Nintendo - 15/09/2012

[Retrô] Pokémon Stadium 2


A algum tempo atrás a série Pokémon tinha grandes representantes nos consoles. Antes de Pokémon Battle Revolution no Wii ou Pokémon Colosseum ou Pokémon XD: Gale Of Darkness no Game Cube. A série Pokémon Stadium teve dois (Três no Japão) jogos lançados para o Nintendo 64, agora veremos por porque esse spin-off é tão querido pelos fãs da série e é tão requisitada sua continuação.

Dia 28 de março de 2001 foi lançado nos EUA Pokémon Stadium 2 que atualizou a lista para todos os 251  que vieram em Pokémon Gold e Silver. O jogo servia para aumentar e melhorar a interatividade entre os jogos de Game Boy Color da franquia, algo que foi realizado com esplendor. Utilizando o acessório Transfer Pak (Que era vendido separadamente e vinha junto com a primeira versão do jogo) era possível conectar qualquer versão da franquia - Red, Blue, Yellow, Silver, Gold e Crystal - com o jogo para abrir novas opções no jogo.


Se você não tem nenhum jogo de Game Boy o jogo perde bastante seu brilho, porém aqui é possível utilizar Rental Pokémon (Pokémon de Aluguel, em uma tradução direta e literal), que são Pokémon que já estão no nível certo para serem usados, obviamente por serem alugados eles possuem seus próprios golpes que em sua maioria são ruins, incentivando o jogador a utilizar seus Pokémon da série principal. Todos os monstrinhos com exceção de Mewtwo, Mew, Ho-Oh, Lugia e Celebi podem ser alugados.


O jogo se passa em White City, a principal atração da cidade é o Stadium (Que dá nome ao jogo) que possui quatro tipos de competições - Little Cup, Poké Cup, Prime Cup e Challenge Cup - cada uma possuí regras diferentes mas todos campeonatos são feitos enfrentando em sequência oito treinadores diferentes. As regras de cada campeonato são:



Little Cup: Somente Pokémon nível 5 podem entrar, além disso, só Pokémon recém-nascidos podem entrar e eles precisam possuir evoluções.

Poké Cup: Os níveis dos Pokémon podem ser entre 50 e 55, porém na hora de escolher os 3 Pokémon para a batalha a soma dos níveis não pode passar 155. Existem 4 categorias de dificuldade aqui: Poké Ball, Great Ball, Ultra Ball e Master Ball.

Prime Cup: Pokémon de todos os níveis podem entrar lembrando que os Pokémon dos adversários sempre estarão no nível 100.

Challenge Cup: É lhe dado uma equipe de Pokémon aleatória (O nível deles depende da dificuldade que é escohida ao começar e segue o mesmo esquema das dificuldade do Poké Cup) na qual você escolhe três para cada batalha.

Todos os campeonatos podem ser desafiados juntos com um amigo no Event Mode, utilizando os cartuchos de Game Boy e dois Transfer Paks.

Outro modo de jogo é o Gym Leader Castle que está retornando de sua aparição em Pokémon Stadium. Aqui você irá enfrentar alguns treinadores (O número deles varia de GYM para GYM) e o líder de cada ginásio, primeiro enfrentamos os Gym Leaders de Johto e a Elite 4 depois disso vem os líderes de Kanto e finalmente o Red. Uma curiosidade é que os níveis dos Pokémon do adversário são balanceados com os seus, o nível base é 50, se você tiver um Pokémon que seja mais forte que isso, todos os do time adversário terão aquele nível e caso você esteja usando um "Uber" (Mewtwo, Lugia ou Ho-Oh) os Pokémon do adversário ganham 10 níveis de vantagem.


Assim que enfrentar todos os desafios do Stadium e do Leader Castle veremos o céu de White City passando a estar no fim da tarde e será desafiado pelo Rival (O Silver do mangá e dos jogos). Assim que o derrotamos, liberamos o Round 2 que consiste em fazer tudo de novo só que em uma dificuldade bem maior.


Tudo que foi dito até agora é o modo "principal" do jogo. Mas em Pokémon Stadium 2 os extras são tão bons quanto. Iniciando com a Pokémon Academy que substitui facilmente os sites com database sobre os Pokémon, na Academia temos um modo para procurar informações sobre os monstrinhos, ver qual golpe é aprendido e em qual nível (E em qual versão também), ver os egg-moves e egg-groups facilitam muito na hora de montar um time. E para ajudar os treinadores que estão em busca da PokeDex perfeita, temos também a localização (Com porcentagem e aonde pode ser achado) de todos os Pokémon, e também informações sobre as evoluções e critérios para consegui-la. Outro modo dentro da própria academia explica os princípios das estratégias que podem ser usadas para o jogo de Game Boy e avaliam seu conhecimento em batalhas "puzzles". Esse modo é divido em três classes de aula distintas, Trainer, Gym Leader e Elite Four cada um com sua dificuldade.




Temos a GB Tower que serve para jogar as versões de Game Boy na televisão. A medida que o jogo vai sendo zerado é liberado o Doduo Mode que dobra a velocidade com que o jogo é rodado e a Dodrio Mode que triplica a velocidade dos jogos Gold, Silver e Crystal e quadruplica no caso de Red, Blue, Yellow. O jogo ainda facilita a vida dos treinadores com o Pokémon Lab, que ajuda a organizar a boxes dos jogos da série principal, dando opções de guardar as boxes no próprio cartucho de N64 para exportar entre um jogo e outro uma box inteira. Utilizando dois Tranfer Paks é possível trocar Pokémon com seus amigos direto pelo jogo. Também é possível organizar a ordem dos moves de seus Pokémon.

Como extras legais para os jogadores existem o Mystery Gift que permite ganhar um item aleatório por dia de uma garotinha e o My Room que serve para organizar o quarto do seu personagem das versões Gold, Silver e Crystal. Dá para passar um tempo mexendo nele, algo interessante é que as mudanças ocorrem dentro do jogo também, o que dá certa personalidade para aquele segundo andar que ninguém mais usa.


Para chamar aqueles amigos que gostam da série mas não são tão viciados nos jogos da série principal existem os minigames. Ótimos para aquela jogatina multiplayer casual. Existem dois modos de minigames, eles em si e um quiz sobre os jogos. O primeiro permite até quatro jogadores e é divido em vários minigames muito divertidos e dando um "fanservice" para quem está com o próprio cartucho conectado enquanto joga os Pokémon que são utilizados nos minigames são os que você capturou e utilizá-los aumenta a felicidade deles ingame. Já os quizzes são também para quatro jogadores e conta com três modos de dificuldade. Como todo quiz, existem perguntas bobas e outras que necessitam um conhecimento considerável sobre a franquia.


No caso de só querer uma batalha casual, o "Battle Now!" cria duas equipes aleatórias para você e seu amigo para uma batalha casual. Caso queiram algo mais profissional existe o Free Battle, que pode recriar regras utilizadas nos campeonatos do Stadium ou suas própias para escolher uma equipe de 6 Rental (Ou do próprio cartucho) Pokémon escolhidos a dedo entre os 246 disponíveis.

Leia Também

Nintendo - 11/04/2016

Bloco secreto em Paper Mario pode quebrar o jogo

O youtuber, Stryder7x, vasculhou o código do jogo de Paper Mario para o Nintendo 64, 16 anos após o seu lançamento. No mapa Dry Dry Desert, ao bater no bloco 100 vezes, é possível ganhar 3 itens diferentes. No entanto...

Leia Mais...

Nintendo - 20/02/2016

Glitch em Mario Kart 64 permite realizar voltas extremamente rápidas

É sempre curioso quando os fãs encontram glitchs em jogos antigos, considerando todo o tempo levado para encontrar a falha. No caso, um novo bug de Mario Kart 64 surgiu na internet, mostrando uma forma de realizar vol...

Leia Mais...