[Review] Donkey Kong Country Returns 3D
Por Angelo Mota
Donkey Kong Country Returns 3D veio trazer toda a beleza e diversão do jogo original para o portátil, e o jogo cumpre bem sua função.
Criado no Wii pela Retro Studios, o jogo foi logo elevado ao posto de clássico, por apresentar gráficos estonteantes, uma jogabilidade fluída em 2D e uma dificuldade razoável, oferecendo desafio aos jogadores. Traduzir todos estes aspectos para um portátil não seria uma tarefa fácil, mas a Monster Games, reponsável por essa façanha, sabia o que estava fazendo.
No 3DS, Donkey Kong Country Returns 3D manteve toda a beleza e sofisticação que o jogo tinha no Wii. Os gráficos estão polidos e as texturas estão impecáveis. É claro que o 3DS apresenta uma paleta de cores diferente, então você irá notar um contraste entre as duas versões caso analise assim, mas analisando ele como um jogo à parte, as cores estão lindas e vívidas, criando os climas dos mundos (praia, floresta, ruínas) de forma orgânica e natural.
O jogo começa com uma séries de inimigos em forma de instrumentos musicais criando vida através de um vulcão e então roubando todas as bananas da floresta, inclusive as que estavam estocadas na casa de Donkey Kong. Ao tentar impedir, um dos inimigos tenta hipnotizar nosso herói, sem sucesso, tornando-se assim vulnerável ao gorilão enfurecido. Nossa aventura começa aí, com Donkey Kong saindo do conforto do seu lar atrás das bananas, para tentar descobrir o que está acontecendo.
A aventura se passa toda em uma ilha, que cria os mais variados ambientes para conferir diversidade na jogabilidades. Estes ambientes começam na tradicional floresta e passam por uma praia, ruínas, uma fábrica e por aí vai até culminar no famigerado vulcão que liberou os inimigos musicais.
O jogo é relativamente grande, e oferece uma diversidade de fases em cada um dos mundos, inclusive com alguns caminhos alternativos, sem que você precise passar por todas elas para chegar até o chefe.
A jogabilidade se encaixou perfeitamente aos controles do 3DS, deixando o jogo intuitivo e fácil de manusear. O único botão mais chato é o L, para que DK possa segurar em cipós, gramados e correntes (pode ser utilizado o R também), mas o recurso, apesar de ser constante, costuma ser rápido. É um tanto incômodo apertar estes botões, você acaba perdendo o conforto enquanto está segurando o portátil.
O efeito 3D está incrível. Bem balanceado, não chega a ser descartável mas também não é forte o suficiente para ser agressivo. E os cenários, sempre em 2D mas com uma extrema profundidade de detalhes, parece que foram criados para um jogo em 3D, se adaptou perfeitamente e foi um trabalho muito bem executado. Funciona ainda com mais naturalidade quando você é lançado para o fundo do cenário e tem que explorar plataformas em segundo plano. Este momento acaba gerando também um dos pontos negativos do jogo, porque na pequena tela do 3DS isso acaba deixando o personagem absurdamente pequeno, remetendo ao problema que permeia todo o port de Rayman Origins para portáteis. Mas aqui estes momentos são raros e quando Donkey Kong está em primeiro plano isso não acontece. Aqui a distância da câmera para com o personagem apresenta uma angulação perfeita, sem que ele fique muito pequeno e também sem comprometer a beleza do ambiente que o jogo tenta criar em torno do nosso gorila preferido.
Os chefes de mundo são uma atração à parte. Assim como acontece em Luigi's Mansion Dark Moon e em toda a série Zelda (mas com maior eficiência em Phantom Hourglass e Spirit Tracks), derrotar os chefes não é só questão de dar porrada, eles são animais possuídos pelos misteriosos instrumentos musicais e dotados muitas vezes de certos recursos, portanto você deve encontrar seus pontos fracos e explorá-los, usando-os contra eles mesmos. As batalhas são intensas, desafiadoras e extremamente divertidas e oferecem ao jogador um nível adequado de desafio. Sem contar que todas elas são orquestradas com uma platéia, como se você estivesse lutando em um palco, e sempre que você atinge o inimigo, é vaiado. Afinal todos estão torcendo contra você.
O maior erro do jogo está no Multiplayer. Extremamente limitado, não possui modo online ou download play, apenas local com 2 cartuchos, o que acaba desestimulando bastante a experiência. Isso provavelmente se deve ao fato do jogo ser extremamente pesado, uma vez que se for realizado em um local onde muitas pessoas estão com seus 3DS conectados ao redor, como uma feira de games ou um evento, o jogo apresentará lags no modo multiplayer que podem comprometer a jogabilidade. Foi um recurso adicionado para homenagear o multiplayer divertido que o jogo tinha no Wii, mas que acabou sendo mal executado e acaba se tornando facilmente dispensável.
O jogo pode ser uma experiência incrível para jogadores novatos, que irão se aventurar pela primeira vez no mundo de Returns, e provavelmente se encantarão com a diversidade de elementos apresentada; mas também vai agradar a quem já jogou a versão do Wii, pois conta com uma série de novidades que dão um ar de renovação à aventura.
O New Mode (ou easy mode) foi criado para se adaptar à jogabilidade portátil, casual, facilitando o caminho do jogador. Entre as adições nesse modo novo estão os DK Barrel que podem ser usados para trazer Diddy Kong de volta a qualquer momento, o green baloon que permite que você volte flutuando em um balão caso caia acidentalmente em um buraco e o crash guard, que deixa você tomar até duas pancadas extras antes do dano definitivo que termina a fase nos mine carts e rocket barrels. Mas estes recursos não podem ser usados de forma ilimitada, eles precisam ser comprados nas lojas espalhadas pelos mundos e equipados antes que você entre na fase, podendo utilzar apenas os recursos que você equipou previamente. Você pode equipar até 3 itens antes de cada fase, e não se preocupe com dinheiro para diquirí-los pois a moeda corrente é abundante e os itens não custam muito caro.
Além disso, um mundo totalmente novo foi adicionado ao jogo, deixando-o ainda mais atrativo para quem está revisitando a aventura. Um Classic Mode também está disponível, sem as facilidades do New Mode.
O jogo também conta com o Super Guide, recurso que foi instituído na série New Super Mario Bros. que permite que, quando você morrer muitas vezes no mesmo lugar, o jogo assuma o controle e te mostre como passar a fase. Se você quiser poderá repetí-la, ou simplesmente deixar que o super guide passe a fase por você, nesse segundo caso, você não fica com os itens.
Donkey Kong Country Returns 3D é um jogo completo que oferece diversão e desafios na medida certa, tanto para quem já jogou e quer revisitar quanto para quem está jogando pela primeira vez, e que garantirá muitas horas de jogatina em seu 3DS.
Pontos positivos | Pontos negativos | Nota final |
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9,0 |