Nintendo - 15/12/2011

[Retrô] [SNES] R-Type III: The Third Lightning

Por Unknown


Boa tarde a todos, nossos queridos amigos e colegas. Em meu post anterior falei um pouco sobre a série R-Type e sobre o primeiro título de SNES, o Super R-Type. Apesar de ser um ótimo jogo e trazer boas lembranças, não é o jogo considerado pela maioria como o melhor da série para SNES. Falaremos hoje do título da série que trouxe mais novidades e proporcionou mais jogatinas no SNES: R-Type III: The Third Lightning.



Introdução



R-Type III faz parte da franquia conhecida como R-Type. Muitos títulos foram lançados desde o sucesso obtido com o primeiro jogo da série. Devido a característica do gênero, shoot 'em up ou jogos de tiro, a série iniciou sua popularidade em máquinas de fliperama, nos confins do oriente, terra natal de muitas preciosidades gamísticas.

O primeiro jogo da série a fazer sua estreia na plataforma da Nintendo foi o R-Type do Game Boy, sendo que poucos meses depois, em 1991, foi lançado o Super R-Type de Super Nintendo. Este último foi muito bem recebido, fazendo jus a qualidade da série. Porém, também foi aclamado com muitas críticas. Principalmente devido ao seus grandes e frequentes problemas de lentidão e travamentos do jogo (os famigerados slow-downs). 

Se muitos nintendistas e fãs da série reclamavam e se estressavam com esses problemas, imaginem a reação de seguistas e anti-nintendistas! Outro ponto fraco do Super R-Type é o fato de o jogo ser praticamente um remake dos anteriores, apenas adicionando algumas poucas fases novas e praticamente nenhuma novidade de jogabilidade.

Foi um bom jogo, divertido e agradou fãs, mas poderia ter sido melhor.

Pensando nisso, desenvolvedores da série devem ter aprendido a lição e finalmente acertaram no lançamento do próximo título exclusivo da Nintendo, R-Type III.

O jogo conta com uma série de novidades e os piores problemas do Super R-Type foram resolvidos ou muito amenizados. Veremos como foi a entrada desse título no console da Nintendo.



Jogabilidade e melhorias


Assim como é de costume da série R-Type, a maior parte da jogabilidade mantém-se a mesma. Temos a tradicional e conhecida nave de volta, agora na versão R-90, que mais tarde passou a ser chamada de R-90 Ragnarok. A R-90 Ragnarok é tão poderosa que sozinha é mais que o suficiente para acabar com tudo o que vier pela frente. Muito disso se deve a evolução e melhoria das "Forças", novidade mais notável em R-Type III.

Além da "Força" original, agora aqui chamada de "Round Force", o jogador poderá escolher entre duas novas "Forças": a "Shadow Force" e a "Cyclone Force". Somente uma das "Forças" poderá ser utilizada por vez, selecionada no início de cada missão.

Mas o que isso muda? Cada nova "Força" acrescenta ao seu arsenal novas e diferentes armas e defesas. Fica a cargo do jogador a escolha de que tipo de "Força" melhor se adapta ao seu estilo de jogo. Essa liberdade acaba acrescentando um valor de "replay" ao jogo, fazendo com que o jogador experimente diferentes estratégias e equipamentos. Cada tipo de "Força" apresenta três níveis de poder, sendo o terceiro o mais poderoso.

Tela de seleção do tipo de "Força" a escolher

Round Force: A versão original da "Força". Permite a utilização de poderosos mísseis de luz (beams) combinados a três tipos de cristais, a serem detalhados a seguir.
  • Vermelho: Laser aéreo. Dispara dois tiros, azul e vermelho, em linha reta e no terceiro nível vários tiros são disparados formando um anel de mísseis.
  • Azul: Laser refletor. Dispara dois tiros em diagonal, um para cima e outro para baixo. Os tiros ricocheteiam ao bater em paredes e superfícies.
  • Amarelo: Laser terrestre. Dispara um par de mísseis diretamente acima e abaixo da nave que seguindo a superfície.
  • Quando desacoplado (sim, a "Força" também ataca sozinha): Nível 1 dispara um tiro reto, no nível 2 dispara tiros diagonais, no nível 3 dispara em 4 direções

Shadow Force: Assim como a "Força" original, a "Shadow Force" também permite o uso de três ataques combinados com seus respectivos cristais. Seus ataques são mais versáteis e muito úteis para jogadores experientes.
  • Vermelho: Laser reverso. Dispara mísseis de lasers para trás, podendo mudar de direção acima ou abaixo da nave, tornando-o uma poderosa arma.
  • Azul: Laser de alcance. Dispara mísseis verdes de cima e de baixo da Força. Unidades de "Shadow" (ou Shadow Unit, característico ao "Shadow Force") atiram seus próprios lasers.
  • Amarelo: Laser guia. Dispara para cima, para baixo e para frente.
  • Quando desacoplado: Em nível 1 dispara um tiro frontal, em nível 2 atira como no primeiro mas com uma unidade de "Shadow" acoplada a Força, em nível 3 a mesma coisa, porém com duas unidades de "Shadow" acopladas.


Cyclone Force: Essa "Força" não possui ataques de longa distância quando separado da nave, porém é uma arma de grande destruição e causará danos severos aqueles que encostarem nela. Os cristais também causam efeitos específicos quando combinados com a nave.
  • Vermelho: Laser frontal. Dispara um poderoso míssel em formato de flecha capaz de destruir quase tudo, exceto algumas paredes. O tiro no nível 3 é maior que a própria nave R-90 Ragnarok.
  • Azul: Laser splash. Dispara 5 tiros, para cima, para baixo, para frente e nas diagonais, resultando em um efeito "splash". Cada dano causado ricocheteia em novos tiros.
  • Amarelo: Laser cápsula. Libera uma cápsula, que se mantém viva por um curto período de tempo, a frente da "Força" e que atira para frente.
  • Quando desacoplado: Em nível 1 não dispõe de ataques de longo alcance, porém destrói inimigos ao encostar, em nível 2 o alcance do contato físico aumenta, em nível 3 o alcance vertical aumenta ainda mais proporcionando um excelente escudo além de causar danos devastadores.


Além da evolução das "Forças", todo o sistema de armas e defesas foi modificado. Itens de velocidade ("speed ups") que proporcionam ao jogador um aumento acumulativo de velocidade são uma vantagem, porém seu uso excessivo deve ser controlado, pois o aumento de velocidade pode ser tornar um fardo, dificultando o manuseio da nave, principalmente em locais com muitos obstáculos.

Dentre as armas, além dos cristais de lasers que se combinam a "Força", podemos contar também com Mísseis, "Bit Devices" e "Wave Cannon".

Mísseis são armas balísticas padrões, representam um acréscimo ao poder ofensivo da nave com mísseis de disparo automático. Em R-Type III, os mísseis são teleguiados, indo de encontro ao inimigo mais próximo. São extremamente vantajosos em ataques já que possuem um alcance e taxa de acerto favoráveis.


"Bit Device" são armas colocadas acima ou abaixo da nave. Geralmente utilizados para vantagem defensiva, eles não podem ser desacoplados e causam dano a tudo que os tocam, são invencíveis a ataques normais. Apenas dois "Bits" podem ser combinados a nave por vez e devem ser sempre do mesmo tipo. Há diversos tipos de "Bits" cada qual com características específicas.

"Wave Cannon" é uma arma baseada em energia e ela foi modificada e adaptada possibilitando uma variedade de formas e vantagens. Há, portanto, diversos tipos de "Wave Cannon" na série R-Type. Em R-Type III contamos com dois tipos de "Wave Cannon": "Mega Wave Cannon" e "Hyper Wave Cannon". O jogador pode livremente trocar entre qualquer uma das duas, porém ao fazer isso a barra de carregamento voltará a zero. "Mega Wave Cannon" é um disparo poderosíssimo e um dos motivos de R-90 Ragnarok ser uma nave tão poderosa. "Hyper Wave Cannon" dispara potentes tiros causando grande danos a sua frente, porém há um tempo de resfriamento após cada ataque impossibilitando o uso excessivo da arma. "Bits" adicionam ao "Hyper Wave Cannon" ainda mais poder de ataque, caso o jogador tenha coletado um ou dois deles.


Os gráficos em R-Type III melhoraram consideravelmente em relação a Super R-Type. Tudo está mais colorido, chamativo e agradável. Os problemas de lentidão, tão frequentes e desagradáveis em Super R-Type, já praticamente não ocorrem mais. Talvez ocorra uma ou outra vez, mas nada que irá irritar o jogador. Alguns efeitos interessantes de escala e rotação fazem dos gráficos ainda mais interessantes e surpreendentes. Os chefes são majestosos e extremamente ricos em detalhes. O jogo possui um dos mais belos gráficos entre jogos de SNES.


A dificuldade permanece elevada em R-Type III, assim como em todos os títulos da série. É uma marca registrada da série e agrada muitos fãs hardcores, porém pode frustar muitos jogadores casuais ou iniciantes.

Ainda que muitos possam desligar o console com raiva e jogar o controle contra a parede, a maioria deles acaba voltando a tentar jogar novamente, dado o aspecto viciante do jogo.

Memorização de caminhos e fases ainda é um aspecto importante ao jogo. Para alguns isso é uma característica boa, pois exige uma certa concentração e estratégia do jogador. Para outros é um aspecto negativo por forçar o jogador a memorizar o caminho correto e depender da tentativa e erro, morrendo muito durante o percurso.

Curiosidades


Existem algumas diferenças entre versões do jogo no Japão e no Ocidente. Em um determinado momento o jogador se deparará com um sub-chefe, no fim da fase "Acid Creatures", e será atacado por inimigos grandes que se assemelham a espermatozóides na versão japonesa. Porém, nas versões ocidentais o inimigo foi substituído por grandes glóbulos oculares nadantes. Ainda que mantendo o formato original dos inimigos, a diferença pode indicar uma certa censura a pequenos detalhes do jogo.

A esquerda a versão ocidental modificada; a direita a versão original japonesa

Trilha Sonora e efeitos sonoros


As músicas presentes no jogo impressionam ainda mais que em Super R-Type. Com músicas mais pesadas e agitadas, as músicas nos dão uma sensação ainda mais animada e divertida dentro do jogo.

The Forces:



Essa é uma das primeiras músicas que você irá ouvir assim que ligar o jogo! É a música da tela de seleção do jogo e é extremamente agitada e viciante!

Faz você se sentir animado logo antes de começar o jogo!

Outer Space:



O interessante dessa música é a mudança de estilos e ritmos. Ela vai de uma batida pesada e ritmada no melhor estilo rock para um estilo mais animado e alegre para então voltar a bateria e guitarra com acompanhamentos sintetizados ao fundo, com direito a solos e tudo mais. Para quem observar atentamente verá um belo trabalho sonoro dedicado a essa música.

Sem dúvidas uma belíssima obra de arte musical.

Para mostrar a variedade de estilos da trilha sonora de R-Type III, temos a Acid Creature. Uma música muito mais tensa e sombria, combinando com fases cheias de obstáculos e cenários densos.


Acid Creature:


Para finalizar, sempre nos deparamos com aquela música agradável e convidativa de fim de jogo, algo que faz você relaxar os músculos do corpo e dar graças a Deus por ter terminado a difícil jornada (que no caso de R-Type, é difícil mesmo!)! Returned Soldier!

Após a introdução fofa, o tema principal retorna em toda sua glória!

Returned Soldier:


Toda as músicas contidas na OST (Original Soundtrack) do jogo podem ser ouvidas nessa playlist do youtube.

Efeitos sonoros estão presentes durante todo o jogo e são muito bem elaborados e aproveitados. Apesar de muitos efeitos sonoros serem bem característicos de jogos de tiro, e portanto previsíveis, eles são muio bem atribuídos pelas fases do jogo, proporcionando a dose certa de atenção e adrenalina.

Sensações de urgência e tensão em chefes e hordas de inimigos, bem como explosões e tiros incessantes deixando o jogador sempre alerta aos acontecimentos ao seu redor. Os sons dão uma agradável e rápida resposta ao jogador, executando muito bem seu papel.

Trilhas sonoras e efeitos sonoros, bem como a jogabilidade, podem ser verificados em qualquer fase do jogo, como o mostrado abaixo.



Legado de R-Type III


O jogo foi posteriormente adaptado para Game Boy Advance. Porém, essa versão foi terrivelmente criticada por conta de diversos problemas gráficos e de física. Problemas de colisão, defeitos gráficos, problema de pontuação e funcionalidades faltando.

Tais problemas e o inferior resultado para Game Boy Advance se devem a troca de empresa desenvolvedora para cuidar do "porting" do jogo. A empresa teve pouco ou nenhum acesso ao código fonte original do jogo, além de nenhum suporte de antigos desenvolvedores. Boa parte do jogo foi feita praticamente do zero utilizando-se do original apenas como referência, sem possuirem qualquer experiência de jogo.

O resultado foi o possível de ser alcançado. O resultado é largamente criticado, porém não havia muito o que se fazer. Eu pessoalmente prefiro ficar com a versão do SNES mesmo.

Em outro jogo da série, R-Type Final, a nave R-90 Ragnarok de R-Type III pode ser utilizada, assim como naves de praticamente todos os jogos da série. O jogo, planejado para ser o último da série, foi um tributo a todos os títulos da série e reune todas as naves, armas e equipamentos de cada título da franquia.

Conclusão


R-Type III consagrou-se como um dos melhores jogos da série R-Type, adicionou grandes melhorias em relação ao seu antecessor Super R-Type e corrigiu problemas que o anterior tinha no console. Muitos títulos foram lançados posteriormente aos títulos de SNES, sendo os últimos lançados para plataformas da Sony.

Assim como ocorre com diversas franquias e jogos antigos, fãs do mundo inteiro ainda relembram da série e os mais hardcores jogam até hoje, seja com amigos ou sozinhos mesmo. Como toda série, a popularidade da mesma rendeu vários brinquedos e bugigangas para o delírio dos fãs.

Réplica da R-90 Ragnarok, sua nave em R-Type III

Ter um desses enfeitando seu quarto ou seu computador no trabalho não lhe parece uma ótima idéia? Eu poderia adicionar a minha coleção facilmente!

O carinho dos fãs também rende até hoje homenagens, como os belo papercrafts abaixo.

Toda a majestosidade de R-90 Ragnarok. Note o "Shadow Force" acoplado a nave

Detalhes fazem desse papercraft uma obra de arte!

Quem sabe um dia não teremos um desses enfeitando a sala da N-Party? Só é preciso muita paciência e muita habilidade!

Até a próxima!

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