[Retrô] [GB] The Legend of Zelda: Link's Awakening
Por Silas Virgilio

Leitores e leitoras, enfim estou de volta. Sei que não sentiram minha falta, afinal temos uma ótima equipe e sou apenas mais uma engrenagem do sistema. Pois bem, não voltei da praia nem da China, mas sim de um ano de hiato onde fiquei estudando todos os dias em busca de uma vaga em uma universidade pública. Se eu consegui? Só o tempo dirá. Pra quem acha que o único gamer retro aqui é o Lobim, está quase certo. Eu e outros membros também apreciamos jogos mais antigos e hoje estou aqui para falar sobre The Legend of Zelda: Link’s Awakening.
Esse título foi lançado em 1993 originalmente para o portátil Game Boy. Seu mapa gigante, inúmeros inimigos, dungeons, tornaram o jogo inesquecível e muito acima do que as pessoas esperavam ver em um Game Boy. A série já era famosa na época e sua recepção no portátil da Big N foi muito boa. Vendeu 3,3 milhões de unidades até 2004. Ficou entre os mais vendidos por 90 meses e arrecadou diversos prêmios, mas vamos ao que interessa!
História.

A história começa com o nosso herói Link viajando com uma jangada em alto mar, uma loucura, diga-se de passagem, quando começa uma tempestade muito forte e o derruba em uma ilha. Ele acorda na praia de um lugar desconhecido, onde ele encontra Marin e seu pai Tarin (mega criativo o pai dela não?), eles lhe contam que o lugar que ele se encontra é uma ilha chamada Koholint. Marin tem um grande sonho de um dia viajar o mundo e fica muito entusiasmada com o herói ao saber que ele veio do mundo fora da ilha. Quando Link consegue recuperar sua espada, uma coruja, a mesma que aparece em Ocarina of Time, conta a ele que o único modo de sair da ilha é acordar o Wind Fish que se encontra em repouso dentro de um ovo no alto de uma montanha. Para isso o herói deve reunir oito instrumentos musicais mágicos e tocá-los em frente o ovo. É claro que essa busca não será facilitada pelas entidades do mal presente na ilha e é ai que a história começa pra valer!
Jogabilidade.

A jogabilidade é muito simples, o jogador usa as teclas direcionais para movimentar o personagem e os botões A e B para usar os itens, geralmente a espada e algum item especial. Muitas pessoas reclamaram que era ruim ter apenas dois botões para tantos itens. Quem conhece a série já deve saber que a cada dungeon visitada, você recebe um novo item. Na hora de alterar itens para diferentes situações parece chato ter que apertar o menu e colocá-lo no botão A ou B, porem garanto que com o passar do tempo isso o jogador se acostuma e nem se sente mais desconfortável.
Trilha Sonora.

Como já é de praxe da série Zelda, a música é brilhante e inesquecível. Uma cena muito famosa é quando Link reúne os oito instrumentos e toca Ballad of the Wind Fish com o som dos oito instrumentos, é uma música linda. Além das músicas que o herói aprende com a ocarina que consegue, cada local tem músicas muito bem trabalhadas e marcantes. Mais um pra lista de jogos em que você não precisa colocar um heavy metal no ouvido para suportar a jogatina.
Gráficos.

A primeira versão do jogo possuía gráficos em preto e branco (pois eram as cores do Game Boy clássico), muitos reclamaram alegando que o jogo merecia cores, devido a sua riqueza de detalhes nos cenários. Devido a tantas reclamações nesse sentido e seu sucesso imbatível, o jogo rendeu uma nova versão totalmente colorida: The Legend of Zelda: Link’s Awakening DX lançado para o Game Boy Color. Uma digna versão de luxo, que contava com todas as qualidades de seu antecessor e ainda uma dungeon extra. O jogador que alcança o final dessa dungeon tem o direito de escolher entre uma roupa vermelha, que aumenta sua força, ou uma roupa azul, que aumenta sua defesa. A versão DX recebeu ainda mais prêmios e vendeu 2,2 milhões de unidades.
3DS
Rumores dizem que no serviço de virtual console para o 3DS. Link’s Awakening DX estará disponível e quem sabe sem sequer custo. Mais uma prova da qualidade desse título.
Avaliação Final

The Legend of Zelda: Link’s Awakening é um sucesso absoluto e que não envelhece, seja há18 anos ou semana que vem, o jogo é bom e lhe instigará a chegar até o final com muito orgulho. Quem for um bom jogador e não morrer nenhuma vez até derrotar o chefe final terá uma surpresa! Mas quem decidir roubar a loja do jogo (acredite é possível e você ficará tentado a fazer isso) terá uma surpresa não tão agradável ao fazê-lo. Espero que tenham gostado, até a próxima!
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