[Retrô] Desvendando o [SNES] Super Mario RPG - Parte 3
Por Osmar Lino
Hello, companheiros! Venho lhes apresentar a terceira parte da matéria sobre Super Mario RPG, para Super NES (após vários meses de promessa). Aqui vocês verão mais 30 segredos do game. E, para quem nãoa companhou a primeira e a segunda partes, clique AQUI para a 1 e AQUI para a 2.
Agora vamos embarcar de volta à aventura! Let's-a-Go!
61- Macumba resolve: No Sunken Ship, os inimigos Dry Bones apanham mas nunca caem, certo? Basta usar qualquer ataque especial com Y, mesmo que não cause NENHUM dano, para vencê-los.
62- Prêmios dos Puzzles: No Sunken Ship há algumas salas com puzzles que te darão dicas para conseguir uma senha. Mesmo que já a saiba, vale a pena vencer os desafios apenas para recolher Flowers e outros itens. Algumas dicas:
- faça a paratroopa derrubar a bala no botão. ela acompanha seus movimentos.
- bata nos blocos e faça as molas pararem numa distância similar uma à outra, para que a bala salte em todas e atinja o botão.
- atravesse o labirinto 3D. Fique pulando quando não encontrar saída, almeje sempre chegar na parte mais alta.
- Pegue todas as moedas que são geradas pela moeda-líder, exceto a própria.
- bata na 1ª caixa,e vá acertando as balas de baixo pra cima, de modo que batam nas caixas, em sequência.
- na sala do bloco Save, derrube um barril da pilha à direita e arraste-o até um dos botões no chão, então salte sobre o outro.
63- A Senha: Muitas pessoas travam nessa parte do jogo por não decifrarem a senha. É só ir batendo nos blocos pra escolher as letras. Forme a palavra PEARLS.
64- Itens escondidos: Preste atenção em todos os cantos e vãos entre as caixas do Sunken Ship. Há muitos itens raros escondidos em locais assim, como o Safety Ring e algumas Flowers. E, se derrotar o inimigo dentro do baú na segunda sala de Save, você recebe uma Safety Badge.
65- Desarmando os Piratas: Na sala onde há ratos sobre canhões, que não param de disparar, fique abaixo das balas e acerte-as por baixo. Elas não serão mais disparadas.
66- Não lute como um homem: Ao enfrentar Johnny, em um momento ele irá propor uma batalha mano a mano contra Mario. Caso não queria fazê-lo, utilize um dos seguintes métodos:
- Não vença TODOS os seus capangas (Bandana Blue). Deixe pelo menos um vivo, a luta inteira.
- Deixe Mario morrer durante a luta, e não o reviva até o fim.
67- Respeito é bom: Após vencer Johnny, enquanto ele olha pela janela, salte sobre sua cabeça. Dá-lhe sermão...
68- Fala Sério: Ao retornar para Seaside Town, Yaridovich virá tomar a estrela de Mario. Deixe-o levar de boa (não responda "Get Serious!"), senão ele irá torturar os cidadãos. Deixe-os bem e você receberá uma Flower Box!
69- Mamma Mia: Em Land's End, na área onde os canhões disparam lagartixas (?), há um canhão vazio, que pode ser usado para retornar caso caia. Entre nele e espere-o mirar para fora da tela, então, dispare. Mario vai levar um tremendo susto!
70- Chefe Secreto: Em qualquer parte de Land's End, você pode avistar uma fumacinha no ar. Encoste nela para enfrentar o Boss Mokuka. Ele é invisível, mas basta usar alguma magia (como Fire Orb ou Geno Beam) para que ele se revele. Aí é só atacar com golpes físicos.
71- Caverna Secreta: Na ponte de Land's End (onde há o minigame dos Bullet Bills), embaixo dela há uma gruta com uma fumacinha saindo. Pule lá na hora que a fumaça surgir para adentrá-la. Atravesse-a, e você sairá em Kero Sewers, próximo a um baú. Nele, há o Cricket Jam. Pegue-o e leve para Frogfucius em Tadpole Pond, e receba 10 Frog Coins!
72- Estripulias no Deserto: Para encontrar seu caminho no deserto, enfrente os inimigos que estão nos redemoinhos de areia. Aqueles que levam à saída FOGEM do Mario. Você também pode saltar sobre estes inimigos para ganhar moedas (fora da batalha).
73- Não Perca Templo: Em Belome's Temple, há vários modos de ficar com os bolsos cheios:
- essa é a melhor área DO GAME para fazer o truque de experiência fácil (Dica 38). Há um Save, um Starman próximo e outro que pode ser comprado por 400 moedas. Se tiver o item Exp. Booster (adquirido em Seaside Town), melhor ainda.
- na hora de ler a "sorte", batendo nas estátuas, bata na última de cima, na do meio e na primeira de baixo, para ganhar 100 moedas.
- Após vencer Belome e ir à Monstro Town, entre na segunda "casa" e fale umas 20x com o Thwomp de lá. Ao sair da casa você verá uma chave. Traga-a pro templo e, na sala onde tem a estátua com o papelzinho (perto do elevador), pegue o papel que diz "Sorry, I'm not accepting visitors past my bedtime" e desça o elevador. Dê sua chave ao Belome dourado e prepare seu cofre...
74- Batalha Gostosa: Nesta luta contra Belome, ele é capaz de engolir os membros do seu time e criar clones deles. Caso queira uma luta mais fácil, leve Bowser e Peach. Clones de Mallow e Geno usam muitas magias. Olha os comentários dele, dependendo de quem ele engole:
-Mario: ACK! Que azedo!
-Mallow: AÊ! Esse é bem GOSTOSO!
-Geno: Amargo, mas nada mau...
- Bowser: Yuck! Que coisa nojenta!
- Peach: Hmm, tem gosto de pêssego...
75- Soldado Troopa: Após ir em Monstro Town e voltar para Land's End, você terá que escalar um paredão subindo sobre os cascos das Paratroopas. Se conseguir subir em 11 segundos ou menos, você receberá prêmios como Frog Coins e o Troopa Pin!
76- Sensei Mario: Em Monstro Town, enfrente Jagger (ex-soldado de Bowser) uma vez e vença-o. Seu mestre Jynx virá desafiá-lo. Ele é pequeno e muito feroz. Vença-o em 3 batalhas para receber o Jynx Belt, e o título de Sensei Mario no seu dojo. Para facilitar, venha enfrentá-lo quando tiver itens como Super Suit e Lazy Shell.
77- Super Final Fantasy Mario: Em Monstro Town, há uma porta selada. Para abrí-la, vá para Moleville, compre uma Fireworks e troque com a menina da barraquinha por uma Shiny Stone (sim, o mesmo procedimento da Dica 41). Use a pedra para remover o selo. Prepare-se MUITO BEM, porque atrás dessa porta está Culex, uma criatura da dimensão de Final Fantasy IV. Vença-o para obter o Quartz Charm. Abuse de Lazy Shell, Super Suit, Geno Boosts, Safety Ring e afins, se quiser ter alguma chance. Boa sorte! (se você for fã da série FF, vai ADORAR o que acontece no final da luta!)
78- Caça-à-Bandeira: No último alojamento de Monstro Town, há uma cama. Durma nela para ser visitado por 3 fantasmas (paródia dos 3 mosqueteiros). Cada um vai esconder uma bandeira em algum lugar do mundo, e você terá que encontrá-las e trazê-las. Aqui onde está cada uma:
1- Atrás da flor de madeira de Rose Town.
2- Nos pés da cama do Mario, em Mario's Pad.
3- Entre as letras O e A da palavra GOAL em Yo'ster Isle.
Basta apertar o A em cada local para encontrá-las. Como recompensa, receba a Ghost Medal.
79- Baús Invisíveis: Na primeira casa de Monstro Town, no 2º andar, há um baú falante que fala sobre "Tesouros Ocultos". Ele conta quantos você encontrou durante o jogo. A última parte dessa matéria falará a localização de cada um deles. Aguardem!
80- Vários prêmios: Em Bean Valley, na área com 6 canos, vá matando todas as Piranha Plants e entre neles. Você encontrará vários baús, alguns com "roletas" (tente tirar 3 figuras iguais, senão terá de enfrentar um Boss). No da esquerda há uma Chomp dourada. Vença-a e dê 3 saltos rente à parede para descobrir a passagem secreta que leva ao Grate Guy's Casino.
81- Rei do Cassino: Se tiver o Bright Card (Dica 47), pode jogar no Cassino. O jogo de Blackjack é de apostar Frog Coins no jogo de 21. A roleta também. Já o "Look the Other Way", de Grate Guy, é um passatempo, em que você deve olhar sempre pra mão dele que estiver abaixada. Se vencê-lo 100x (ele não conta as derrotas), você receberá o Star Egg, um item semelhante ao Rock Candy, porém mais fraco - e INFINITO!
82- Mario Jardineiro: Na dica 21 pedia-se dois itens para conseguir as Lazy Shells. Um você consegue após vencer a plantona Smilax. O outro você consegue em Nimbus Land, após vencer Valentina. Do lado direito de Nimbus Land há um chão invisível no céu, e Shy Away está escondido lá. Agora é só juntar os itens e levar pro jardineiro, nos fundos de Rose Town.
83- Mario e o Pé-de-Feijão: Enquanto escala as vinhas de Bean Valley até Nimbus Land, tente subir pelas vinhas da esquerda, sempre. Você encontrará itens sobre as nuvens, como o excelentíssimo Rare Scarf.
84- Durma Bem, Bons Pesadelos: No hotel de Nimbus Land, você paga 30 moedas pra dormir e mais 30 para sonhar. Salve o game e fique dormindo várias vezes, e resetando, até sonhar com o Toad. Ao acordar, ele estará ao seu lado na cama, e te dará Red Essences.
85- Batalha ou Item: Ao invadir o castelo de Nimbus Land com o Mario "estátua", o pássaro Dodo virá fazer um polimento. Caso ele descubra seu disfarce, você o enfrentará e não ganhará a Feather (um item que aumenta 20 pontos de velocidade). Para evitar isso, pule sempre que ele tentar te bicar. Mas cuidado, na segunda vez que ele se aproxima, ele só estranha, e na quinta vez ele só finge que vai bicar. Na 1ª, 3ª, 4ª e 6ª vez ele bica mesmo, então salte!
86- Trollando o guardinha: Para abrir a sala do meio do castelo, você precisará de uma chave de um guarda, que está preso com muitas pessoas. Quando ele oferecer a chave, diga que não precisa dela, depois fale com ele mais duas vezes.
87- Trollando as Heavy Troopas: Essa área do jogo é uma trollagem atrás da outra! Se não quiser enfrentar as tartarugas gigantes que tampam as entradas das portas, aproxime-se devagar por qualquer canto da porta, e esgueire-se pela lateral.
88- Jeito fácil de vencer Birdo: Aproveite enquanto ela está no ovo e SE BOMBE com Geno Boosts.
89- Trollando Bowser e Mallow: Quando alcançar um corredor com uma porta e um cartaz, no castelo de Nimbus Land, mexa primeiro na porta e depois leia o cartaz. Já para Mallow, após encontrara Valentina na sala do trono, insista em seguir na direção oposta em que ela foge.
90- Acha-Item: Após vencer Valentina, encontre Croco dentro da casa à direita do castelo de Nimbus Land. Ele derrubará o Signal Ring, um item que serve para localizar baús escondidos (equipe-o e você ouvirá um som ao entrar num local em que haja um baú).
Na próxima parte, as últimas dicas, e a localização dos baús secretos. Pasta La Vista!