[Matéria] As grandes desenvolvedores e seus games na web
Por Mario Toledo
O Hype incrível que se deu rente ao desenvolvimento de games para web foi impressionante. Desde o surgimento do Facebook, milhares de aplicativos foram desenvolvidos, e grande parte voltado para a área de games digitais.
Jogos ao estilo Farmville, Cityville e muitos-outros-ville são cada vez mais comuns entre os usuários de redes sociais. É tão comum, que diversas outras desenvolvedoras criam estilos idênticos postergados a outros títulos, sem nenhuma criatividade.
Devido ao sucesso (e ao incrível fim lucrativo ao qual o mercado se tornou), empresas famosas começaram a aderir à onda de desenvolvimento de games para redes sociais. Entre elas, nada mais nada menos do que a Square Enix.
A Square Enix entrou de cabeça nos jogos para redes sociais, lançando dois games para o Facebook: Chocobo's Crystal Tower e Knights of the Crystal.
Em Chocobo's Crystal Tower, o jogador terá posse de uma "mini-fazenda" de Chocobo's, onde deve criar Chocobo's até que eles atinjam uma idade adulta o suficiente para começarem a explorar Dungeons.
O jogo possui a mesma interface dos jogos produzidos pela Zynga, e é muito semelhante a outros jogos que exploram a simulação (mesmo fantasiosa)
Ja em Knights of the Crystal, o jogador criará um personagem que possuirá atributos básicos de um personagem de RPG, além de ter a possibilidade de trocar de classes (as mesmas existentes no universo de Final Fantasy) com o decorrer do jogo.
O jogador poderá enfrentar diversas quests, das quais reduz seu numero de AP (numero de ações que o personagem pode fazer por turno). Assim, caso o jogador queira passar de level, ou concluir determinada quest, deve voltar no outro dia até que seus AP'S estejam recuperados.
Ambos os jogos chamaram muita atenção, até para aqueles que não são fãs de games sociais, apelas pelo nome da Square.
Fomos todos tr00lados.
Para aqueles que gostam de games casualíssimos em redes sociais, não há o que reclamar da simplicidade do que são os jogos da Square... Mas não espere encontrar algo extraordinário... A adaptação que o nome Square sofreu para se encaixar neste meio foi algo estrondoso.
Ambos os games são simplérrimos. Como qualquer jogo do meio, a desenvolvedora te força a voltar insistentemente a jogar para que cumpra com seus objetivos... Não existem novidades, a não ser a grande necessidade de compra de ítens, tanto por dinheiro no jogo, quanto dinheiro real, o que força as pessoas a ficarem deste jeito:
O mercado de games para redes sociais gira em torno do lucro em cima daqueles que têm a necessidade de se viciarem com algo. O momento em que isso gera muito dinheiro, torna o produto muito rentável, a um custo de produção baixíssimo, sem a necessidade de produção de qualquer coisa a partir da matéria prima, fora a excessão da qualidade.
Estou muito satisfeito em continuar a jogar meus jogos nos consoles, mas não quer dizer que de vez em quando não visitarei meu chocobo para alimenta-lo.
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