Nintendo - 19/02/2009

[Review] Jump Ultimate Stars

Por Shinka



Goku soltando um Kame Hame Ha em Kenshiro, Seiya levando um Leigun de Yusuke, Yoh duelando com Kazuki, Naruto enfrentando os monstros de Yugi, Hiei e suas chamas negras contra a Bankai de Ichigo, Kenshin e Zoro lutando pra ver quem é melhor espadachim....

Qualquer fã de animes já imaginou um crossover como esses citados. Tudo parecia apenas um sonho infantil ou um cruel primeiro de Abril quando em Agosto de 2005 foi lançado Jump Super Stars, o primeiro jogo a colocar grandes sucessos da Shonen Jump em uma única arena, levando muitos fãs a se beliscarem e festejarem quando souberam sobre o que estava por vir.

Graças ao grande sucesso do jogo surge em Novembro de 2006 Jump Ultimate Stars, a versão reformulada, muito mais dinâmica e com muitos mais personagens do jogo de luta da Shonen Jump.



Muito mais que uma ótima jogada de marketing, mesmo se ele não tivesse os personagens dos mangás, o jogo em si já teria potencial pra entrar na categoria de Must-Have do Nintendo DS, ele trás ótimas qualidades também presentes no jogo Smash Bros. como Ring-Outs, Itens, até quatro personagens em campo ao mesmo tempo e cenários que influenciam a batalha. Com uma ótima jogabilidade, o jogo gera lutas frenéticas com uma gama de possibilidades que trás em cada uma surpresas empolgantes, hilárias e inacreditáveis.


Um dos grandes diferenciais do jogo é o sistema de Decks, que são pequenas páginas de mangás criadas pelo jogador a partir de quadros disponibilizados pelo jogo. O deck fica na tela de toque do DS, oferecendo um ótimo jeito de selecionar quais personagens deseja-se usar.

Além disso esse sistema gera uma grande customização de suas equipes pois disponibiliza não apenas a escolha de quais lutadores e suportes participarão da luta mas também a quantidade e características especiais que eles podem ter em um sistema que garante um equilíbrio que só é ameaçado por alguns poucos personagens e ajudantes desbalanceados.

Tudo isso garante um ótimo jogo que deveria ser jogado por todos, infelizmente mas é necessário importar. Se você espera que o jogo seja lançado desse lado do globo, esqueça. No Japão todas as franquias presentes nele pertencem a Shonen Jump. No ocidente elas são licenciadas por várias empresas diferentes, tornando um acordo sobre o pagamento dos direitos praticamente impossível.

Mas não se desespere. Mesmo que, assim como eu, você não saiba ler em japonês, o jogo ainda pode ser muito bem aproveitado. O gênero é de luta e na maior parte do tempo não é necessário ler nada ou a informação é intuitiva. Para escapar das poucas vezes em que seria difícil perceber o que deve ser feito temos a disposição diversos guias na internet com a tradução ou o tradicional método tentativa e erro. 


Esses pequenos problemas não tiram o brilho desse ótimo jogo, que com certeza é um dos melhores do nosso querido portátil, que tem potencial para horas e horas de jogatina desenfreada, principalmente no Multiplayer. Que é totalmente imperdível por ser um Smash Bros. de mangás da Shonen Jump

Análise

Prós:

- Perfeito para fãs de mangás
- Jogabilidade bem fluida
- Multiplayer viciante

Contras:

- Modo single player enjoativo

Leia Também

Nintendo - 15/08/2012

[Matéria] Só no outro lado do mundo?

Desde sempre a esmagadora maioria dos jogos são lançados primeiro na Terra do Sol Nascente e depois no resto do mundo, isso acontece porque a maioria das produtoras são japonesas. Até ai tudo bem, mas e quando eles nã...

Leia Mais...