[Retrô] [SNES] International Superstar Soccer Deluxe: o melhor jogo de futebol que já existiu
Por Mateus Beck

Saudações caros leitores deste humilde blog, pode parecer um milagre este ser Lobonesco estar fazendo mais um post assim, em tão curto espaço de tempo, mas isso se deve a um fator milagroso chamado "férias", somado ao Anime Friends que virá logo em seguida.
Já é de conhecimento de vocês - ou não - que o gênero de jogo mais odiado (ou menos jogado) dos videogames pelos retro-gamers é o Esporte, são poucos os que se salvam e são elogiados de fato pelo público das antigas, entre eles: Jogos de Verão (California Games, de Master System e Mega Drive), Mega Man's Soccer (SNES), Mario Golf (NES, Nintendo 64, Game Boy e Game Boy Advance), Mario Tennis (Nintendo 64, Game Boy e Game Boy Advance), NBA Jam (Mega Drive, SNES, Arcade e diversos outros sistemas), Tiny Toon Adventures - Wild & Wacky Sports (no qual já fiz um review, que vocês podem conferir clicando aqui, lançado para o SNES e Game Boy), Looney Tunes B-Ball (SNES) e alguns outros títulos que não vem a mente, mas claro que o nosso querido International Superstar Soccer Deluxe não poderia ficar de fora dessa lista.



Tela de título das três versões:
Mega Drive, SNES e PSX.
A versão Deluxe foi lançada originalmente para Super Nintendo Entertainment System, Sega Mega Drive e Playstation. O jogo é conhecido pelo seus bugs - na versão original -, que fazem com que todos que estejam jogando e assistindo caiam em risadas, sendo um jogo de futebol que ao invés de pregar a rivalidade, prega a diversão de amigos, quem já jogou sabe como é, além de ser um jogo onde é possível tudo acontecer, até mesmo você conseguir virar aquele jogo onde o placar está 2-0 para o adversário, coisa que não acontece nos jogos de hoje - até dá, mas a dificuldade é maior -, ou estou errado?
O incrível é que joguei as três versões, e cada uma delas tem seus bugs particulares, chega até a ser bizarro! Sem contar o juiz cachorro, um cheat presente nas três versões, uma marca registrada do jogo. Antes que me esqueça, é bom lembrar que esse jogo teve muitas modificações não-oficiais, e alguns vídeos do Youtube mostram alguns bugs e atos aparentemente impossíveis provenientes de tais versões, logo, não achem que tudo que vocês assistirem do jogo é possível fazer no original.




"Trio de arbitragem em ação! É mole?
Até o cachorro lhe dá cartão amarelo!"
A versão mais conhecida é a versão de Super Nintendo, não a sua versão original, mas sim modificações não legalizadas feitas na época com diversos nomes (Futebol Brasileiro '96, Ronaldinho Soccer '97, Ronaldinho Soccer '98, World Cup France '98, Futebol Brasileiro '99 e Fútbol Argentino 96 são as versões mais conhecidas e lançadas em cartucho ainda na época do Super Nintendo). O que mais chama a atenção nessas versões é que a narração foi modificada, e no lugar, colocaram uma narração peruana - com exceção do "Fútbol Argentino 96", onde foi colocada uma outra narração. Essa narração ficou muito famosa e até hoje muitos conhecem quando se fala de "MIROOOOOOOOOOOOOOOOO!", "Olha a farta aí!", "Malo tiro!", "Cabeçada!", "NIIAAAAAAAAA! AUTOGOLO!", "La bomba!", "Cartaum vermelho! ECSPULSAUM!", "Roe, Golero!", "Começo!", "Meio tempooo", "AAAMMMHA" (quando dava bicicleta), "UUUUU cuaci!", "Pur poucuh!", entre diversas outras bizarrices clássicas dessa narração. Muitas pessoas acreditam que essas versões foram lançadas oficialmente, o que não é verdade.

"Materazzi ataca novamente!"
O jogo mostra claramente que serviu como base para os jogos de futebol atuais, sua estrutura é bem semelhante, digamos apenas sofreu as alterações naturais do tempo, mas a melhor coisa desse jogo é que ele não tem os diversos comandos complicados como os jogos de futebol atual: ele é simples como uma verdadeira partida de futebol. Os comandos não complicados de entender, não é necessário uma lista de comandos para se aprender (nas cobranças de faltas, nos passes, nos escanteios, os jogos atuais tem comando para tudo), além de ser fácil de pegar os comandos: com 5 minutos de jogo você já consegue saber como jogar, basta só aprender alguns macetes do jogo, mas isso qualquer jogo tem.
A melhor coisa do jogo é que em seus jogos, os resultados finais são imprevisíveis, porque sempre pode acontecer alguma coisa no meio do jogo, a habilidade não é o mais importante, torça para que o juiz seja generoso e que seu time esteja com os jogadores em um bom estado. A prova disso são os campeonatos que a N Party promove, duas vezes já aconteceu daqueles que perderam a primeira partida, mas conseguiram voltar na repescagem e incrivelmente, ganharam o campeonato!

A versão do Playstation, embora seja mais recente e a única versão Deluxe lançada para um sistema 32 Bits, manteve muita coisa da versão originalmente lançada para o Super Nintendo. A jogabilidade não foi modificada, digamos que o jogo apenas sofreu uma "Playstationzada", as alterações costumeiras, alguns gráficos foram modificados (principalmente na tela de opções e as ações no jogo), mas a pior mudança ao meu ver foi a narração, ela não era tão boa como antes (estou considerando a original, não a peruana, que era melhor que a original), ficou parecida com as narrações dos demais jogos do SNES. Apesar de tudo, ainda merece receber o título Deluxe, ela foi bem adaptada para os jogadores daquela época.
Agora vou contar uma história sobre a antiga richa existente sobre os jogos de futebol. A franquia de jogos de futebol "FIFA" foi a precursora do gênero, sendo iniciada em 1993, com o jogo FIFA International Soccer lançado para PC, Mega Drive, Game Gear, 3DO, Sega CD e Amiga, sendo lançado em anos posteriores para SNES, Game Boy e Master System. Antes dessa franquia surgir, a maioria dos jogos de futebol lançados anteriormente estavam fracassados em venda e não atraiam o público. Em 1994, foi lançado o primeiro International Superstar Soccer no Japão (com o nome de "Jikkyou World Soccer - Perfect Eleven", para o Super Nintendo, sendo o início da longa e duradoura concorrência com a franquia FIFA.

Por muito tempo, as pessoas preferiam a franquia International Superstar Soccer à franquia FIFA, concorrência que durou até o Game Cube, com o lançamento do último jogo da franquia chamado de "International Superstar Soccer 3" (também lançado para PC e Playstation 2) em Maio de 2003. Mas será que essa concorrência terminou assim, de repente?

Parece que ultimamente, a franquia FIFA está bem melhor que o Pro Evolution Soccer, não sei dizer se é verdade, mas é o que alguns colegas meus já me disseram, parece que finalmente o FIFA conseguiu se mostrar melhor que o jogo de futebol da Konami.
Os vídeo abaixo mostram alguns gols e lances incomuns (alguns deles, bugs) feitos pelo Lobim na versão Mega Drive (cartucho dele que foi roubado no Ressaca Friends de 2010...), onde ele teve o privilégio de gravar para a gente.
Futebol nunca foi minha praia, sou um tremendo de um perna-de-pau, mas as vezes dou uma baita sorte como zagueiro, não sei por que, mas enfim, futebol pra mim é só no video game, ou melhor, só no International Superstar Soccer Deluxe!
EXTRA: Comparação versão PSX / SNES.










Caso você tenha gostado do jogo, já tenha jogado ou tenha interesse em jogar, não deixe de aparecer na nossa sala no Anime Friends! Estaremos com o jogo lá todos os dias e organizaremos um campeonato do mesmo no dia 17 (embora na tabela do post esteja que o campeonato será realizado no dia 16, o campeonato na verdade será realizado no dia 17, enquanto o campeonato de Super Bomberman 5 será realizado no dia 16), vamos ver quem vai sair vitorioso dessa vez, até o nosso conhecido gritador Juve já perdeu, todo mundo tem chance de ganhar!
Até mais,
Lobim
Quer divulgar a N-Party? Então vá até a nossa pagina de Divulgação!

