[Matéria] O que acontece quando jogos se tornam animes?
Por Mario Toledo
É muito normal que um jogo original japonês de muito sucesso se torne um anime da franquia. Alguns gamers talvez não se lembrem de todos, mas isto acontece desde os primórdios da terra, onde pequenas crianças infames ligavam seus televisores e se deparavam com o anime "Fly, o pequeno guerreiro", originalmente chamado de "Dragon Quest: Dai No Daibouken".
Isto mesmo. "Fly, o pequeno guerreiro" era um anime baseado em Dragon Quest. No Japão, isto havia ficado extremamente claro com o seu título, que foi traduzido ao chegar no Brasil.
O sucesso de Dragon Quest no Japão é insuperável. A cada novo lançamento do jogo, é declarado uma espécie de feriado no país. Porém, apesar do anime ter sido muito popular, ele não era exatamente fiel ao jogo. Ele sim trazia muitas origem do game, e foi considerado um anime de sucesso no Japão, mas acabou sendo descontinuado, baseando seu sucesso em cima do nome do jogo.
Caso voce queira relembrar a abertura oem português do anime, veja o vídeo abaixo.
É muito normal que quando um jogo faça um sucesso grande, criem um anime baseado no mesmo... mas infelizmente, a grande maioria acaba se esvaindo da história original, e perdendo seu foco ao longo do roteiro. Isto aconteceu com Pokémon.
Pokémon, é sem dúvida, o anime baseado em jogo que teve o maior sucesso entre todos. Em seu início, Pokémon trazia diversos elementos contidos no jogo. Com o tempo, e com o sucesso, o roteiro foi se modificando, e cada vez mais, se adaptando. O anime chegou a uma fase em que o jogo e o anime seguem histórias paralelas, e infelizmente, para tentar manter o público fiel assistindo o mesmo, caiu na mesmice, sem novidades ou algo interessante que nos force a assisti-lo.
Porém, existe um mangá chamado "Pokémon Adventures", que retrata fielmente a história do jogo em forma de mangá. Recomendo fielmente a todos os fãns do game.
Abaixo, segue o vídeo da abertura original japonesa de Pokémon, que na minha opinião, é melhor que a adaptada, e que ainda tinha traços do jogo.
Monster Rancher, sem dúvidas, foi o que sofreu as maiores adaptatações. Para quem não conhecia o jogo e assistiu ao anime, indicou que o mesmo era uma cópia de Pokémon. Sem dúvidas esta foi a intenção dos criadores do anime. Porém, o jogo de Monster Rancher nada mais é do que um jogo ao estilo "Pet Raising", onde voce deve cuidar de um monstro, sendo tachado como simulador, ao invés de RPG. Por conta do anime, a série Monster Rancher acabou sendo avacalhada, e me da calafrios ao relembrar sua abertura traduzida pela Rede Globo.
Muitos poderão me criticar em relação a este artigo, mas infelizmente, a grande maioria dos animes baseados em jogos acabam estragando a série original, sendo mais uma forma de manipular o dinheiro de algo que foi originalmente pensado artísticamente antes de ser produzido. Existem muitos outros animes baseados em games, que não valem a pena serem citados. Desta mesma forma, outras formas de mídia em cima de games esta sendo criada, como filmes que estragam obras originais (vide o filme do Street Fighter, por exemplo, ou até o fracasso do primeiro filme de Final Fantasy, antes do Advent Children, claro). Apenas torço para que nenhum deles chegue a realizar versões animes de jogos dos quais seriam impossíveis, como Tetris....