Nintendo - 12/05/2013

[Dicas] Escola Pokémon - Lendas Raras (Parte 1)


Hello, companheiros! Estão todos treinando bem seus pokémon? Nas postagens anteriores vimos como treinar e utilizar todos os membros da família do Eevee. Hoje, vamos falar sobre três dos seis pokémon lendários mais raros de todas as gerações: Mew, Jirachi e Victini! Estes pokémon geralmente não são capturáveis nos games, sendo adquiridos através de eventos, e apesar do visual bonitinho, são verdadeiras feras no campo de batalha! Na próxima parte, veremos Celebi, Manaphy e Shaymin! Então, vamos às dicas!

Mew: Conhecido por muitos como "Ancestral de todos os Pokémon", "Nº 151", ou "Pokémon Miragem", Mew já foi mistério até para os criadores dos primeiros games, Pocket Monsters Red & Green, já que foi inserido no jogo secretamente por um programador chamado Shigeki Morimoto. Geralmente obtido através de eventos (Old Sea Chart, distribuição Wi-Fi), e através de um glitch nas primeiras versões, ele é sem dúvida nenhuma um pokémon misterioso que merece dignamente o título de lenda. Mew é a criatura responsável pela existência de Mewtwo, seu clone alterado pela Equipe Rocket, e muitos creem que ele nem exista. Geralmente possui uma personalidade brincalhona, gosta de brincar com bolhas, e de se transformar em outros pokémon. Assim como todas as lendas raras, Mew possui base 100 em todos os seus atributos (deixando-o com 404 HP e 299-328 em todos os demais, no nível 100). Comparado com seu clone, Mew é um pouco mais defensivo, além de ter habilidades únicas: pode aprender qualquer TM, HM, e Move Tutor, exceto movimentos exclusivos de algumas espécies, como Draco Meteor, Hydro Cannon, etc.
Se você é o feliz treinador de um Mew, saiba que possui um curinga em mãos. Ele pode usar praticamente qualquer tipo de estratégia que imaginar ou quiser. A cada 10 níveis, Mew aprende uma nova técnica. Entre elas estão Baton Pass, Nasty Plot, e até mesmo Transform! Sim, isso mesmo, Mew pode se transformar em seus oponentes e usar seus ataques contra eles mesmo! Mew possui a habilidade especial Synchronize, que faz com que os oponentes se queimem, paralisem ou envenenem-se caso façam isso com Mew. O baixinho rosado é um dos melhores auxiliadores de time do jogo inteiro, mas também cumpre bem outros papéis, como batedor, tanque, quebrador de estratégias...
Seriam necessárias umas cinco postagens apenas para ele só para dizer todas as suas possíveis combinações de ataques, então, irei citar apenas algumas:
- Você pode fazer um Mew tanque, capaz de retirar HP do oponente sem esforço, apenas quando precisar. Treine suas defesas, HP e velocidade. Cause dano com golpes como Super Fang, Pain Split, Night Shade/Seismic Toss e recupere HP com Roost/Softboiled. Quando precisar fugir, utilize U-Turn ou Volt Switch. Você sempre vai deixar o oponente ferido, não importa o que ele faça.
- Em HGSS é possível obter um Mew de evento no Lv.5, mesmo neste nível ele pode causar estragos sérios em pokémon de Lv.100. Basta usar Endeavor e Vacuum Wave, dando-lhe o item Focus Sash. Leve um parceiro com Healing Wish, Lunar Dance ou Wish para melhores resultados! Mas, cuidado com os Fantasmas!
- Se quiser partir pra ofensiva, os golpes Bulk Up, Calm Mind, Swords Dance, Nasty Plot e Work Up estão à disposição para bombar seus valores de ATTACK e SPECIAL ATTACK. Inclusive dos dois juntos! Para atacar, golpes como Psychic, Psyshock, Ice Beam, Thunderbolt, Flamethrower, Earthquake, Explosion, Aura Sphere, Focus Blast, Drain Punch, Dragon Pulse, Dark Pulse, Surf, Waterfall, Rock Slide, Shadow Ball, Superpower, Explosion, Sucker Punch, Iron Head... ufa!
- Uma coisa legal que fiz uma vez foi enfrentar uma Latias com Soul Dew usando meu Mew. Ela deu Thunderbolt e meu Mew usou Trick, ele estava com Choice Band. A Latias ficou travada usando Thunderbolt. Em seguida, meu Mew usou Transform! Pronto! Agora, ELE era uma Latias com o item Soul Dew! Para quem não sabe, este item aumenta em 50% o SP.ATK e a S.DEF de Latios e Latias, e só funciona neles! O golpe Trick troca os itens nas mãos dos pokémon - use-o sempre quando seu pokémon segurar um item que possa prejudicar o adversário. Esta estratégia também dá certo contra pokémon que são imunes a ataques do seu próprio tipo (ex: Electvire, Vaporeon, Heatran, etc).
- Se quiser deixar seu time com uns 999 nas defesas, use Barrier e Amnesia, e Baton Pass neles! Também pode fazer isso com a SPEED, usando Rock Polish, e também compartilhar Substitutes.
- Vença os oponentes no cansaço abusando de Block, para que não fujam, e Toxic, Protect, Torment para que não consigam te bater tão facilmente. Will-O-Wisp também ajuda para reduzir o dano de atacantes físicos, mas leva um pouco mais de tempo. Complete com Giga Drain ou Drain Punch para animar a festa.
- Conhece o golpe Fling? Ele faz seu pokémon arremessar o item que está segurando, causando um dano no adversário, e às vezes algum efeito secundário. Porém, o item é perdido após o uso. Não para Mew - basta usar Recycle!

Como podem ver, o gatinho rosa pode se virar muito bem em qualquer situação. Quando um treinador fica frente a frente contra um Mew, pode esperar absolutamente qualquer coisa!

Jirachi: O Pokémon dos Desejos realmente pode realizar os seus durante uma batalha! Com possíveis 404HP, e variando entre 299-328 nos demais atributos, graças a seus tipos Metal/Psíquico, Jirachi tem uma grande resistência à maior parte dos ataques existentes, especialmente contra aqueles que causariam grandes danos a Psíquicos. O baixinho leva vantagem contra Gelo, Pedra, Lutadores e Venenosos, mas se dá um pouco mal contra Fogo e Terra (ei! não é um Camerupt aí atrás de você?). Jirachi possui a habilidade Serene Grace, muito conhecida pelos fãs de Togekiss e Dunsparce. Com ela, Jirachi dobra as chances dos efeitos secundários de seus ataques ocorrerem: Iron Head, seu golpe mais famoso, tem 60% de chances de causar Flinch, ao invés dos costumeiros 30%. O mesmo vale para Body Slam e sua probabilidade de paralisar, Zen Headbutt também causa Flinch, mas tem um acréscimo que vai de 20% para 40%. E que tal usar Ancientpower e ter 20% de chances de aumentar todos os atributos? Ele também pode usar Charge Beam, que causa dano e tem 70 - ops, 140% de chances de aumentar o seu  SPECIAL ATTACK. Outras menções legais também são Thunder (60% de paralisias), Psychic, Shadow Ball e Energy Ball possuem 20% de chances de reduzir a SP.DEF do adversário.
Mas não apenas de aumentos de estatísticas e sorteios vive o nosso amigo estrelinha! Ele não possui esse físico de estrela cadente e papel de Tanabata à toa! Jirachi é muito versátil, e assim como Mew pode cumprir muitos papéis: pode ser um tanque com Cosmic Power aumentando suas defesas, Calm Mind para seus poderes especiais, Iron Defense, Reflect, Light Screen... para ajudar o time, além destes, Jirachi possui Wish, Refresh e Healing Wish. Lembram das dicas para o Mew? Jirachi é um excelente parceiro para ele, e vice-versa. Até o combo de Fling com Recycle ele é capaz de fazer! Como ele sofre para dois tipos fracos contra Água, nada melhor que lhe ensinar um ataque desses, certo? As opções disponíveis são Water Pulse (que de quebra tem 40% de chances de deixar o oponente confuso) e Hidden Power Água. No primeiro caso, seu Jirachi tem que ser da 4ª geração para aprender o ataque. Ele também é bom para espalhar armadilhas (e se livrar delas), com Sandstorm, Stealth Rock, Flash e Thunder Wave (que é ótimo combinado com ataques que causam Flinch!), além de Substitute, sempre bem vindo num pokémon que pode ter 404HP . Jirachi pode arruinar a alegria de qualquer um que não esteja preparado para enfrenta-lo, especialmente se o oponente dele for mais lento!
Alguns detalhes curiosos sobre Jirachi:
- existem espécies dele capazes de usar Draco Meteor;
- aquele risco em sua barriga é na verdade um olho, cuja lenda diz que ele só abre quando precisa absorver energia antes de seu período de hibernação.
- Jirachi possui um ataque exclusivo, o Doom Desire, que demora dois turnos inteiros para funcionar, mas atravessa Protect, Detect, Wonder Guard, Endure, e possui 140 de força!

Victini: O Pokémon da Vitória. O favorito de Junichi Masuda. O único lendário que aparece na Pokédex antes dos iniciais (e com os dígitos 000!). Feito especialmente para representar a quinta geração (afinal, cinco em algarismos romanos é V), que traria a vitóra para as mãos dos criadores da série e seus fãs. Como se não bastasse, Victini possui alguns privilégios em comparação a seus colegas "seiscentistas". Este pokémon literalmente é fogo na roupa.
Dos tipos Psíquico/Fogo, Victini se dá bem contra Venenosos, Insetos, Grama, Metálicos, Gelo e Lutadores. Mas não gosta muito dos Água, Pedra, Terra, Noturnos e Fantasmas. Mas o baixinho conta com uma ampla variedade de ataques para cobrir suas fraquezas. Sua habilidade especial é a Victory Star, que aumenta 10% da pontaria (Accuracy) sua e de seus aliados (apenas em batalhas Double e Triple). Com ela você não precisará se preocupar em errar aqueles golpes que possuem baixa acurácia. O rapaz é um verdadeiro incendiário: com Searing Shot, Heat Wave, Fire Blast e Overheat, sempre possui opções poderosas de ataques, com bases passando de 100 e altas chances de causar Burn. Para vencer os seus antagonistas, pode contar com Solarbeam (com Sunny Day para aumentar ainda mais seu poder de fogo, Nossa Senhora!), Energy Ball e Grass Knot (coitado do Groudon se tomar um desses!), além de Focus Blast, Reversal e Shadow Ball. Victini também aprende uma série de ataques do tipo Elétrico, como Thunder, Thunder Wave, Wild Charge e algumas surpresas que veremos já, já.
Bom, temos grandes pokémon lendários representando o tipo Fogo muito bem, como Moltres, Entei, Heatran e o grandioso Ho-Oh. Porém, nenhum desses quatro possui um recurso tão devastador quanto o ataque mais especial de Victini: V-CREATE!
Este ataque possui absurdos 180 de força, é físico e reduz as defesas e velocidade do usuário a cada utilização. Infelizmente apenas Victinis especiais do 14º filme possuem este golpe. A boa notícia é que junto com este, os mesmos Victinis são capazes de usar ataques até então exclusivos de Reshiram e Zekrom: Fusion Bolt e Fusion Flare. Também há alguns capazes de usar Bolt Strike, Blue Flare, e a maior surpresa de todas (pelo menos para mim): Glaciate! Sim, um pokémon do tipo Fogo usando ataques de Gelo!
Apesar de ser meio Psíquico, esta não é uma área muito explorada por Victini. Ele aprende e pode usar os clássicos golpes como Psychic, Psyshock, Stored Power, Trick... mas diferente dos demais, ele não possui recursos para ampliar seu potencial, como Nasty Plot, Calm Mind ou mesmo Swords Dance (se tivesse, também, até Arceus teria medo dele!). Mas nem tudo está perdido, ele pode contar com Work Up e Charge Beam para tal. O negócio de Victini mesmo, é causar muito estrago e muitas queimaduras de 3º grau. Se mesmo com tanta ignição as coisas não saírem como o planejado, Victini pode usar Final Gambit para arriscar um último ataque desesperado no oponente (tenha certeza de estar com mais HP que ele nessa hora!). Às vezes é preciso cair para vencer.
Algumas curiosidades sobre Victini:
- até o presente momento, é impossível obter um Victini Shiny, embora exista o sprite do mesmo;
- ele foi criado pela designer Mana Ibe (que também desenha alguns TCG de Pokémon), para atrair mais garotas para jogar a série principal.
- assim que Pokémon Black & White foi lançado, o Liberty Pass (item para encontrar Victini numa ilha) foi disponibilizado no mesmo dia, e o pokémon era encontrado no nível 15, possibilitando seu uso durante a jornada desde o começo (ou quase, já que era necessário estar em Castelia City)!
Bom, por hoje é só, companheiros! Na próxima falarei sobre as outras três lendas raras! Here We Go!
Por favor, digam nos comentários sobre quais pokémon vocês querem que eu fale! Let's-a-Go!

Leia Também

Nintendo - 08/05/2020

Dicas: Prevendo o preço de suas Turnips em Animal Crossing: New Horizons

Se você joga Animal Crossing: New Horizons, sabe da importância do investimento no mercado de Turnips. Assim como no mercado de ativos financeiros, onde se ganha dinheiro através da compra e venda de ações, o objetivo...

Leia Mais...

Nintendo - 08/02/2017

Tabela de Amiibos e o que fazem em cada jogo

Existem dezenas de Amiibos lançados e é fácil se perder no meio de tantas figuras e jogos. Pensando nisso, o fan moldyclay fez essa tabela bem ilustrativa com as utilizações que os amiibos tem em cada jogo. Clique na...

Leia Mais...