Super Smash Bros., multidões e um calor "cabra da peste" no Ressaca Friends 2014
Por Mario Toledo
Como em todo final de ano, lá estivemos em mais um Ressaca Friends, um dos maiores eventos brasileiros voltados ao público fã de animes, mangas e cultura pop em geral. Na verdade, esperamos ansiosos pela chegada do evento, pois seria a nossa chance de nos redimirmos por todos os problemas ocorridos em um evento realizado em julho, e por isto, nos organizamos por quase 2 meses para que conseguíssemos trazer o melhor da Nintendo em um espaço único, para todo e qualquer fã de games em geral. Até então, nada podia dar errado, mas as coisas fugiram um pouco do controle.
A mesma praça, o mesmo banco, a mesma UnicSul
Não temos o que falar da estrutura do evento porque ela foi simplesmente a mesma de todos os anos passados - e isto não é uma coisa ruim, muito pelo contrário. A faculdade Unicsul possui espaços abertos que são perfeitos para o público ficar a vontade e descontrair, e o evento consegue se adaptar muito bem ao local.
Não acompanhamos as atividades no palco ou qualquer lugar que não fosse em nosso espaço no evento, mas precisamos mencionar pelo menos a presença da banda Home Made Kazoku, que se apresentou no domingo e animou todo o público presente. Além disto, no sábado, uma fila imensa se formou para as pessoas que queriam encontrar o criador de No Game, No Life.
Também não faltaram cosplayers. E se antes era comum ver personagens de Ragnarok, hoje em dia é normal esbarrar com cosplays baseados em personagens de League of Legends, mesmo o evento não tendo nenhuma atração voltada ao jogo.
Fora as demais atrações do palco, o evento continha tudo o que você já deve ter visto se já compareceu em edições passadas: estandes, Animekê e... Não, espera, foi basicamente nisto que se basearam as atrações do evento.
Nos esforçamos para trazer o melhor da Nintendo em nosso espaço
Depois de tanto tempo de preparação, finalmente chegou o dia de botarmos em ação as atividades propostas em nosso espaço no evento. É claro que houve uma grande diferença entre nossas expectativas e a realidade atingida: nosso espaço não tinha todo o glamour que pensávamos que teria, mas isto não impediu de montarmos o melhor ambiente para o fã da Nintendo se divertir.
Durante os dois dias do evento, rolaram diversas partidas em multiplayer de jogos como Mario Kart 7, Monster Hunter Ultimate 3, Super Smash Bros. para 3DS e até Pokémon. Infelizmente, faltou espaço para todos sentarem e jogarem com seus portáteis, mas teve gente que não se importou, e se acomodou da forma que conseguiu.
E não faltaram jogatinas no Wii U. Não só rolaram diversas corridas em Mario Kart 8, como muitos jogadores se divertiram em batalhas malucas de 8 pessoas no Super Smash Bros. para Wii U, em meio a um show de luzes e gritarias.
Conforme prometemos, realizamos 4 campeonatos durante os dois dias de evento. Apesar de todos os campeonatos terem sido acirrados, precisamos destacar o campeonato de Super Smash Bros. para Wii U. Foram muitos inscritos, dos mais diferentes níveis, e das mais diferentes cidades (teve gente que veio do Rio de Janeiro apenas para competir no campeonato), que promoveram lutas espetaculares.
Todo o campeonato foi transmitido no telão para o público assistir, e só isto foi um espetáculo a parte. A cada K.O do Little Mac, Falcon Punch do Captain Falcon ou um combo bem executado, o público gritava e torcia para os participantes de uma maneira que ainda não tínhamos visto em nossos mais de 5 anos de eventos. Houveram lutas acirradas em que os participantes foram aplaudidos de pé, e outras em que o público animou partidas em que os jogadores ficaram apenas na defensiva.
E para completar, nossos locutores narraram as partidas a partir das quartas-de-final, elevando ainda mais o nível de gritaria e bagunça do local.
No final, os campeões de cada campeonato levaram prêmios exclusivos, além de levarem os últimos pontos de nosso ranking de 2014.
Campeões do campeonato de Mario Kart 8
Campeões do campeonato de Super Smash Bros. para 3DS
Campeões do campeonato de Super Smash Bros. para Wii U
Campeões do campeonato de Mario Kart 7
Muito calor, uma grande multidão e alguns problemas recorrentes
Nossos tantos anos participando dos eventos nos ensinaram que, não importa aonde estejamos e como nos planejamos, sempre existirão problemas não previstos que nos afetarão de alguma forma. Neste evento não foi diferente, e novamente, encaramos dificuldades que deixaram as coisas um pouco mais difíceis.
São Pedro não perdoou, e forçou dois dias de calor intenso em São Paulo. O evento estava abafado, e as filas estavam enormes, especialmente no domingo. Houveram pessoas que haviam planejado participar de nossos campeonatos, mas não conseguiram entrar no evento, enquanto outras até passaram mal na fila.
Também houveram muitos furtos em nosso espaço e em outros ambientes e salas no evento. Infelizmente, algumas pessoas se desligaram por poucos minutos de seus pertences antes de perdê-los, e sentimos muito por isto, até porque, já passamos pela mesma situação há alguns anos atrás.
Isto é culpa de alguém? Acreditamos que não. Mas existem medidas preventivas que poderiam ter evitado estes problemas, que vão desde a pessoa não ter deixado seus objetos largados a um controle melhor do público da própria organização.
A lotação do evento também outro problema. Nosso espaço estava entupido, e muitas pessoas não tinham onde sentar. Apesar de termos levado membros a mais de nossa equipe com ingressos pagos do nosso bolso, não conseguimos controlar o fluxo de pessoas.
Ainda sim, fizemos o que pudemos, e apesar dos problemas, acreditamos ter feito um bom trabalho. Mas para ter certeza, gostaríamos de saber a sua opinião: você foi ao nosso espaço no evento? Então não deixe de responder ao nosso formulário para termos um feedback de sua experiência!
Não deixe de ver também as fotos do evento em nosso álbum