[Matéria] Créditos: Você os acompanha ?
Por Mario Toledo
Se você algum dia já fechou algum jogo, provavelmente chegou naquele momento em que nomes e mais nomes começam a subir na tela, e aquela coisa maçante de vermos nomes dos quais a maioria nunca ouvimos falar te faz com que você pressione mais rápido qualquer botão a sua frente para tentar pular os créditos, e caso seja impossível, você deixa o console de lado, e vai tomar um café enquanto as letras sobem.
A aparição dos créditos é o momento de conquista do jogador. Determina o fechamento do jogo, e a conclusão do objetivo imposto pelos senhores desenvolvedores do mesmo. Por tal, deveria ser obrigatório que lêssemos todos os nomes daqueles que te fizeram jogar por tantas horas, mas quando uma tela preta aparece, e letras brancas começam a subir, seu cérebro se desliga por um momento, e volta à ativa quando a tela de "Press Start" reaparece.
Mas felizmente, existem jogos em que os créditos acabam sendo tão divertidos quanto o próprio jogo, seja pela música de fundo, ou por mostrar cenas adicionais do jogo, e até mesmo por ter uma interatividade com o jogador.
Começando por nada mais nada menos que Super Mario World, onde após o tão esperado momento de resgate da princesa, os créditos aparecem juntamente com uma cena de Mario e Peach retornando a Yoshi's House, com os bebês Yoshi atrás, em uma trilha sonora excelente, e com os inimigos enfrentados durante o jogo.
Novamente com Mario, em New Super Mario Bross Wii, o jogador poderá fazer algo inovador: Ao aparecerem os créditos, uma espécie de minigame será iniciado, onde os jogadores devem quebrar o maior número de letras dos créditos possíveis, para obter moedas, e ver quem ganha no final.
E para terminar, o meu preferido, apesar do esperado descontentamento de Lobim: Pokémon Pearl. Depois de tantas horas de suor treinando seus Pokémons, os créditos aparecem com um pequeno vídeo ao fundo, onde o treinador retorna para casa, em uma trilha sonora excelente, e com direito a mostrar hilights de sua aventura.
Os créditos devem trazer ao jogador uma experiência de realização. Se você, leitor, se sentiu assim ao término de algum jogo, compartilhe conosco. Comente!