[Dicas] Escola Pokémon - Família Charmander
Por Osmar Lino
Hello, companheiros! Sedentos por mais algumas informações especiais sobre os Pokémon de Black / White / 2? Hoje vamos falar sobre um famosíssimo e esquentado dragão, considerado o Pokémon mais querido de todos os tempos (e do mundo!), e também a estrela das boxarts de Pokémon Red e Fire Red Versions .É o inicial mais escolhido, um dos grandes astros do anime, e também é personagem jogável em Super Smash Bros. Brawl: com vocês, a família de Charizard!
Charmander: O simpático Pokémon Lagarto, o inicial do tipo Fogo mais querido de todos os tempos, leva vantagem natural contra Grama, Insetos, Gelo e Metal, e não gosta muito de Água, Pedra e Terra. Possui as habilidades Blaze (aumenta a força de seus ataques do tipo Fogo quando está com 1/4 ou menos de HP) ou Solar Power (aumenta seu SATK em 50% durante o Sunny Day, mas vai minando o HP a cada turno).De todos os iniciais de Kanto, ele é o mais voltado para a ofensiva, tendo bons SPEED, ATK e SATK, e HP e defesas de nível médio para baixo. Charmander, embora não seja evoluído, pode se dar bem numa luta contra oponentes de último estágio, já que pode se utilizar da Eviolite para aumentar suas defesas, e aprende Dragon Dance para melhorar sua SPEED e ATK. De quebra, ele também tem acesso à Thunderpunch, para acabar com a festa dos aquáticos que se confiam demais. Ele também pode usar Hidden Power Grama, cobrindo todas as suas fraquezas de uma vez, porém isso exige alto investimento em seu SATK, e infelizmente, ele não dispõe de recursos para ampliar seus danos nesse campo (exceto pro caso de ataques de Fogo combinados com Sunny Day). Além de Dragon Dance, ele também tem acesso à Belly Drum, Swords Dance e Hone Claws, mas nenhum destes ajuda também com a SPEED. O baixinho aprende uma variedade enorme de golpes de muitos tipos, como Crunch (Noturno), Shadow Claw (Fantasma), Dragon Pulse (Dragão), Iron Tail (Metálico), Thunderpunch (Elétrico), Aerial Ace (Voador), Rock Slide (Pedra) e Brick Break (Lutador), só para citar alguns. Assim como a maioria dos pokémon de primeiro estágio, Charmander possivelmente será subestimado numa batalha contra pokémon de níveis altos. Em horas assim, ele pode surpreender com combos como Focus Sash + Counter, derrubando algum oponente desavisado que tenha entre 438 e 564 HP (no nível 100) em um turno! Se quiser tentar algo inusitado, pode usar Hone Claws + Inferno, para sempre causar BURN (queimaduras) nos oponentes. Também dá pra juntar isso com DynamicPunch! Porém, apenas na versão Emerald Charmander e suas evoluções têm acesso a este ataque.
Por ser não-evoluído, normalmente Charmander é usado na Little Cup. Se Dragon Rage não fosse banido, ele reinava soberano nesta tier! Mesmo não sendo especialmente ameaçador, não baixe a guarda diante deste sorriso fofo! Natures recomendáveis: Hasty, Adamant/Timid (se não possuir ataques especiais), Modest/Jolly (se não possuir ataques físicos).
Charmeleon: É uma mudança de pele e de atitude que ocorre com o dócil Charmander ao evoluir! O Pokémon Chama, Charmeleon, possui as mesmas forças e fraquezas de sua pré-evolução. Seus atributos melhoram um pouco, em aproximadamente 40 pontos cada. Graças a isso, Charmeleon se dá bem melhor que Charmander com o uso da Eviolite, especialmente ao realizar um combo bastante famoso da época de R/B/G/Y: Toxic + Fire Spin. Você também pode usar Will-O-Wisp no lugar de Toxic: isso lhe dá uma vantagem defensiva maior (já que BURN reduz em 50% o ATTACK do oponente), mas o dano fixo a cada turno o torna um pouco menos atraente que o dano gradativo causado por Toxic. Para melhorar a pontaria dos ataques, você pode utilizar de Hone Claws ou de algum parceiro com Gravity. Mas lembre que isso só dura 5 turnos! Enquanto espera, abuse de Protect!
Charmeleon dispõe dos mesmos recursos que Charmander, e comparados com sua evolução final, eles têm a vantagem de possuírem fraqueza simples a apenas três tipos. Charmeleon pode usar ataques especiais com mais facilidade que Charmander, especialmente com ajuda de Sunny Day e a habilidade Solar Power. Mas, além de poderosíssimos ataques do tipo Fogo(Fire Blast, Overheat, Inferno, Heat Wave,etc), os únicos ataques especiais à sua disposição são Dragon Pulse, Ancientpower, Hidden Power e alguns ataques do tipo Normal, de base 60 ou inferior. No mais, use as mesmas estratégias de Charmander, no caso ele até pode arriscar Counter com Eviolite equipado, já que possui uma chance maior de sobreviver (se apenas suas defesas forem treinadas, ambas podem ultrapassar 320). Se utilizá-lo como atacante físico, ele dispõe de Fire Punch, Fire Fang e Flare Blitz para tostar os adversários. Considerando o Dragon Dance e as demais opções, é bastante indicado para ele. Apesar de não aparentar, a família de Charmeleon é muito útil para ameaçar os pokémon Dragões e Super famosos (Dragonite, Salamence, Metagross, etc.), mesmo que a maioria deles use Earthquake como meio de defesa, caso eles entrem na arena após Charmeleon se bombar com Dragon Dance, dificilmente eles conseguem permanecer ilesos, muito pelo contrário. Natures recomendáveis: as mesmas de Charmander, mas para o combo Toxic + Fire Spin, a ideal é Bold ou Impish.
Charizard: O pokémon mais amado do mundo, segundo pesquisas (Pikachu ficou um pouco atrás, sem brincadeira!). O Pokémon Chama, Charizard, é o resultado de quando um Charmeleon bebe alguns litros de RedBull (ok, piada infame). Agora dotado de asas, o "dragão" leva vantagem contra Lutadores, Insetos (mais ainda, coitados...)e Grama (mesma situação), e agora tem desvantagem contra Elétricos, Água, e ESPECIALMENTE Pedra (quádrupla!)graças ao tipo Voador que adquire. Por outro lado, ele ganha imunidade contra ataques de Terra! Com seu novo tipo, Charizard é capaz de usar maravilhas como Air Slash e Tailwind! Além também de Solarbeam, Focus Blast, Ominous Wind e Earthquake! Como pode ser notado, sua gama de ataques especiais aumenta MUITO, e ele pode utilizar a habilidade Solar Power com grande aproveitamento. Outras novidades interessantes incluem Dragon Tail, Roost (sim, Charizard pode restaurar seu HP em 50%! Só cuidado, ele fica vulnerável a ataques de Terra nessas horas), e seu golpe mais devastador, Blast Burn (apenas os pokémon iniciais do tipo Fogo no estágio final podem aprender), que possui o mesmo efeito de Hyper Beam/Giga Impact, mas do tipo Fogo. Charizard se dá especialmente bem para utilizar este golpe, já que ambas habilidades podem aumentar a força do ataque, dependendo da situação. No entanto, a vantagem fica para Solar Power, que não depende da quantidade de HP (apenas do efeito de Sunny Day).
Charizard é bem rápido, porém frágil, então é um bom usuário de Choice Scarf ou Choice Specs. No entanto, como ele fica obrigado a bater e fugir a todo instante, é bom ter um usuário de Rapid Spin no seu time, pois ele ODEIA Stealth Rock. Cada vez que entra na arena, lá se vai METADE de seu HP embora... outras opções de itens para causar um estrago massivo, são Life Orb, Wise Glasses e Expert Belt. Caso Charizard tenha que "acender" seu próprio Sunny Day, equipe Heat Rock nele para que o efeito dure 8 turnos. No mais, apele para Ninetales ou Groudon (caso seja permitido) para bancar este serviço.
Assim como suas pré-evoluções, Charizard pode abusar de ataques físicos. Porém, ao evoluir, seu SPECIAL ATK fica com uma diferença de 50 pontos em relação ao ATK (aprox. 270ATK a 320SATK), deixando-o bem mais viável para utilizar especiais. Mas as opções continuam valendo, e servem como ataques surpresa. Com estes atributos, geralmente Charizard é usado como vingador (algum de seus parceiros desmaia, ele entra na arena e derrota o agressor, antes de se retirar), e isso é fácil de se entender, já que ele dispõe de recursos para amedrontar quase todos os pokémon do jogo. Praticamente nenhum oponente estará a salvo de, no mínimo tomar um grande dano neutro, o que vai ocorrer com bem menos frequência do que receberem Super-Efetivos. Claro, há alguns casos de pokémon tanques especiais, como Snorlax, Blissey, Dusclops... mas até mesmo eles precisam se cuidar, pois não vão simplesmente poder sentar e absorver qualquer ataque sem correr algum risco ( Snorlax não é tão ameaçador quando está queimado, ele e Blissey sofrem com Focus Blast, e Dusclops pode ter problemas com Ominous Wind, BURN, flinches de Air Slash, etc. só para dar um exemplo). Charizard e sua família também podem usar o Fire Pledge, que pode ser combinado com as variantes dos outros tipos dos iniciais: Grass Pledge e Water Pledge. Mas isso é bem melhor aproveitado em batalhas de Double e Triple. Nesses tipos de luta, ele é um usuário famoso de Heat Wave, que atinge todos os adversários no campo. Combinado com um parceiro que tenha Earthquake e Rock Slide, sai de baixo! Natures recomendáveis: Modest, Timid (caso não utilize ataques físicos).
Algumas curiosidades sobre o Charizard de Ash do anime (grande parte da fama do pokémon se deve a ele):
- Como ele era de outro treinador, naquela liga Ash ganhou muitas insígnias de mão beijada, e ao enfrentar dezenas de Exeggutors, Charmander evoluiu, e todos esses fatores somados levaram à atitude desobediente do mesmo. Não se sabe se é coincidência, mas Charizard só passou a obedecer Ash após ele conseguir 8 insígnias "na raça" (mesmo que, pela história, tenha sido devido à preocupação e dedicação que Ash demonstrou por ele quando foi congelado). No jogo, qualquer pokémon obedece um treinador que tenha conquistado 8 insígnias.
- Ele é o pokémon que mais utilizou ataques diversos em suas aparições. Já usou Ember, Flamethrower, Fire Spin, Leer, Rage, Skull Bash, Submission, Take Down, Dragon Rage, Dragonbreath, Steel Wing, Overheat, Wing Attack, Slash, Dragon Tail e seu mais famoso, Seismic Toss. Também já foi ordenado para usar Mega Punch (não obedeceu) e já usou Tackle (sendo que não aprende).
- Charizard foi o primeiro pokémon no anime que venceu um lendário. No caso foi Articuno (se não contar um episódio em que Wobbuffet usa Mirror Coat contra o mesmo).
- Todos os treinadores que viam Charizard mencionavam que ele possuía um nível muito elevado (deve explicar de porque geralmente seu Seismic Toss era seu golpe finalizador).
- Aparentemente, Charizard é o único pokémon inicial que não diz o próprio nome ao falar (a espécie em geral).
- Apesar da Pokédex dizer que caso a chama de sua cauda apague, ele morre, já houveram ocasiões em que ele ficou completamente submerso e sobreviveu, como no final do episódio da "Ilha dos Pokémon Gigantes".
- Todos os pokémon iniciais de fogo de Ash evoluíram pelo menos uma vez, e Charizard foi o primeiro de todos a evoluir totalmente. Também foi o primeiro (e até hoje o único) a se tornar desobediente após evoluir.
- Ele tem o costume de usar Flamethrower em Ash para cumprimentá-lo!
Bom, por hoje é só, companheiros! Espero que tenham gostado!
Por favor, digam nos comentários sobre quais pokémon gostariam de saber mais! Here We Go!