Nintendo - 02/12/2014

Uma mega aventura lhe aguarda em Azure Striker Gunvolt


A Inti Creates sabe muito bem o legado, a qualidade e a importância do diversos jogos que a franquia Mega Man possui. Afinal, foi desta empresa que saíram os melhores jogos nestes últimos anos, como a série Mega Man Zero, Mega Man ZX e até mesmo o retorno ao mundo 8-Bits do herói azul, Mega Man 9 e 10. Com um grande e ótimo leque de games no seu repertório, não tem como desvincular o mais novo game da Inti Creates destas influências. Azure Striker Gunvolt lembra, e muito, os games acima citados ao mesmo tempo que no traz algumas novidades bem vindas.

As fases e o sistema de Upgrade
Azure Striker Gunvolt possui um ótimo level design. Ao longo do gameplay fica evidente as influências da série X. As fases são belas, e a trilha sonora que as acompanha são bonitas e (muito) agradáveis de se ouvir. Ao concluir cada estágio, o jogador ganha várias recompensas, que possibilitam a construção de diversos e novos itens que melhoram as habilidades de Gunvolt. A variedade de itens a ser criados é quase infinita. Porém, para conseguir criar esta biblioteca extensa de itens, você terá que revisitar mais de uma vez cada fase e obter altos níveis de Rank pra conseguir as recompensas mais raras. Você pode passar horas tentando criar diferentes itens e assim criar sua própria estratégia. Um ótimo elemento dos jogos de Rpg que caiu muito bem neste game side-scrolling.


As Habilidades de Gunvolt
Cada inimigo derrotado durante as fases lhe concederá um determinado nível de XP. Quanto mais tempo você permanecer sem ser atingindo, maior será seu nível de experiência e assim, mais rápido o protagonista evoluirá. E quanto mais rápido você conquistar as diferentes habilidades de combate de Gunvolt, mais frenético será o sistema de combate no game. Ao contrário de Mega Man e de seu parceiro Zero, que apenas adquiriam novas habilidades com certos itens disponíveis durante as fases ou quando se derrotava os chefes, Gunvolt adquire rapidamente seus novos poderes conforme se avança nas fases. Este outro elemento dos jogos de Rpg torna o novo game da Inti Creates, muito mais dinâmico. Conquistar todas as diferentes e poderosas habilidades de Gunvolt é um atrativo muito divertido e agradável.


Um grande herói sempre tem seu fiel escudeiro. Enquanto na série X Mega Man tinha o inesquecível Zero como parceiro de combate, aqui Gunvolt possui a magnífica Lumen (uma espécie de entidade que é invocada pela personagem que nosso protagonista resgata logo no início da aventura). Suas canções, que diga-se de passagem são lindíssimas, auxiliam nosso protagonista com diferentes habilidades. Uma delas possibilita que o protagonista, depois de perder todo seu Life, seja ressuscitado e utilize seus poderes elétricos ilimitadamente. Porém, não é sempre que ela surge em auxílio de nosso herói e descobrir o efeito de todas as canções é uma proeza para poucos.


Personagens carismáticos e uma história consistente
Apesar de pouco explorados, Azure Striker Gunvolt possui uma gama de antagonistas muito carismáticos. Cada chefão possui seu charme e personalidades marcantes. Porém, suas rápidas participações não dão tempo para nos mostrar o verdadeiro potencial que eles aparentam ter. Como todas as aparições são breves e curtas, sobra pouco espaço para o desenvolvimento da personalidade de cada um.


Mesmo com personagens pouco explorados, o game possui uma história muito competente. Com uma trama repleta de mistério e suspense, aos poucos vamos descobrindo os segredos que cercam a mitologia criada em Azure Striker Gunvolt. A história possui um clímax e um desfecho surpreendentes e muito bem construídos. A mitologia é tão detalhada que após o término do game, fica aquela expectativa para uma continuação, de tão rico que o universo que nos foi apresentado ficou.

Conteúdo extra
Azure Striker também brilha por trazer uma boa dose de conteúdo extra. O game possui dois finais e para conseguir o famigerado 100%, você deve explorar todas as fases mais atentamente, pois cada fase possui um item  que é indispensável para se completar, de verdade, o game. Depois de concluir o verdadeiro final, mais fases são liberadas e completá-las exige bastante atenção e estratégia redobrada.



A pouca dificuldade e Upgrades desnecessários
Com uma diversidade de poderes e habilidades do protagonista, completar o game não é muito difícil. Desde que desvie dos ataques dos seus inimigos, o objetivo final é alcançado rapidamente. Os chefões possuem poucos desafios e derrotá-los é muito fácil. Com a pouca dificuldade, completar o modo história é muito rápido. Basta três horas, estendíveis por mais três ao completar 100% do título.
O tempo do jogo poderia ser muito maior com o ótimo sistema de Upgrade que o game nos apresenta, mas com a falta de dificuldade e desafios na aventura, o que é ótimo se torna desnecessário. Nenhum dos upgrades disponíveis no game foram utilizados para completar o modo história.
E a forma de equipar os itens em Gunvolt é muito estranha... Qual o sentido em equipar um item, no olho do novo herói?! Muitos dos itens criados mostram, na teoria, alguma utilidade. Mas na prática, eles não fazem diferença nenhuma! Com isto, a ótima novidade que nos é apresentada acaba sendo algo superficial.

O Veredito
O atual game da Inti Creates vem para suprir uma lacuna deixada há anos, por uma empresa que decidiu deixar um personagem tão querido num limbo, que parece estar longe de acabar. Apesar da pouca dificuldade e da curta duração do modo história.  O game possui uma história sólida, um sistema de combate muito divertido, uma trilha sonora marcante e características de Rpg que ficaram bem mescladas com o gênero de plataforma. Azure Striker Gunvolt traz um legado em suas costas, mas ao mesmo tempo brilha por respirar os ares do presente.

Leia Também

Nintendo - 26/04/2016

No Japão: Azure Striker Gunvolt 2 ganha trailer e data de lançamento

A INTI Creates divulgou hoje um novo trailer de Azure Striker Gunvolt 2, a sequência da franquia para o 3DS. O vídeo apresenta diversas novidades do game, incluindo um pequeno redesign para Gunvolt e Joule, além de no...

Leia Mais...

Nintendo - 03/03/2015

Atualização, novo tema de menu e uma demo chegando para Azure Striker Gunvolt no seu 3DS

A Inti Creates recentemente anunciou uma nova atualização para o Azure Striker Gunvolt no Nintendo 3DS. O update estará disponível esta semana nas Américas. Os fãs do jogo poderão baixar a versão 1.2, que além de ofer...

Leia Mais...