[Preview] Super Scribblenauts
Por Mario Toledo
Os possuidores do portátil Nintendo DS devem se lembrar das incríveis promoções feitas por Scribblenauts. Em diversos tipos de mídia, foram divulgadas as possibilidades de se fazer o que quiser dentro de um jogo, dar vida ao que quiser, sendo sua criatividade o limite. Infelizmente, Scribblenauts não atendeu tudo ao que dizia, e acabou no esquecimento.
Para quem não conhece, Scribblenauts se trata de um jogo simples e complexo, ao mesmo tempo. No controle de Maxell, o jogador deve coletar a estrela através dos obstáculos fornecidos pela fase. Simples ? Talvez, em excessão de que Maxell não possui armas ou pulos que eliminam adversários. O poder de Maxell se baseia em dar vida ao que ele escrever em seu caderno. O jogador têm a possibilidade de digitar palavras e objetos com algum sentido no DS, e o mesmo aparecerá próximo de Maxell, que poderá interagir com o mesmo.
Esta possibilidade de jogatina atraiu a muitas pessoas,principalmente à aquelas que jogam games casualmente. De fato, Scribblenauts cumpre com aquilo que fala: dar vida a palavras. Infelizmente, é apenas nisto em que o jogo se baseia.
Ao entrar em contato com o jogo, aquele gamer que ficou esperando assíduamente ao seu lançamento, através de propagandas incessantes, teve um grande desapontamento quanto a jogabilidade de Scribblenauts.
Em primeiro, o número de palavras é muito limitado. O jogador pode sim dar vida a muitas coisas, porém, apenas aquelas que tiverem sido programadas, e que não tenham nenhuma relação com copyright. Além disso, qualquer adjetivo atribuido à palavra, será descartado.
Segundo, o jogo estava recheado de pequenos "bugs". Algumas vezes, ao tocar na tela, Maxell executava ações não desejadas, ou coisas aconteciamde maneiras que não deveriam, além de um complicado sistema de controle sobre o personagem.
Abaixo, segue um vídeo de pequenas "imperfeições" trazidas de Scribblenauts:
Tudo isto acarretou em uma decepção rente ao jogo, que caiu no esquecimento dos jogadores. Diante da situação, a desenvolvedora 5th Cell anunciou a sequência de Scribblenauts, chamado Super Scribblenauts
Super Scribblenauts trará uma série de novidades, a começar pela criação de objetos. Agora, o jogador poderá atribuir adjetivos e propriedades as suas criações. Caso o jogador digite "Grande Macaco Azul", um Macado grande e azul aparecerá próximo a Maxell. Isto ja é uma grande evolução do jogo, que se aproveitará desta possibilidade para criar níveis desafiadores, que prometem fazer o jogador perder horas para resolver o nível.
Diversos bugs foram resolvidos, o que era uma grande dor de cabeça para os jogadores. Agora, as criações trazem consigo não só propriedades básicas como relações, mas também atributos importantíssimos, como peso e colisões.
Assim como em sua versão anterior, o jogo terá a possibilidade de jogar em Português-Brasileiro (PT-BR), ato que deve ser tratado com grande carinho pelos jogadores brasileiros.
Também existirão novos modos de jogo em Super Scribblenauts. Em sua versão anterior, o jogador poderia vencer a fase de 3 modos diferentes para pegar a estrela, ou entrar em um modo com mais ação, onde o jogador deveria eliminar inimigos para adquirir a estrela. Agora, também sera possível jogar um modo desafio, com recursos reduzidos, e um objetivo criado pelo jogo.
Infelizmente o jogo ainda não possui nenhum modo multiplayer. Porém, isto é compensado com seu incrível modo de criação de fases, que agora foi melhorado. Antigamente, o jogador tinha poucas possibilidades de criação, e uma grande limitação quanto a criação de objetos. Agora, o jogador poderá adicionar mais criações, definir plataformas e oceanos, e definir objetivos para o jogo.
A data de lançamento para Super Scribblenauts é de 12 de outubro. A promessa novamente é de que saia um incrível jogo, mas por nossa experiência, teremos que esperar até a data para acompanhar.
Abaixo está o trailer do jogo exibido na E3 deste ano.