Nintendo - 13/04/2010

O Pokewalker e suas maracutaias



A grande revolução ao jogo Pokémon HeartGold / SoulSilver foi o lançamento do acessório nomeado de Pokewalker. Como todos nós ja estamos carecas (ou quase) de saber, o pokewalker é um pequeno aparelho que tem a singela função de contador de passos. A partir de uma cópia original do jogo Pokémon HG/SS, é possível transferir um pokémon diretamente ao dispositivo, com o intuito de leva-lo para "passear'. Conforme voce anda, o contador de passos aumenta, fazendo com que o pokémon ganhe experiência (muuuito, mas muuuito pouca experiência). A cada 20 passos, voce ganha 1 watt. Com 10 watts, é possível utilizar de outros recursos do pokewalker, lutar contra pokemons selvagens (e captura-los), alguns até mesmo exclusivos do dispositivo, ou procurar por itens, e transferir para o jogo.
Desta forma, o aparelho faz com que voce tenha que, definitivamente, suar a camisa para capturar pokémons (desculpe o trocadilho a lá "Jornal da Globo", mas eu realmente não pensei em nada melhor).

O ponto é que o pokewalker não foi inventado somente para aprimorar a experiência de jogo. Ele foi uma das formas em que a Nintendo encontrou para que o jogo original seja comprado ao invés de ser jogado em flashcards.
O aparelho se comunica com o cartucho do jogo através da tecnologia infrared. Para isto, voce aponta o pokewalker diretamente para o cartucho, este, que por sua vez, também possui um dispositivo de infrared imbutido. Flashcards não possuem este dispositivo, fazendo com que quem jogue no mesmo, mesmo que tenha o pokewalker, nao consiga utiliza-lo em seu jogo.

Outra sacada muito grande da desenvolvedora, é o fato de voce ter que correr para ganhar alguma experiência. Isto, por qualquer que seja o motivo original do pokewalker, incentiva o não-sedentarismo dos jovens que jogam o jogo, e querem habilitar seus recursos. Tanto, que habilitar uma rota, ou ganhar watts para capturar pokémons no pokewalker, é muito difícil. Isto me faz imaginar como deve ser a saída da escola no japão O.O:



Por ser um algoritmo complexo (que eu não sei explicar), o aparelho identifica apenas se voce der um passo realmente. Caso voce queira tentar de outras formas fazer o aparelho identificar um passo, voce tem que ficar girando o braço de uma forma muito excrota, e que é muito menos eficiente do que caminhar. Mas ainda sim, alguns sedentários encontraram boas formas de voce upar com o seu pokewalker sem precisar caminhar:



Apesar de não parecer, o pokewalker realmente é a grande novidade da franquia pokemon. Seus recursos permitem que voce se esforce para upar seu pokemon, mas desta vez, de uma forma física. Além disso, por ser um dispositivo muito simples e fácil de carregar, permite que voce consiga joga-lo a qualquer momento, tendo apenas que retira-lo do bolso para isto. Seu visual incrementa o fato do nome do jogo ser Pokemon (Pocket Monsters), pois voce leva o mesmo dentro de uma pokebola no seu bolso. E é isto que faz a Nintendo ainda hoje conseguir competir apenas com criatividade contra seus concorrentes: pois faz de uma tecnologia que ja é ultrapassada ser novamente a novidade e a diversão da nova e antiga geração de gamers.

E voce leitor ? Concorda ou discorda com os assustos citados ? Têm alguma coisa a acrescentar ? Não deixe de comentar!

Leia Também

Nintendo - 11/03/2013

[Matéria] Os diversos acessórios do Wii

A nintendo sempre foi conhecida por produzir e possuir vários acessórios para seus consoles: Desde pistolas a laser até robôs que jogam com você, sempre havia algum acessório legal, que deixava o jogo mais divertido, ...

Leia Mais...

Nintendo - 07/09/2010

[Matéria] Curiosidades sobre o Super Nintendo

Você sabia que o Super Nintendo tinha um modem para conectar-se a internet via satélite ou que é um dos consoles com mais acessórios e que só falta fazer café? Este post traz curiosidades obtidas por nossos agentes se...

Leia Mais...