Entrevista com a Equipe do DSi
Por Shinka

Satoru Iwata, o presidente da Nintendo, entrevistou algumas das pessoas por trás do novo portátil. Vários detalhes interessantes foram citados não só sobre o DSi mas também sobre a empresa. Abaixo estão algumas das melhores informações presentes na entrevista com alguns comentários:
- Da Requisição do Desenvolvimento até o portátil chegar ao mercado foram cerca de 2 anos, um tempo muito curto tendo em mente que esse processo passa por fases como Desenvolvimento do Conceito, Projeto, Testes, Criação da Linha de Montagem, Contrato com Fornecedores dos componentes, Distribuição e Divulgação.
- Um dos requisitos era que o portátil chamasse a atenção mas não ofuscasse os modelos antigos. Eles não poderiam fazer modificações mínimas mas não podiam reformulá-lo totalmente.
- Colocar 2 Câmeras foi uma solução mais viável que colocar uma que possua rotação pelo custo e fragilidade desse sistema.
- Algumas pessoas acham que a resolução de 0,3 Megapixels para a câmera interna é muito pequena, mas o DS tem que deixar espaço para rodar outros programas enquanto captura a imagem. Além disso a resolução é 2,5 vezes maior que a resolução das telas do DS.
- Miyamoto insistiu para que suporte a Cartões SD fosse adicionado e garantiu que iria utilizá-lo, produzindo pouco tempo depois as funções que lidam com o som.
- Foi a primeira vez na história da Nintendo que a equipe de Software opinou diretamente no desenvolvimento de um console.
- Originalmente o DSi teria duas entradas para jogos de DS. A decisão de tirar foi feita perto da data em que o portátil iria entrar em produção, sendo necessário adiar a data de lançamento. Talvez a Nintendo estivesse esperando lançar com mais antecedência no Japão para poder lançar por aqui nas festas de fim de ano de 2008.
- Fazer mudanças de última hora é uma característica da Nintendo, principalmente do Miyamoto. Talvez por isso a empresa adotou a política de divulgar um jogo ou console pouco tempo antes dele ser lançado, provavelmente quando entra em produção, fase em que mudanças são inviáveis.
- Uma grande preocupação no design foi mantê-lo simples como um símbolo, sendo fácil de desenhar por qualquer pessoa, além de que o console existe por causa do software e não deve chamar mais atenção que ele.
- Um grande objetivo com o DSi foi tornar o portátil algo que tenha a cara do dono e que as pessoas vão sempre utilizar, não apenas para jogar mas em outras atividades do dia-a-dia. É o conceito do "My DS", reforçado por coisas como as câmeras, armazenamento de obras criadas no portátil e o Shop, que possibilita baixar vários Softwares úteis ou especiais para o dono do DSi.
Entrevista completa:
http://www.nintendodsi.com/iwataasks/vol1_page1.html


