Nintendo - 21/11/2012

[Review] Pokémon Black 2 & White 2


Como provável último jogo da série para Nintendo DS. Temos o prazer de apresentar um novo review em dupla para os jogos Pokémon Black 2 & White 2, inspirado no review de Super Mario Galaxy e Super Smash Bros. Brawl da finada revista NGamer. Cada um jogou uma versão diferente e tem opiniões bem distintas sobre esse capitulo da série. Aproveitem.


Jomon: Fazem dois anos que Pokémon Black & White sairam e foram lançados Pokémon Black 2 & White 2, coincidentemente, dentro do jogo também passaram 2 anos. Mudaram muitas coisas nesses dois anos que passaram dentro do jogo. Qual foi a mundança que mais lhe agradou?

Mario: A mudança que mais me agradou é difícil falar, bom, primeira acho que a história inicial ficou bem legal. A mãe dele era uma Pokémon Trainer, e achei legal o rival dele, também gostei que ele começa em uma cidade que já tem o Poké Center, é uma cidade grande.

Jomon: Também tem um Ginásio nessa cidade que seu líder é o Cheren, isso mostra o desenvolvimento que existiu durante esses dois anos que passaram, é curioso ver que de rival de Black & White ele se tornou em um líder em Black 2 & White 2.

Mario: Também gostei com algumas funcionalidades a mais do novo jogo, com o Xtransceiver se pode ligar para Bianca e pro Cheren. Cada um tem sua função, o Cheren dá dicas de batalha e a Bianca fala como que está a felicidade do seu Pokémon.


Jomon: São coisas que estão ajudando o gameplay de novatos. Algo que pode incentivar uma futura ida para uma jogabilidade no hardcore. Outra coisa que chegou em Black 2 & White 2 foi a adição da Join Avenue.

Mario: Isso é uma das inclusões para a pessoa ter algo para fazer fora a jornada normal, mas convenhamos. Você é uma criança de 10 anos que acabou de sair de casa, aparece um homem e lhe dá uma avenida para cuidar sem mais nem menos. É um tanto estranho, não?

Jomon: Não opino muito sobre isso, Pokémon sempre teve uma lógica meio retardada quando se trata de pessoas lhe dando algo.

Mario: Algumas versões, mas essa foi ridiculamente imbecil. Mas tudo bem, é divertido gerenciar avenida, falar com os visitantes que nela aparecem e pedir para eles trabalharem nela ou visitarem alguma das lojas que já existem nela. Apesar de sua inclusão, para mim, continuar sendo um pouco imbecil.

Jomon: Sobre a avenida, eu achei ela muito boa. É o StreetPass para o Pokémon. Pena que o StreetPass normal fica desativado quando jogamos Pokémon, por ele ser um jogo de Nintendo DS.


Mario: Não podemos deixar de falar da PokéStar Studios, que é bem mais divertido que o sistema de dança de Black & White. Atuar com seu Pokémon em um filme com script dizendo qual golpe usar para fazer a cena prosseguir é divertido. E depois do filme ter sido realizado, podemos ir ao cinema ver se os NPCs gostaram ou não.

Jomon: Eu achei um adicional bobinho, mas gostei de ver que um dos antigos líderes de ginásio aparecem mostrando que mudou de profissão e agora é um ator. Mesmo ele sendo um líder de ginásio meio apagado entre os outros. Falando em ginásios. Os puzzles tanto dentro quanto fora de ginásios estão fáceis.

Mario: Sim, tudo nesse jogo está bem fácil. Acho até com a forma que você recebe certo Pokémon dentro do jogo foi chata. Receber as coisas com tanta facilidade tira aquele sentimento de conquista ao recebê-las. Acho que isso desmereceu um pouco o jogo. A facilidade dele está muito alta, é muito chato estar andando na caverna e tem alguém lá para curar seus Pokémon.

Jomon: Eu gosto de ter algumas utilidades como essa, achava muito ruim ter que voltar uma rota toda para ir ao Poké Center e ter que correr tudo de novo para ter uma equipe em bom estado. Acho que isso foi um método para agilizar o jogo e atrair mais pessoas.

Mario: Apesar de tudo, uma coisa que eu gostei foram das músicas nas lutas contra os Líderes de Ginásio, quando eles estão para serem derrotados, ela começam a ficar mais empolgantes. Achei bem bacana.

Jomon: Eu achei legal que alguns temas estão começando a terem um espécie de voz ao fundo. No ginásio da Roxie e da Elesa tem vozes. Acho que isso vai ser melhor explorado nos futuros jogos da série. 

Mario: Em certa ponte do jogo, é legal ver a brincadeira que eles fazem com a música de fundo que também é cantada. Em um lado da ponte temos uma pessoa cantando, e na outra, tocando um instrumento. Não é dito, mas dá para perceber que são eles que estão fazendo a música do cenário.

Jomon: Temos também a história, que ficou bem mais adulta agora, a Team Plasma continua por trás dos problemas e eles continuam querendo libertar os Pokémon de seus treinadores, mas pelo sumiço de N no final de Black & White ela está tendo problemas internos. Algo que foi muito interessante.

Mario: Sério?! Achei muito fraco. O Team Plasma é o pior time que já apareceu na série. Eles tem um navio que não acontece muita coisa, não tem um propósito muito grande, e não vemos o vilão até aparecer na batalha final. Achei a história realmente muito fraca. Não parece Pokémon. Diferente de muitos, eu não achei o melhor da série, tá muito fácil. Quando se fala dos gráficos, e das músicas está muito bom, mas a história principal está muito fraca.

Jomon: Para mim Black & White 2, em suma, é com louvor o melhor da série Pokémon até agora. A história é excelente, o N é um personagem muito bom que é uma lenda em Black 2 & White 2. Achei uma ótima continuação para os já excelentes Black & White. São jogos que merecem serem jogados por qualquer um. Mesmo que a pessoa não goste da série.

Leia Também

Nintendo - 02/09/2016

DLC de Hyrule Warriors foca em Spirit Tracks e traz Toon Zelda como nova personagem

O terceiro pacote de novas DLCs em Hyrule Warriors foi revelado durante o último Nintendo Direct. Trata-se de um conteúdo temático dos jogos de The Legend of Zelda lançados no DS: Phantom Hourglass e Spirit Tracks. No...

Leia Mais...

Nintendo - 21/06/2016

Três jogos de Pokémon Mystery Dungeon chegam ao Virtual Console do Wii U na quinta

A Nintendo anunciou hoje que veremos Pokémon no Wii U. Desculpem, essa primeira frase pode ser um pouco enganadora. Mas fato é: o Virtual Console está para receber essa semana três jogos da série spin-off Mystery Dung...

Leia Mais...