[Retrô] Final Fantasy Tactics Advance
Por Mario Toledo
Dentre todos os clássicos para o Gameboy Advance (em exceção a Pokémon FR/LG ou R/S/R), Final Fantasy Tactics Advance se destaca como o meu favorito. Totalmente diferente da versão para o PSone, FFTA consegue cativar o jogador tanto por sua história, quanto por sua jogabilidade, e até mesmo por seus gráficos.
Apesar de ser um spinoff, seu desenvolvimento marca a volta de Final Fantasy para a Nintendo, firmando um novo mundo, baseando-se novamente em seres fantásticos, fora da busca por gráficos realísticos, algo que só pode ser observado nos consoles da Big-N.
Bem vindos a Ivalice!
Final Fantasy Tactics Advance se passa em Ivalice, um reino habitado por criaturas fantásticas, dotadas de poderes mágicos. Os seres em predominantes de Ivalice foram uma demoragrafia diferente, se dividindo em 5 raças:
- Humano
- Moogle
- Nu Mou
- Viera
- Bangaa
Humanos, Moogles. Nu Mous, Vieras e Bangaas fazem parte da demografia de Ivalice.
Ivalice apareceu pela primeira vez em Vagrant Story, passando pelos Final Fantasy Tactics, e presente até mesmo em Final Fantasy XII. Porém, em FFTA, a geografia do local é baseada em um deserto.
O legal em FFTA é que o mapa de Ivalice é baseado em um tabuleiro, ao qual é ojogador quem monta seu reino. Conforme o progresso no jogo, o jogador recebe novos lugares para disponibilizar no mapa, da forma que melhor desejar.
Era um dia como qualquer outro...
A história começa em uma Ivalice normal, como é uma cidade do interior: coberta de neve e com pessoas normais.
Marshe é o novo garoto da escola, e esta prestes a participar de uma partida de guerra de bolas de neve. Em seu time, esta Mewt, um garoto frágil, do qual é alvo dos demais garotos da escola, e sempre acaba aceitando o que todos falam. Durante a partida, Mewt é atacado por todos, mas é logo defendido por Ritz, uma garota de cabelos vermelhos, e de fortes decisões.
Marshe acaba fazendo amizade com Mewt e Ritz, que combinam de ir a sua casa logo mais tarde. Na casa de Marshe, seu irmão é apresentado a seus amigos, um cadeirante chamado Doned.
Uma guerra de bolas de neve ajuda a integrar o jogador no gameplay de FFTA.
Com os 4 juntos, Mewt tira de sua bolsa um livro, que fala sobre um mundo mágico, com seres fantásticos e muita magia. Mewt então comenta como seria legal fazer parte de um mundo assim, e logo vai embora com Ritz.
Porém, durante a noite, Ivalice se transforma no mesmo reino mágico do livro, deixando Marshe sozinho neste novo mundo, que logo conhece a um moogle de nome Montblank, se integrando a seu clã, e participando de missões para desvendar o que realmente aconteceu.
Dividir e conquistar!
Final Fantasy Tactics Advance, é, acima de tudo, um jogo de estratégia. O jogador controla um clã de diversos personagens, com status variados.
Cada jogador possui sua própria raça, e para cada raça, é possível atribuir uma profissão específica. Por exemplo, Marshe, o protagonista, é um humano, e pode ter a profissão de um espadachim, arqueiro ou ladrão.
Decidir a profissão de um personagem é uma tarefa importante.
A profissão do jogador é um ponto muito importante. É a partir dela que o jogador definirá as habilidades de seu personagem. A cada arma equipada, o jogador recebe uma nova habilidade, que possui experiência a fim de ser masterizada. Quando uma habilidade é masterizada, o jogador pode equipar esta mesma habilidade quando usando outras demais profissões. O ponto aqui é que para tornar seu personagem forte, é necessário aprender habilidades específicas de diversas profissões. Ou seja, um personagem com habilidades diferentes, se torna versátil em campo.
Masterizar as habilidades permite que o jogador as utilize mesmo em outras profissões.
Conforme o progresso com o personagem, o jogador pode habilitar classes mais avançadas. Além disto, as habilidades podem se basear não só em técnicas de combate, mas também em habilidades passivas, como redução do uso de MP, ou contra-ataque.
Sim, upar um personagem não é fácil, e requer planejamento e estudo!
Durante as batalhas, o jogador pode escolher até 6 personagens (algumas vezes, este número varia). Estes personagens terão ações por turnos, baseados em sua atual velocidade.
O jogador pode executar duas ações para cada turno de um personagem. É possível se mover para uma determinada posição, utilizar uma magia ou habilidade, ou aguardar. Quando selecionado para aguardar, o personagem pula alguns turnos de espera, atuando mais rapidamente na próxima vez.
É claro que as batalhas são ricas em estratégias, o foco principal do jogo. Tudo se define desde a forma como você dispõe seus personagens em campo, até a forma como eles atuam a cada turno. Você pode ter estratégias de atacar sempre, avançando, ou dividindo os inimigos, e atacando flancos mais fracos. É possível atuar sempre nos inimigos que curam, ou fazendo com que seus inimigos se agrupem, de uma forma que magias de área causem danos maiores. Enfim, tudo dependerá da criatividade do jogador.
As diversões das batalhas não tem fim. Diferente da versão do PSone, quando um personagem zera o HP, ele não morre definitivamente... Ele simplesmente, "desmaia". Porém, FFTA possui regras em campos, impostas para atrapalhar o jogador. Quando uma destas regras é descumprida, o juiz da partida lhe dá um cartão amarelo ou vermelho, impondo uma punição, que normalmente garante que o personagem fique na cadeia por alguns dias.
Algumas regras são impostas ao jogador a cada partida. Não cumpriu? É xilindró, malandro.
A cada cidade, o jogador pode visitar lojas, ou um Pub, aonde se concentram as missões do jogo. Existem missões reais, as quais o jogador deve visitar locais de Ivalice, e enfrentar monstros e desafios, ou missões de dispatch, ao qual é possível enviar um único personagem para cumpri-la.
O avanço do jogo só se dá quando missões específicas são realizadas, e a história se desenrola.
Concluindo
FFTA é um jogo fantástico. Ele é complexo no início, mas logo se pega o jeito da coisa. É muito prazeroso participar de batalhas difíceis, as quais a cada turno, você deve pensar em diversas possibilidades para ato. Além disto, conforme seus personagens evoluem, diversas estratégias podem ser elaboradas, tornando FFTA um dos jogos estratégicos mais bem adaptados.
Se você nunca pôs a mão neste jogo, recomendo parar tudo o que está fazendo, e correr atrás do prejuízo.