Nintendo - 21/02/2015

Nossas primeiras impressões sobre Pokémon Shuffle

Pokémon é uma das maiores franquias de jogos na Terra, o que não é novidade pra ninguém. E além dos clássicos jogos da linha principal, de vez em quando somos agraciados com alguns spin-offs, que nada mais é do que um jogo da franquia que não faz parte do "cânone" dos jogos da série e por isso, tem sinal verde para fugir de todos os padrões possíveis.  E este é o caso de Pokémon Shuffle, que tem a novidade de ser gratuito! Mas calma... o jogo não só está inovando por ser parcialmente free-to-play, mas sim por que o jogo ainda conta com micro-transações: você paga por conteúdo adicional, assim como muitos games mobile. Inovador ou controverso?

Logo de cara sabemos que em termos de novidade, o game não tem quase nada. Vale lembrar que isso não o torna ruim. Shuffle segue a mesma linha de Pokémon Trozei e Battle Trozei. Estes games seguem um estilo de puzzle que nós vemos em Candy Crush, por exemplo. Sendo assim, o jogador tem que fazer sequências - no caso com rostos dos Pokémon - de três ou mais em uma coluna para pontuar. Como diferencial, devemos capturar monstrinhos utilizando este mecanismo.
Basicamente cada coluna de Pokémon que você forma, efetua um ataque do tipo do Pokémon que você usou na sequência. Este ataque tira HP do oponente na tela superior, que por sua vez vai deixando o Pokémon adversário enfraquecido. É dado um número limite de turnos para o jogador conseguir derrotar o monstrinho oponente. Quando derrotado, todo o tempo que o jogador utilizou, e mais uma série de fatores são somados para juntar em um abono de pontos para o jogador, que também facilita a captura. Captura esta que pode dar errado resultando na perda da partida. Como podem ver, os Pokémon são representados por "figurinhas", que podem ser colecionadas até completar a coleção, não deixando de lado o slogan da franquia: temos que pegar! E por fim, o recurso de mega evolução está presente.

Fique atento nas formações em Pokémon Shuffle

Indo ao que interessa: o jogo não começa muito bem. O tutorial do jogo nos pega de surpresa e é extremamente irritante. As primeiras partidas são apenas tutoriais. E nelas, você praticamente não consegue exercer nenhuma ação, por que  o tutorial simplesmente não deixa. Esqueça o " Hey Listen" ou o "Do a barell roll". Esse tutorial coloca os dois no chinelo. Deixando isso de lado, o jogo é simples e fluente. Vale ressaltar o bom uso do touchscreen. Além é claro, do visual encantador e bem feito. Algo que eu gostei bastante é que agora é possível subir o nível dos Pokémon capturados, além de colecionar suas estampas e o bom uso do StreetPass também ficou muito interessante.

Vocês se lembram quando citei as microtransações? Pois é, Pokémon Shuffle exagera perdidamente nelas. O game tem uma espécie de energia que são "coraçõezinhos". Cada partida você gasta um. Ganhando ou perdendo. Se quiser mais um, você terá que esperar 30 minutos ou... pode comprá-los com dinheiro real mesmo.
Sem corações você não pode jogar um novo nível. E esperar horas para ter mais corações pode ser maçante. Também existem as "jóias", que podem ser trocadas por 3 mil moedas dentro do game. O jogador pode consegui-las via StreetPass. Você pode encontrar as joias raramente no jogo derrubada por algum monstrinho ou pode comprá-las por um dólar.
Alguns sites chegaram a descrever Pokémon Shuffle como o "Inferno das microtransações". O que talvez torne o jogo mais difícil de terminar e que muitos enjoem rapidamente ou simplesmente se esqueçam do jogo.

"Pokémon Shuffle não é o inferno das micro-transações... mas chega perto." afirma o site Nintendo Life

Em suma o jogo não é ruim. Eu mesmo me diverti bastante jogando ele. Vale a pena? Depende. Se você tem Pokémon Battle Trozei, definitivamente não! Sai mais em conta ficar com seu Battle Trozei que apesar de ter sido pago de inicio,  não será mais necessário que voê desembolse nem um centavo a mais para ter conteúdos adicionais. Por outro lado, se você não tem Battle Trozei, mas gosta de jogos do gênero, vale a pena sim dar uma olhadinha, mesmo que vá excluir de seu portátil posteriormente.

Outro fator que está sendo muito comentado do jogo é que trazê-lo para o 3DS não tenha sido uma ideia muito boa. Diversos jogadores relataram que prefeririam ter este tipo de jogo em seu Smartphone. Por outro lado, pode ser bom tê-lo por perto em seu 3DS por alguns momentos. Talvez, leitor, discorde comigo. Mas existem certos games que simplesmente não dá para jogar fora de casa por mais que o console seja... portátil.
Posso citar Super Smash Bros. for 3DS, por exemplo. Dificilmente eu jogaria Super Smash Bros. em um metrô. Mas Pokémon Shuffle? Ele é o tipo de jogo que você vai gostar de usar para passar o tempo! Não que você vá jogá-lo toda hora, embora possa se tornar um vício.

Concluindo: Pokémon Shuffle é um experimento, e por isso é um game controverso. Shuffle é uma das primeiras apostas da Nintendo com jogos freemium (os famigerados jogos com microtransações). Talvez seja apenas a porta aberta para um futuro inteiro de games dentro deste estilo, que aliás já vem tomando conta do mercado faz tempo. Mas sem dúvidas, podemos começar a rezar para que Pokémon e microtransações não se encontrem novamente tão breve.

Pokémon Shuffle está disponível na eShop do Nintendo 3DS e pesa aproximadamente 650 blocos.

E você leitor? O que achou do jogo? Estaria disposto a pagar para ter conteúdo adicional?

Leia Também

Nintendo - 04/10/2016

Conheça a evolução dos iniciais de Alola no novo vídeo de Pokémon Sun / Moon

Enfim a Nintendo revelou o que muitos esperavam de Pokémon Sun e Pokémon Moon: a evolução dos iniciais de Alola. Apesar de mostrar apenas as evoluções intermediárias, o novo vídeo nos dá uma ideia de como os monstrinh...

Leia Mais...

Nintendo - 01/10/2016

Você já pode pegar seu Keldeo na distribuição mensal em Pokémon X/Y/OR/AS

Continuando a comemoração dos 20 anos de Pokémon, um novo Pokémon lendário já está disponível em Pokémon X / Y / OR / AS. Desta vez, você poderá adquirir Keldeo acessando a opção "Mistery Gift" de seu jogo. Keld...

Leia Mais...