Nintendo - 21/09/2010

[Matéria] O rumo dos games na internet


Antes de mais nada, os leitores deste post podem estar pensando em o por que de um site como o N-Party estar comentando sobre jogos que não são de consoles, muito menos da Nintendo, e que ainda são considerados casuais.
Infelizmente, como gamers, não podemos ter a cabeça fechada apenas para jogos "hardcores". Os games para computador tomaram um rumo diferente de onde começaram, principalmente devido ao surgimento da internet, e consigo, a possibilidade de uma aplicação visual que interage com o usuário, mais chamada de aplicação em Flash


Hoje em dia é muito mais comum você ver uma pessoa com o hábito de acessar redes sociais apenas com o intuito de jogar. Isto pode ser facilmente compreendido, simplismente pelo fato da possibilidade unir o útil ao agradável.
A maioria dos jogos em flash na internet são jogados por jogadores casuais, sem uma interatividade maior com os games, e apenas com o intuito de se distrair.
A possibilidade de jogar o mesmo jogo online, e com amigos, aumenta a popularidade do mesmo, chegando a um ponto bem definido onde o game interage diretamente com o relacionamento de pessoas.

Agora, quando a união de um jogo com uma fórmula de atração desta população casual se une com uma outra fonte de entretenimento que são as redes sociais, o sucesso é inevitável, principalmente diante das possibilidades.
Os jogadores assíduos de games em redes sociais normalmente procuram por algo fácil e simples de ser jogado, enquanto os desenvolvedores dos jogos procuram por uma maneira de manter os jogadores jogando pelo maior numero de vezes possíveis, e fazer com que o jogador permaneça acessando o jogo sempre que possível.
O resultado destas duas frentes chega em jogos onde normalmente o jogador executa ações que levam algum tempo para se obter resultado, e que fará com que o mesmo ganhe de seu amigo, de alguma forma.

Por exemplo, o jogo mais acessado do Facebook, o Farmville, é um exemplo do mesmo. O jogo segue a mesma linha da famosa franquia Harvest Moon, só que sem uma história: O jogador deve tomar conta de uma fazenda, escolhendo suas plantações, aguardando por sua produção, e vendendo os frutos em troca de dinheiro.
Com o dinheiro, o jogador pode comprar diversos ítens fornecidos pelo jogo, dos quais podem melhorar sua produção, ou podem apenas deixar sua fazenda mais bonita.
A cada achievment completo, um anuncio é feito no facebook para os amigos do jogador, fazendo desta forma uma publicidade para o jogo, e um desafio para que o seu amigo (ou adversário) o supere.

Desta maneira, o Farmville se tornou muito conhecido, fazendo com que pessoas criassem contas no Facebook apenas para joga-lo. Assim sendo, diversos outros jogos foram criados em cima destas fórmulas, criando um novo rumo para os jogos via browser.

Mas não é porque não é um jogo de console que não devemos apreciar a sua arte. Mesmo jogadores hardcores aderiram ao novo estilo de jogatina




De toda forma, devemos apreciar os games como um todo, apesar do rumo em que esta tomando... principalmente por ser uma das maneiras do Brasil ganhar voz dentre os mercados de games, e ser um ótimo incentivo aos jogadores casuais procurarem outras formas de se entreter diante dos games.

Leia Também

Nintendo - 30/01/2015

Pérolas do DS: The Legendary Starfy - bom até debaixo d'água

Volta e meia, eu menciono meu falecido Nintendo DS Lite preto, com a mesma saudade que falo de amigos perdidos do Ensino Médio e de amores que nunca foram. Tivemos três anos muito felizes, nos quais redescobri os vide...

Leia Mais...

Nintendo - 29/08/2014

Nintendo dá fôlego novo ao 3DS em Nintendo Direct Japonês

Hoje, às 8h00, aconteceu o Nintendo Direct Japonês focado no Nintendo 3DS, que já estava anunciado desde quarta-feira. No começo da apresentação, Shulk foi apresentado como um personagem jogável nas duas versões do...

Leia Mais...