[Retrô] [GB] Megaman IV
Por Silas Virgilio

Olá leitores, estou aqui mais uma vez trazendo um jogo retro para ajudar nosso amigo Lobim na tarefa de convencer as pessoas de que o retro também é bom! Relembrar é viver, mas esse eu acho que ninguém esquece: Rockman 4. O que? Não conhece o Rockman? Então talvez entenda melhor assim: Megaman 4. Isso mesmo, por mais que no ocidente as pessoas reconheçam melhor o nome Megaman, a série foi conhecida como Rockman no Japão. Agora vamos aos negócios!
Por que Megaman 4?

Eu tive o prazer de ser presenteado quando criança com os cinco jogos da série original megaman lançados para Game Boy. Obviamente já joguei muito os cinco, porém o quarto sempre me chamou mais a atenção. O final é um dos mais desafiadores se você joga pela primeira vez, há uma demonstração de relacionamento entre um dos chefes e Megaman que marca a história, além de um ótimo equilíbrio de dificuldade e uso dos poderes adquiridos.
A fórmula.
Hoje em dia, a fórmula usada para cada Megaman varia muito, alguns usam mais elementos de RPG, outros usam um sistema de exploração de mundo mais complexo, entre outros. Porém, a fórmula que fez com que essa série ganhasse o sucesso que tem hoje, começou bem simples.
Ao início do jogo, você escolhe um chefe que deseja enfrentar, vai para a sua fase que geralmente tem adversários e cenários que remetem ao poder do chefe e por fim o derrota. Ao final de 4 chefes, você é transportado para uma fase onde ficará mais próximo do verdadeiro vilão por trás disso: Willy.
Depois chegam mais quatro chefes, dessa vez com um nível maior de dificuldade e enfim o confronto final. O confronto final é a parte que mais varia de jogo para jogo. Em geral, o jogador passa por uma fase que nada mais é do que uma mistura entre os desafios enfrentados pelo jogador. Enfim uma parte que deixa jogadores desprevenidos com mais medo do que o chefe final: é uma área onde você é obrigado a derrotar chefe por chefe que você encontrou no decorrer da história.
P chips.

Em Rockman 4 há uma inovação: em vez do jogador depender apenas dos itens que encontra no chão ao derrotar inimigos para conseguir vidas extras, recarga de armas especiais ou energia, é possível ao final de cada fase usar P chips para adquirir itens de suporte como vida extras ou tanques de energia. Esses P chips são obtidos a partir de adversários no decorrer da fase assim como a maioria dos itens do jogo.
História.

A história em Rockman 4 para Game Boy é mais simples do que a versão original lançada pra NES. Enquanto a versão original conta a história com um cientista russo (na época era moda ficar imaginando que tudo na Rússia era macabro e malvado) em vez do típico Dr. Willy. Esse cientista, chamado Cossack, criou oito robôs para dominar o planeta. Entretanto com o decorrer da história, Willy surge novamente e se mostra o verdadeiro vilão por trás de tudo.
Conclusão.
Por mais que a versão de Rockman 4 para NES tenha uma história mais forte, entre outras diferenças, a versão para Game Boy mostra um ótimo serviço e merece ser jogada até o fim. Para que fique mais divertido, evite detonados das últimas fases, pois elas serão as que mais vão desafiar seu raciocínio.
Por que Megaman 4?

Eu tive o prazer de ser presenteado quando criança com os cinco jogos da série original megaman lançados para Game Boy. Obviamente já joguei muito os cinco, porém o quarto sempre me chamou mais a atenção. O final é um dos mais desafiadores se você joga pela primeira vez, há uma demonstração de relacionamento entre um dos chefes e Megaman que marca a história, além de um ótimo equilíbrio de dificuldade e uso dos poderes adquiridos.
A fórmula.
Hoje em dia, a fórmula usada para cada Megaman varia muito, alguns usam mais elementos de RPG, outros usam um sistema de exploração de mundo mais complexo, entre outros. Porém, a fórmula que fez com que essa série ganhasse o sucesso que tem hoje, começou bem simples.
Ao início do jogo, você escolhe um chefe que deseja enfrentar, vai para a sua fase que geralmente tem adversários e cenários que remetem ao poder do chefe e por fim o derrota. Ao final de 4 chefes, você é transportado para uma fase onde ficará mais próximo do verdadeiro vilão por trás disso: Willy.
Depois chegam mais quatro chefes, dessa vez com um nível maior de dificuldade e enfim o confronto final. O confronto final é a parte que mais varia de jogo para jogo. Em geral, o jogador passa por uma fase que nada mais é do que uma mistura entre os desafios enfrentados pelo jogador. Enfim uma parte que deixa jogadores desprevenidos com mais medo do que o chefe final: é uma área onde você é obrigado a derrotar chefe por chefe que você encontrou no decorrer da história.
P chips.

Em Rockman 4 há uma inovação: em vez do jogador depender apenas dos itens que encontra no chão ao derrotar inimigos para conseguir vidas extras, recarga de armas especiais ou energia, é possível ao final de cada fase usar P chips para adquirir itens de suporte como vida extras ou tanques de energia. Esses P chips são obtidos a partir de adversários no decorrer da fase assim como a maioria dos itens do jogo.
História.

A história em Rockman 4 para Game Boy é mais simples do que a versão original lançada pra NES. Enquanto a versão original conta a história com um cientista russo (na época era moda ficar imaginando que tudo na Rússia era macabro e malvado) em vez do típico Dr. Willy. Esse cientista, chamado Cossack, criou oito robôs para dominar o planeta. Entretanto com o decorrer da história, Willy surge novamente e se mostra o verdadeiro vilão por trás de tudo.
Conclusão.
Por mais que a versão de Rockman 4 para NES tenha uma história mais forte, entre outras diferenças, a versão para Game Boy mostra um ótimo serviço e merece ser jogada até o fim. Para que fique mais divertido, evite detonados das últimas fases, pois elas serão as que mais vão desafiar seu raciocínio.
Até aproxima.
Quer divulgar a N-Party? Então vá até a nossa pagina de Divulgação!
Ajude a trazer o mestre Miyamoto para o GameWorld 2011!

