[Matéria] O que é um nerd?
Por Silas Virgilio

Hoje em dia é comum colocar rótulos nas pessoas. Uma pessoa que se exercita muito é conhecida como o “bombado”, e a partir daí são associadas várias características, como por exemplo, que ele fique com várias garotas, seja materialista e burro. Enquanto isso, pessoas preocupadas com a saúde e que nunca usariam “bombas” para aumentar sua musculatura e são tímidos para falar com as garotas, se sentem injustiçadas ou pelo menos mal compreendidas.
Se generalizarmos a sociedade pela sua maioria seria possível dizer com certeza que se alguém o visse nesse exato momento lendo um texto em um site que fala sobre a Nintendo diria que você é um nerd, CDF e automaticamente já associaria esse rótulos a características como: não conseguir se relacionar bem com as pessoas e muito menos garotas ou garotos dependendo do seu sexo, estuda o dia todo e tira 10 em todas as provas, só pensa em ciência e tecnologia. Mas você que está lendo não é necessariamente tudo isso, pode até se considerar um nerd, mas não necessariamente tem características tão anti-sociais ou especificas como as citadas. Afinal, o que um nerd se considera? Vamos com calma.
Primeiramente, devo assumir que tive dificuldades em me considerar um nerd e mesmo assim ainda não falo isso para todas as pessoas, para falar a verdade, acho mais fácil alguém simplesmente notar e ter respeito do que sair falando por aí, um exemplo prático disso já aconteceu comigo: estava trabalhando em uma escola de idiomas, já me considerava um nerd e alguém que trabalhava comigo ficou sabendo, com isso eles começaram a alegar que não era um nerd, pois eles sempre imaginavam um nerd como um garoto gordo usando roupas estranhas, babando e resolvendo equações do terceiro ano de faculdade de física o dia todo. Estranho, não?
Você, que deve estar interado sobre eventos de anime, feiras de tecnologia, entre outras coisas, deve ter achado no mínimo estranha e até mesmo ofensiva essa descrição. A cultura nerd tem se propagado em larga escala nos meios de comunicação mais conhecidos; todo Anime Friends é recheado de jornalistas, a Campus Party já representa uma feira de alto nível no país e ambos seus frequentadores tem algumas outras características em comum.
Em geral, os nerds de hoje em dia estão sempre que possível em busca de algum tipo de conhecimento diversificado e um tanto quanto alternativo, podendo variar desde cultura japonesa, língua japonesa, linguagens de programação não aprendidas no colégio, etc. Tudo isso não significa que a pessoas necessariamente irá tirar boas notas na escola, ser nerd representa estar ciente de uma diversificada gama de cultura, mas não se menospreze por não saber tudo que os autores do blog Jovem Nerd ficam falando, afinal definir um nerd não é saber como definir uma célula eucariótica, entre outras coisas. Ser nerd varia de pessoa para pessoa, mas acima de TUDO, um nerd é uma pessoa que vai contra o que a maioria diz ou faz, o resto vai de cada pessoa e cada estilo.
O Gamer
Gamer é aquele cara que curte muito coisas relacionadas a videogames em geral, ele acompanha as notícias gerais de todos os jogos, ou mais especificamente aquelas séries que ele tanto gosta e acompanha por muito tempo, ou até mesmo de algum sistema específico. Em geral, joga melhor que um jogador casual, mas não necessariamente é campeão de algum jogo. Com o contato constante com jogos em geral, é interessado em tecnologia também e pode acabar por dar origem a um site ou pelo menos acompanhar um blog relacionado a video games, como você que neste momento lê esse amável blog sobre a Big N.
O Otaku
Esse já é um cara que gosta muito de cultura japonesa em geral, desde os animes até bandas nipônicas. Frequentadores assíduos ou não dos principais eventos de anime que, em geral, se localizam em São Paulo, como Anime Friends e Anime Dreams. É preciso muito cuidado, pois no Brasil, o termo “otaku” ainda não é tratado como algo muito perjorativo, ele ainda pode ser relacionado com alguém que de vez em quando lê alguma série de mangá ou assiste a um episódio de anime. Porém, no Japão, esse já é um termo muito perjorativo e é sinônimo de alguém que não sai de casa, pois fica o dia todo vendo animes, é um pervertido que “brinca” com suas bonecas de personagens e isso vai de mal a pior. Mas não se preocupe leitor, no Brasil ainda não chegamos a esse nível de significado para a palavra, porém cuidado o preconceito está a solta.
O Geek
Um cara que gosta muito mesmo de tecnologia, em geral acompanha blogs de notícias, entende do funcionamento de diversos aparelhos eletrônicos. Nem sempre tem dinheiro para comprar tudo que pesquisa, é claro. Este é o típico Geek, que também curte muito ficção científica como Star Wars ou Star Trek, entre outros. Frequenta, em geral, feiras de tecnologia e entretenimento digital.
Estes são apenas exemplo gerais que usei, o leitor encontrará durante seu percurso de vida pessoas que gostam mais de RPG, outros que são muito fãs de física e estudam a física quântica quando ainda estão na oitava série. Por ora vou dar o meu perfil nerd:
“Gosto muito de videogames e sou fã em específico da série Zelda e o jogo de luta Soul Calibur. Acompanho animes desde o primeiro colegial, comecei com Naruto, mas hoje em dia já tive a oportunidade de conhecer diversos outros. Sou um grande fã do Rock japonês, em especial acompanho a banda Do as Infinity. Dentre tudo isso, o que eu sou mais fã mesmo é a robótica e tecnologia.
Hoje estou cursando Engenharia Elétrica e pretendo passar parte da minha vida trabalhando em projetos de robótica ou tecnologia. Dou-me muito bem com computadores, talvez nem tanto quanto alguns formandos em Ciencia da Computação do grupo, mas mesmo assim não passo vergonha e estou sempre em busca de mais e mais conhecimento. Conhecimento é a chave da minha vida.”
Esta foi uma descrição simples, afinal somos muito mais do que um punhado de linhas. Quem puder no ajudar, por favor comente qual o seu estilo!
Até a próxima.
Quer divulgar a N-Party? Então vá até a nossa pagina de Divulgação!
