[TOP 10] Galáxias de Super Mario Galaxy 1 e 2
Por Angelo Mota
Super Mario Galaxy (1 e 2) são (para muitos, e para mim também) os melhores jogos já feitos em toda a trajetória do bigodudo. Repletos de novidades (power-ups, o efeito de gravidade) e lindamente regados por incríveis músicas orquestradas, os jogos representaram um marco na história da Nintendo, criando produtos de uma qualidade tão suprema que nem a própria Nintendo conseguirá superar durante muito tempo.
Tenho uma tarefa difícil, escolher 10 galáxias entre as dezenas que existem naquele mundo vasto e cheio de coisas lindas dos dois jogos. Mas eu não estou sozinho nessa empreitada, nosso Top 10 será um pouco diferente hoje. Com a ajuda do nosso amigo Osmariobro, nós iremos realizar 2 TOP 5, um de cada jogo. E no final, o André Dorte fará uma repescagem das fases que não entraram no TOP 10 para as menções honrosas.
Um trabalho em equipe para tentar descobrir quais são as melhores Galáxias desse universo tão encantador que é Super Mario Galaxy.
Vamos à lista.
SUPER MARIO GALAXY (por Osmar Lino)
5º Lugar
Battlerock/Dreadnought Galaxy: pode-se dizer q são as fases q dão o nome de "Galaxy" ao jogo. O ambiente, a música (com muita cara de Star Wars), a quantidade absurda de elementos de ficção científica espacial... citei as duas ao mesmo tempo porque ambas possuem conceitos parecidos (apenas dificuldades diferentes). Dreadnought também é conhecida por ter um dos Purple Comets mais difíceis do jogo inteiro. Ou seja, essas galáxias não são perfeitas, mas sempre terá algo nelas que possa te agradar!
4º Lugar
Bowser's Dark Matter Plant: embora não seja tão épica quanto a Bowser's Galaxy Reactor (a última fase do game), ela merece esse posto por três motivos: o feeling de Super Mario 64 (devido ao ambiente e a música), com alguns traços do Super Mario Bros. (nos castelos), e por Bowser ser mais agressivo na batalha contra ele aqui do que nas outras aparições. Pela primeira vez em muito tempo, ele consegue realmente deixar o jogador intimidado com sua presença.
3º Lugar
The Gate: Embora não seja exatamente uma galáxia, mas sim parte do Hub World do jogo, é uma das partes mais emocionantes do jogo, onde Mario tem uma conversa com Rosalina, revelando um pouco do que há no coração dela. Na mesma hora, uma Red Luma concede a ele o poder mais épico do jogo: Flying Mario. Não há nada comparável a sobrevoar um planeta inteiro orbitando-o, enquanto luzes vermelhas saem de suas mãos. É uma pena que o poder só possa ser utilizado no Hub World.
2º Lugar
Melty Molten Galaxy: a última fase "normal" do jogo, e uma das mais bem desenhadas! Assim como no caso de Bowser's Dark Matter Plant, ela também lembra muito uma fase de Super Mario 64 (Lethal Lava Land). A música dela é extremamente empolgante, e os efeitos do cenário (embora quase todos mortais) não o deixam perder a coragem um segundo sequer! Mesmo que você sinta que a morte está se aproximando, de alguma forma, você pode vencer. Uma maneira genial de fechar um jogo.
1º Lugar
Grand Finale Galaxy: Esta é a galáxia mais fácil do jogo, e só pode ser acessada após zerar o mesmo duas vezes (uma com Mario e outra com Luigi, pegando todas as 120 estrelas duas vezes), e o local é, nada mais, nada menos, do que o Festival das Estrelas, em frente ao Castelo de Peach (o mesmo local onde o jogo começou!). A razão dele estar em primeiro lugar, é pela sensação de vitória que o ambiente lhe traz: quando você pisou aí pela primeira vez, o clima era de festa, até Bowser aparecer e estragar tudo. Agora, você já salvou todo mundo, deixou todos felizes, acabou com o mal e pode finalmente curtir sua festa, em que todos lhe cumprimentam e lhe agradecem calorosamente! Como é bom ser o herói, não?
SUPER MARIO GALAXY 2 (por Angelo Mota)
5º Lugar
Cloudy Court Galaxy: Cloudy Court é um dos cenários mais bonitos dos dois jogos. É um imenso castelo desmembrado cercado por nuvens. Aqui o Power-up da nuvem é usado à exaustão, mas cuidado com os moinhos de vento pois o Mario-nuvem é muito leve e você pode ser arrastado para o vazio, caindo no buraco negro.
4º Lugar
Grandmaster Galaxy: A Galáxia mais difícil de todas, não só do Galaxy 2, mas dos dois jogos, e é a última galáxia a ser liberada em Super Mario Galaxy 2. E pra quem achou fácil, o desafio do cometa nela consiste em passar tudo de novo sem ser atingido nenhuma vez. É o desafio dos desafios para fechar o jogo em 100%. Ela só pode ser acessada depois de pegar as 120 estrelas verdes e ter depositado 9.999 star bits, e você não pode estar com nenhuma Bronze Star, tem que ter as 120 Gold.
3º Lugar
Supermassive Galaxy: Fazendo referência ao mundo 4 de Super Mario Bros 3, onde tudo é gigantesco, supermassive traz blocos e inimigos centenas de vezes maiores do que o comum. Mas não se assuste com o tamanho, todos eles são derrotados com apenas um golpe, assim como os outros. Quem jogou Super Mario Bros 3 (e gosta) sabe o nível de nostalgia que essa galáxia representa. E é aqui que está o segredo das vidas infinitas. Alguém sabe fazer? ;)
2º Lugar
Yoshi Star Galaxy: O primeiro encontro com Yoshi acontece logo no começo do jogo, em uma galáxia linda e enorme, cheia de desafios e possibilidades para exploração. Uma das cenas mais bonitas do jogo é quando o vulcão do pequeno planeta inicial explode em star bits enquanto você voa com seu fiel dinossauro rumo ao próximo. É simplesmente maravilhoso.
1º Lugar
Shiverburn Galaxy: Shiverburn é imensa, e andar por plataformas suspensas em lava deixa tudo ainda mais complicado. A Galáxia ainda mistura fogo e gelo de uma forma genial. Além de ter um chefe super divertido de matar (Prince Pikante) ela ainda é o lar das misteriosas criaturas que ficam te observando do alto da montanha. Mais um dos mistérios da série Super Mario que jamais serão revelados.
MENÇÕES HONROSAS (por André Dorte)
SUPER MARIO GALAXY
Toy Time Galaxy: A primeira vez que entrei nessa galaxia tive que largar um pouco o controle para me recuperar. A música, baseada no tema clássico do Mario, trás uma vivacidade e nostalgia que tocam o fundo da alma. E a galaxia não é boa só por causa da música. Baseada em brinquedos, possui um design muito interessante e criativo. Ela ofere ótimas surpresas e planetas geniais, como um robo de brinquedo gigante e um planeta que é o Mario 8 bits feito de lava e plataformas onde você não pode ficar parado. Seu cometa é um dos mais desafiadores do jogo.
The Cyclone Stone: É um planeta de Beach Bow Galaxy, mas que vale por uma galáxia inteira. Uma correnteza Giratória envolta de várias plataformas de pedra. A descrição é simples, mas a execução do jogo está bem longe disso. Uma fase que intimida e merece esse medo, já que muitas vezes faz você cair das pequenas plataformas, sendo sugado pela correnteza que leva a um buraco negro. Outraz vezes você é esmagado pelos vários Twomps e Tox Bones espalhados estrategicamente e não deixam sobrar muito espaço nas passarelas de pedra. E você ainda tem que encontrar as 5 Silver Stars. Se não fosse o bastante, em Super Mario galaxy 2 ela retorna de uma maneira ainda mais desafiadora.
SUPER MARIO GALAXY 2
Boss Blitz Galaxy: Mario Galaxy tem vários chefes fantásticos e super carismáticos. Agora imagina enfrentar vários deles em seguida? É o que a Boss Blitz Galaxy faz! Um ótimo presente para os fãs quando você começa a achar que tem poucas galaxias restantes para completar o jogo.
Haunty Halls Galaxy: Luz definindo não só o que você pode ver, mas tambem onde você pode pisar. Um conceito bem sobrenatural, que combina muito bem com os boos. Assim como a falta de gravidade característica da franquia, inicialmente você fica um pouco atrapalhado com isso, mas com o tempo se acostuma e curte uma experiência bem exótica e épica que fazem parte do que é Super Mario Galaxy.