[Preview] Rune Factory: Tides of Destiny
Por Mario Toledo
Quando alguns haters ou desinformados do universo Nintendo questionam sobre títulos exclusivos da atual geração da Big-N, costumo relatar uma pequena lista de jogos exclusivos que ganharam diversos fãs por sua originalidade e criatividade, além do toque especial que apenas um nintendista fiel consegue apreciar. Dentre estes títulos, sempre tenho o orgulho de aclamar Rune Factory como um dos principais.
Rune Factory é um jogo de fantasia e RPG, que mistura elementos dos jogos de Harvest Moon, adaptado ao seu estilo. Habitado em um mundo fantástico em que monstros circulam em dungeons, o jogador controla um personagem que se vê perdido em uma cidade, sem memória, e é ajudado por uma doce e inocente moradora, que lhe fornece comida e abrigo, além de suas primeiras armas/ferramentas do jogo: uma enxada e um regador.
O conceito de Harvest Moon é muito bem misturado na maneira com que o jogo foi planejado. O jogador deve plantar, cuidar e colher suas plantas através de hortas montadas pelo mesmo, progredindo e ganhando dinheiro. Também é possível namorar e se casar, melhorando seu status, e posteriormente podendo ter um filho.As diferenças do jogo ficam claras quando os elementos de RPG vêm a tona. O jogador possui leveis e status para cada atividade (desde farming ou fishing até swordship e magic), melhorando com o progresso das mesmas. Sim, o jogador também possui level, que aumenta de acordo o com a quantidade de monstros derrotados nas dungeons espalhadas pelo jogo. Além disto, estes próprios monstros podem ser "capturados", servindo como os animais de Harvest Moon, podendo fornecer coletáveis (como leite ou lã) ou servindo com uma habilidade especial (como montaria ou cortar grama).
Seus gráficos cel shading ao estilo anime cativam, e deixam o jogo mais agradável e carismático, tornando apreciadores do estilo fãs da série. De uma forma exclusiva, o jogo conseguiu agradar a todos os fãs de Harvest Moon, que apreciaram o título apesar das grandes mudanças de jogabilidade comparado ao estilo clássico do jogo.
Confira abaixo um gameplay de Rune Factory: Frontier, para o Nintendo Wii.
Não é preciso falar que as versões de DS e Wii fizeram um grande sucesso no oriente e ganharam grandes fãs no ocidente. Com tanto sucesso, uma nova versão para Rune Factory, Rune Factory: Tides of Destiny, foi inevitável como lançamento para o Wii.
O título trás uma história original. Aden e Sonja, dois amigos de infância de sexos opostos, vivem uma vida tranquila em Fenith Island, até serem abatidos por uma maldição que faz com que os dois compartilhem o mesmo corpo, além de transformar a ilha em um lugar estranho, com pessoas das quais eles nunca viram. Agora, explorar a ilha e descobrir seus mistérios é a única maneira de fazer com que tudo volte ao normal.
Para ajudar nesta aventura, Aden e Sonja terão o auxílio de um Golem gigante chamado Ymir, que auxiliará os dois em viagens no mar, pelas terras e em outros processos, podendo levantar barcos e navios afundados.Da mesma maneira como as versões anteriores de Rune Factory, o jogador possuirá atributos e status, que progridem de acordo com a aventura e as ações do usuário. Diversos monstros e inimigos estarão presentes para serem eliminados.
Os gráficos também mudaram em sua nova versão. Uma coisa muito perceptível para fãs da série é que os diálogos não mais terão um avatar do personagem, e sim seu modelo completo, mostrando sua reação de acordo com a conversa. A câmera ingame estará diferente também, saindo do modo estático para mais dinâmico.
O fator Harvest Moon também estará presente, assim como sempre, onde o jogador deverá cuidar da fazenda, colher, plantar, forjar, cozinhar, e por aí vai. O único fator que ainda não foi explicado é o fato do relacionamento, onde como dois personagens presos em um corpo poderão paquerar a fora da cidade.
Rune Factory: Tides of Destiny já foi lançado no Japão para as plataformas Wii e PS3, e deverá ter uma data de lançamento fechada até o fim de 2011.
Confira abaixo seu trailer exclusivo.
Quer divulgar a N-Party? Então vá até a nossa pagina de Divulgação!


