[Especial] Independência ou Morte!... nos Games!
Por Mario Toledo
Todos nós conhecemos (ou espero que conheçam) a história da Independência do Brasil, rente a colonização de Portugal, onde através de uma suposta luta travada por D. Pedro I, também conhecido como Pedrinho-Mão-De-Martelo, deu seu grito da independência às margens do Rio Ipiranga. Quem desconhece da história, vá para a escola, ou relembre dos fatos tratados e não contados no Nerdcast nº 172: Brasil Império
Mas o que muita gente também não lembra, ou esquece de se lembrar (o que se cai em uma redundância), é que os jogos também dão seus gritos de independência, em cada um no seu estilo.
Então, neste 7 de setembro, vamos comemorar a independênia (ou quase) de nossa nação, ao nosso estilo gamer, relembrando de cada uma destas relíquias.
A começar por Famicom Wars, lembrado por nosso old school gamer, Lobim. O jogo de estratégia tática das antigas, do Famicom, desenvolvido pela Intelligent Systems, em 1988, não foi lançado fora do Japão, até chegar seu remake para o Nintendo DS.
O jogo constíuía em duas nações se enfrentando: os Red Star ou Blue Moon, devendo conquistar ou o território inimigo, ou derrotar todo o seu exército.
Por ser o primeiro jogo de guerra ja lançado, o Famicom Wars deu origem a jogabilidade de diversos outros jogos, como Advanced Wars e consequentes.
Menos agressivo e mais diplomático que Famicom Wars, em King Arthur's World, para o Super Nintendo, o jogador controlava o rei Arthur, rondando a história da tabula redonda, e seus integrantes, que aparecem em alguns diferentes leveis para ajudar ao rei.
Jogo perfeito para algum pseudo-anarquista-diplomata que chegou em uma locadora para alugar um jogo qualquer.
Em nossa geração atual, diversos jogos baseados em estratégias de impérios e tomadas de decisões foram criados.
A começar a falar de meu preferido, Little King's Story. No jogo lançado exclusivamente para o Wii, o jogador controla um pequeno rei, dono de um minúsculo reinado, que poderá florescer com a ajuda do jogador. Através do pequeno rei, o jogador poderá construir novas construções na cidade, assim sendo, trazendo moradores consigo.
Cada morador inicia com a profissão de fazendeiro, agregando dinheiro ao reino. O jogador poderá construir novas casas de profissões, assim sendo, para que o fazendeiro vire guarda da cidade, lenhador e etc.
O mais chamativo em Little King Story é o fato de que o rei deve se aventurar, juntamente com um grupo seleto pelo jogado, através dos mapas ao redor do reino, com uma espécie de RPG, onde enfrentar novos inimigos pode aumentar o tamanho do reinado, até que ele atinja seu tamanho máximo, e se torne um reino por completo.
Existem diversos outros jogos que nos submetem à semelhança rente a independência do Brasil, e sua luta pela monarquia, mas seria incrívelmente difícil listar todos. Apenas podemos concordar de que se a história de Pedrinho-mão-de-martelo fosse contada em um game, Mortal Kombat seria um jogo para crianças perto do mesmo.
E voce leitor, se recorda de algum jogo semelhante ? Não deixe de comentar!