Nintendo - 12/10/2010

[Matéria] Por que é tão dificil o desenvolvimento de jogos nacional ?



Uma má notícia abalou os jogadores, sobre o possível fechamento da Ubisoft aqui no Brasil.
Até onde se sucede a notícia, a empresa encerrará suas atividades no cenário nacional, mas sem uma confirmação oficial.

A Ubisoft havia se firmado no país há 2 anos, trazendo um grande "boom" para todos os desenvolvedores de jogos nacionais, e sendo fonte de informações em todas as mídias específicas.
Infelizmente, a mesma não recebeu o retorno esperado, ficando em uma situação complicada.

Este tipo de problema acontece com diversas empresas ou grupos que desejam ingressar no cenário do desenvolvimento de jogos nacionais, porém, não possui o apoio necessário. É muito comum um grupo ou empresa ter uma motivação muito grande de fazer o projeto acontecer, e ter as portas fechadas na cara por possíveis patrocinadores nacionais, que não têm esperança no projeto.



O que muitas empresas e estudios costumam fazer é procurar o apoio de patrocinadores de outros países, tendo de se conciliar as regras aos mesmos, mudando muitas vezes sua proposta e suas idéias iniciais.

Outro ponto que costuma influenciar na dificuldade do processo são os impostos exigidos pelo governo, que chegam a ser exorbitantes. A empresa acaba não aguentando ao abuso imposto pelo governo, e falindo em parte da desenvolvedora.

Por fim, o Brasil acaba sendo o país pioneiro quando se trata no consumo de produtos piratas. Isto muitas vezes não acontece por motivo das pessoas, mas sim do preço exorbitante dos produtos importados, fato que ocorre por causa dos impostos feitos pelo governo em cima dos mesmos. Por este fato, as vendas dos jogos acaba sendo muito baixa, e mostrando as empresas estrangeiras que o Brasil ainda não é uma fonte de renda segura.





Mas ainda existem pessoas lutando pelo desenvolvimento do país em cima do desenvolvimento de jogos. Empresas como a Activision e a Blizzard pretendem investir no país, criando sedes nacionais para produção e criação de games, assim sendo, não aplicando os impostos sobre os games, fazendo com que os jogos sejam mais baratos.

E por fim, temos o ja conhecido Jogo Justo, campanha criada por Moacyr Alves, propondo criar uma lei que proponha a redução dos impostos sobre os jogos e produtos eletrônicos, criando produtoras de games nacionais, abaixando os impostos e ao mesmo tempo gerando empregos. Para conhecer mais sobre a campanha, acesse: www.jogojusto.com.br


Só esperamos que a lei seja consciente, e que acredite no Brasil assim como os jogadores e desenvolvedores nacionais acreditam.

Leia Também

Nintendo - 30/01/2015

Pérolas do DS: The Legendary Starfy - bom até debaixo d'água

Volta e meia, eu menciono meu falecido Nintendo DS Lite preto, com a mesma saudade que falo de amigos perdidos do Ensino Médio e de amores que nunca foram. Tivemos três anos muito felizes, nos quais redescobri os vide...

Leia Mais...

Nintendo - 29/08/2014

Nintendo dá fôlego novo ao 3DS em Nintendo Direct Japonês

Hoje, às 8h00, aconteceu o Nintendo Direct Japonês focado no Nintendo 3DS, que já estava anunciado desde quarta-feira. No começo da apresentação, Shulk foi apresentado como um personagem jogável nas duas versões do...

Leia Mais...