Comentários sobre o filme de Phoenix Wright
Por Mario Toledo
Simplesmente, me deparo com um filme extremamente fiel ao jogo. Assim como um bom live-action, o filme de Phoenix Wright é extremamente detalhista, e possui uma excelente caracterização dos personagens e dos cenários vistos no game.
Se você costuma assistir a live-actions, deve estar acostumado com a forte caracterização dos personagens nos filmes, mas é impressionante ver isto em Phoenix Wright.
O tribunal produzido no filme é muito semelhante ao do jogo, apesar da inversão das posições do advogado e do promotor.
A história é baseada nos acontecimentos do primeiro jogo. Devido ao grande número de assassinatos que ocorrem no país, o governo japonês implementou um novo sistema de julgamento, onde um acusado possui até 3 dias para provar sua inocência. Phoenix Wright é um advogado amador, que trabalha juntamente com Mia Fey, uma advogada defensora os oprimidos. Porém, quando Mia é assassinada, sua própria irmã, Maya Fey, é acusada injustamente, e Phoenix precisará livra-la da acusação, tendo de enfrentar o grande promotor Edgeworth. A coisa se complica quando, depois de conseguir inocentar Maya, o próprio Edgeworth é acusado de assassinado, tendo apenas Phoenix como defensor.
Phoenix precisa defender Maya das acusações de Edgeworth, e posteriormente, salvar o próprio amigo de uma acusação injusta.
O filme sofreu algumas adaptações se comparado ao roteiro do jogo - o filme só possui dois casos do primeiro jogo, e que tiveram de ter leves modificações para terem uma ligação. Porém, os demais ajustes são de extrema necessidade, como a forma encontrada para apresentar as evidências no júri: um projetor holográfico existente dentro do tribunal exibe o que for de desejo do advogado ou promotor, seja uma evidência, mapa virtual ou perfil de um indivíduo, além de poder fazer perícias de balística e outras regalias.
Apesar de possuir um clima de suspense, o filme de Phoenix Wright possui muitos momentos engraçados, feitos para quebrar o gelo. Em alguns momentos, Phoenix se atrapalha nos casos, fazendo perguntas insignificantes (assim como acontece no jogo quando o jogador erra a hora de usar o "Hold it" enquanto em cross examination), de uma forma que o público presente caia no chão (comportamento padrão em animes). Além disto, o ator Hiroki Narimiya, protagonista de Phoenix, sabe fazer muitas caras e bocas no momento de desespero, criando situações divertidas.
O filme possui aproximadamente 2 horas de duração, e mesmo possuindo poucas cenas de ação, prende muito bem a atenção do espectador, transformando diálogos intensos em cenas muito dinâmicas. É muito interessante ver os duelos dentro do tribunal, e acompanhar Phoenix e Edgeworth gritarem "Objection!", "Hold it!" ou qualquer outra ação inesperada, criando um plot twist a todo momento.
Os duelos entre Phoenix e Edgeworth criam um grande clima de suspense.
O filme de Phoenix Wright é um live-action muito bem produzido, de uma forma a homenagear o fã da série, e merecido de ser assistido mais de uma vez.