Nintendo - 15/10/2012

[Dicas] Mestre Pokémon em N-Passos

Por Shinka


E cá estamos nós em mais um N-Passos!
Dessa vez pegamos uma das franquias mais competitivas da Nintendo: Pokémon!
Uma coisa é jogar a aventura dentro do jogo, outra totalmente diferente é jogar com outros jogadores.
Nesse artigo você vai saber quais são os principais aspectos que você tem que saber para aprender a jogar bem Pokémon e arrebentar!
Pegue as suas pokébolas, inicie a jornada e confira o artigo!

1) Decore a tabela de tipos

O básico de Pokémon: grama bate em água, que bate em fogo, que bate em grama.
O primeiro passo para se tornar um mestre Pokémon é saber a tabela de tipos para entender quando o seu golpe vai ser bom, ruim, ou nem mesmo vai acertar o oponente.

Quando o Pokémon é de mais de um tipo, os multiplicadores se acumulam: um golpe terrestre atacando um Bulbassauro (Planta/Venenoso) causa dano normal (0,5x2 = 1x) enquanto atacando um Zapdos (Elétrico/Voador) não causa dano (2x0 =0x). Já um golpe elétrico atacando um Gyarados (Água/Voador) causa um belo estrago: 2x2 = 4x!

2) Físico ou especial?

Em Pokémon, os atributos de ataque e defesa são divididos em físico e especial. Saber se o golpe que você está utilizando é físico ou especial e o Pokémon atacante e defensor possuem esses atributos altos é importante para entender o dano que foi causado e evitar desperdício de golpes.
Por exemplo, a Blissey possui uma defesa especial muito alta e uma defesa física baixa, portanto um Body Slam causa um dano considerável nela enquanto um Ice Beam normalmente mal faz cócegas.
Para entender melhor como o dano é calculado leia esse post.


3) Se aproveite de STAB

Quando um Pokémon utiliza um ataque do mesmo tipo dele, o seu dano é multiplicado por 1,5.
Isso é STAB (Same Type Attack Bonus) e torna determinados ataques devastadores.
Porém lembrem que mesmo assim não é sempre que compensa utilizar esses ataques, já que muitas vezes o oponente pode ter uma defesa física/especial muito alta, ou resistência a esse tipo de golpe ou fraqueza contra algum outro tipo que você utiliza.


4) Conheça e use golpes utilitários

Existem vários golpes que causam pouquíssimo ou nenhum dano mas mesmo assim são muito úteis.
Por exemplo, existem golpes que aumentam seus atributos, como Dragon Dance, Swords Dance e Nasty Plot, possibilitando causar danos enormes em seguida.


Outros, como Stealth Rock, Spikes, Toxic Spikes, Sandstorm, Hail, Rain Dance e Sunny Day modificam a arena, podendo ser muito benéficos se você tiver uma boa estratégia.
Existem também golpes que trocam o pokémon do oponente, causam status negativos, defendem do ataque do oponente e muitos outros efeitos. As possibilidades são muitas e podem dar um belo boost na sua estratégia. Quando você está enfrentando outro jogador eles são essenciais.

5) Equipe a sua equipe

Um outro fator que influencia muito o resultado das batalhas são os ítens.
Existem vários ítens muito bons em batalhas contra outros jogadores, como Focus Sash, que impede o seu pokémon de morrer com um golpe só se ele estiver com a vida cheia, Life Orb, que aumenta o seu ataque ao custo perder um pouco do HP a cada golpe dado e os Choices (Scarf, Band e Specs), que aumentam respectivamente a sua velocidade, ataque físico e ataque especial, surpreendendo o oponente mas impedindo você trocar de golpe. Há também o manjado Leftovers, que cura 1/16 do seu HP a cada turno, e é bom para pokémons que conseguem aguentar vários ataques.


E não para por aí, existem muitos outros ítens que dariam por si só um artigo inteiro, que quem sabe não publicaremos algum dia? Por enquanto uma boa pedida é ver a lista do Smogon.

6) Pokémon são habilidosos

Todo pokémon tem uma habilidade, algumas são inúteis ou prejudiciais, como Truant, mas existem algumas que são tão boas que tornam certos pokémon usáveis, como Whimsicott e Prankster, que dão prioridade para golpes que não causam dano, Shedinja e sua habilidade Wonder Guard, que o torna atingível apenas por golpes super efetivos e dano indireto, Porygon2 e sua ability Trace, que copia a habilidade do oponente, tornando possível counterar vários Pokémon bastante utilizados e Abosmanow e e a habilidade Snow Warning, que ativa Hail assim que ele entra em campo.


Nessa geração quase todos os Pokémon ganharam uma nova habilidade no Dream World, várias delas não estão disponíveis ainda, mas existem algumas que colocaram alguns Pokémon em foco, como os de mudança de clima do Ninetales e Politoed, e Venusaur e Chlorophyll, que dobra a sua velocidade quando o clima está Sunny Day, possibilitando-o virar um ótimo Sweeper após usar o golpe Growth.
Entender as habilidades de seu pokémon e encaixa-las com a sua estratégia faz muita diferença e você deve levar isso em conta, pois com certeza os seus oponentes também o farão.

7) Otimize os atributos

Existem 6 atributos: HP, ataque, defesa, ataque especial, defesa especial e velocidade.
Cada espécie de Pokémon possui uma base para eles, porém há certos fatores que torna cada Pikachu diferente do outro:
- Nature - É uma característica que aumenta um atributo em 10% e diminui outro em 10%. Não é válido para o HP. Isso acaba resultando em uma diferença de até 55 pontos dependendo do pokémon e atributos.
- EVs - São obtidos derrotando-se outros Pokémon. Cada espécie de Pokémon dá diferente quantidade de pontos em determinado atributo. A cada 4 pontos de EV o Pokémon treinado ganha um ponto "real" no atributo relacionado. Cada Pokémon pode acumular até no máximo 510 pontos no total e 252 em um único único atributo, podendo influenciar em até 63 pontos um atributo.
- IVs - São pontos que nascem junto com o Pokémon e somam de 1 a 31 em cada atributo de um Pokémon no nível 100.


Dependendo do moveset do seu pokemon faz mais sentido priorizar essa ou aquela característica.
Você pode obter mais detalhes sobre esses 3 fatores nesse e nesse post.

8) Estratégia e Sinergia



O conceito de estratégia, em grego strateegia, em latim strategi, em francês stratégie...

Bom, estratégia é muito importante em Pokémon e tem times inteiros que se baseiam em uma, como o TSS (Toxic, Sandstorm, Spikes e Stealth Rock), que visa ir minando o HP dos monstros do oponente com esses golpes na arena, times de rain dance, sunny day ou hail, times de Baton Chain (Baton Pass), times de Trick Room... As possibilidades são muitas.

Apesar disso você também pode pensar em estratégias entre dois pokémon do time, como por exemplo Gyarados e Electivire. Quando o oponente vir o Gyarados na frente dele ele provavelmente irá pegar algum pokémon com golpe elétrico para se livrar em um golpe, nessa hora você pode trocar para Electivire, absorvendo o golpe dele e aumentando a sua velocidade.

Existem também papeis que os Pokémon podem adotar e que são muito importantes, como Revenge Killer, aquele pokémon que vem após um bicho seu cair para derrubar o do outro e Lead, o Pokémon que inicia o combate e é responsável por atrapalhar o lead oponente e/ou iniciar a sua estratégia. você pode aprender mais sobre Leads nesse e nesse posts do Kyo.

Só cuidado para não se descuidar e acabar colocando um Tyranitar no seu time que tem um Shedinja...

9) Preveja o futuro


"Prevejo que você irá decolar na velocidade da luz."
Como o Mewtwo aí em cima mostrou, nem sempre prever o futuro é tão difícil assim.
Existem muitas coisas que tem altas chances de acontecer e, se você souber, você estará um passo importantíssimo a frente de seu adversário.
Por exemplo, se você souber que o oponente irá utilizar um determinado golpe, você pode trocar para outro pokémon seu que seja imune a ele, ganhando uma troca de graça.

Em Pokémon isso se chama Predict (predizer) e pode definir muitas partidas.

Apesar do conceito ser simples, dominá-lo é muito difícil. Você tem que conhecer os principais movesets, saber se o Pokémon oponente pode ser mais rápido que o seu, saber em quantos golpes você pode derrotar o monstro adversário, saber mais ou menos como o seu oponente joga...
Toda informação é útil na hora de prever o que o oponente vai fazer e definir a partida.

10) Surpreenda o oponente



Por último, vem a parte de escapar do predict. Fazer o inusitado de forma que você coloque o oponente em terreno onde ele não domina, tirando essa vantagem dele.
É hora de começar a criar suas próprias estratégias, ir além do que todo mundo usa.

E há muito o que explorar: uma das coisas que abriu muito o leque de possibilidades é o ítem Eviolite. Nesse artigo do Osmar é explorado um pouco os Pokémons não totalmente evoluídos que podem fazer bonito no campo de batalha! Outros pontos relativamente novos e pouco explorados e conhecidos são as habilidades de dreamworld e pokémons que antes eram inúteis, mas após a desvinculação do tipo de golpe ao atributo físico ou especial ganharam muitas possibilidades.

No Smogon você pode encontrar a divisão dos Pokémons em Tiers (níveis): Ubers são aqueles pokémons fortes demais e até banidos, Over Useds(OU) são aqueles que todo mundo usa, Under Used(UU) e Rarerely Used (RU) são aqueles poucos usados, onde apesar dos Pokémon serem um pouco mais fracos, muitas vezes podemos utilizar ótimas estratégias mas que ninguém conhece.



E ficamos por aqui!
A jornada para ser um Mestre Pokémon é longa e cada um desses pontos por si só já daria artigos inteiros e muita discussão, mas espero ter dado a vocês uma palhinha do que o pessoal que joga mais competitivamente leva em consideração.

Comente!
Através dos seus comentários identificaremos os pontos que podemos melhorar ou aprofundar para ajudá-lo a torná-lo um jogador cada vez melhor, não só em Pokémon mas em diversas outras franquias também!

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