Zelda U, que poderá se encaixar em outro momento da timeline, permitindo assim que a série tenha ainda mais histórias, e a experiência de Warriors não pareça tão vazia.

Assim como aconteceu com Four Swords Adventures, Hyrule Warriors pode facilmente entrar para a timeline, desde que haja exploração e uma boa história a ser desenvolvida durante o jogo. No final do trailer vemos Link abrindo um baú para revelar o título (provisório) do jogo. Será que o baú servirá apenas para se adquirir itens durante os confrontos ou o jogo funcionará em sistema de dungeons? Com amplas batalhas em cada uma delas, lugares diferentes do castelo e do field apresentados no trailer. Lugares que nós já conhecemos de outros jogos, ou até lugares novos, nunca antes visitados.



Isso nós não saberemos até que mais informações sejam divulgadas, então nos resta imaginar, teorizar e torcer para que Hyrule Warriors siga o caminho de sucesso de Four Swords, e não seja mais uma aventura sem conteúdo e esquecível, como infelizmente foi Link’s Crossbow Training.

Hyrule Warriors não tem data de lançamento definida, sabe-se apenas que será lançado em 2014. Mais informações (e um nome oficial, que de preferência envolva o prefixo The Legend of Zelda) devem ser reveladas nos Nintendo Direct e na E3.

Enquanto isso nós ficamos no aguardo para saber onde essa mistura um tanto quanto inesperada pode nos levar. Sabendo que a Nintendo tem plena consciência de que o mundo de Hyrule é muito rico e vasto para ser desperdiçado com uma experiência sem conteúdo, o que nos deixa com uma esperança de que esse jogo tem tudo para ser, no mínimo, épico. Até porque, depois de A Link Between Worlds, um novo nível de qualidade foi estabelecido para a série, e não temos intenção alguma de ver uma das melhores séries já criadas andando para trás. Então, nós acreditamos em Hyrule Warriors (ou qualquer que venha a ser o nome do jogo).



Para refletir: Se a Nintendo permitiu que outra empresa criasse a primeira experiência da série com gráficos realistas e um Link maduro em HD (maior desejo dos fãs), imagina o que ela não está preparando para o Zelda U?

Imagem meramente ilustrativa porque todo fã de Zelda sabe que os jogos (em suas versões finais) nunca são iguais suas demos técnicas.

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