Nintendo - 04/12/2011

[Retrô] [SNES] Super R-Type e Shoot 'em ups

Por Unknown


Boa tarde, queridos amigos leitores. O SNES marcou a era dos jogos de plataforma e 2D, um gênero muito popular no console nessa época foi o de tiro, ou shooter em inglês, mais especificamente o "shoot 'em up", um subgênero de shooter, apelidado de "shmup" que é como gosto de chamar, evitando assim confundir com FPS, ou tiro em primeira pessoa, gênero tão exageradamente popular nos dias de hoje.

GradiusEm meus tempos de SNES, nunca me interessei tanto assim por jogos de tiro, visto que minha atenção era cegamente voltada somente para RPGs. Porém, atualmente aprecio muito o gênero, em especial da geração NES e SNES. São raros os jogos da geração atual que conseguem resgatar a mesma sensação e dificuldade desses jogos bidimensionais.




Jogos que popularizaram o gênero shmup são vários. Desde títulos bidimensionais como Gradius, Aleste, Salamander e R-Type, visão tridimensional como Star Fox e After Burner e até os mais clássicos dos clássicos, como Space Invaders. Em nossa conversa de hoje abordaremos o gênero e falaremos um pouco sobre um dos jogos da série R-Type lançado exclusivamente para o Super Nintendo: Super R-Type.


Shmups e seus tipos


Comumente nos referimos aos shmups simplesmente como shooters ou jogos de tiro, por vezes causando confusões de termos e nomes. Isso porque o gênero "jogo de tiro" é muito genérico e abrangente. Shmup é só uma ponta do guarda-chuva. Outros subgêneros incluem os de tiro em primeira pessoa ou terceira pessoa, os que se misturam com estilo plataforma (como Metroid e Megaman) e até aqueles em que se mira um controle ou dispositivo na tela do jogo simulando a arma, muito comum em fliperamas mas também presente em consoles (como Duck Hunt).

A jogabilidade de jogos shmups consiste em controlar algum veículo, geralmente uma espaçonave (conhecido vulgarmente como os "jogos de nave"), mas podendo ser tanques, submarinos ou qualquer outra coisa que se mova. O objetivo é manter-se vivo enquanto você destrói todos os inimigos da tela, é bem parecido com um beat 'em up, porém com tiros, seja aéreo, terrestre ou aquático.


O gênero fez muito sucesso em fliperamas e muitos jogos ganharam a fama de serem muito difíceis, porém extremamente viciantes, nos fazendo gastar até o último centavo em moedinhas. Nos fliperamas um estilo comum eram os shmups verticais, onde a tela física do jogo era verticalmente mais comprida devido ao formato das máquinas. Esse estilo permitia uma visibilidade de inimigos há uma boa distância garantindo ao jogador a liberdade de se preocupar mais com a segurança do próprio veículo e menos com os acontecimentos ao seu redor.


Já o estilo horizontal foi mais usado para jogos de console, feitos para serem jogados em uma televisão, na casa dos jogadores.

Como o formato da televisão é achatada, o estilo vertical seria pouco favorável nesse caso. Gradius, assim como R-Type, são exemplos de shmups horizontais. Nesse estilo, vê-se com maior detalhes as regiôes mais próximas do jogador e a altura dos inimigos. Os inimigos não surgem com antecipação como nos verticais, fazendo com que o jogador tenha que estar sempre atento.

Os diferentes estilos de shoot 'em ups, ou shmups

Esses são exemplos de shmups chamados de "scrolling shooters", ou seja, jogos de tiro onde a tela ou a câmera se move verticalmente ou horizontalmente. Ainda existem os "fixed shooters", onde a tela é fixa e cada fase se limita a tela mostrada, os "rail shooters" onde o jogador se preocupa somente em atirar e fugir, pois a trajetória do jogador é fixa e também o "tube shooter" onde o jogador parece estar emerso em um tubo imaginário, dando uma impressão tridimensional com uma visão de perspectiva.

O gênero shoot 'em up viu-se sendo popularizado novamente, ainda que em público específico de nicho, na década de 90 com o surgimento do estilo "bullet hell", que significa literalmente inferno de balas, que é exatemente o que ele apresenta!

Bullet Hell representa uma infernidade de obstáculos e inimigos

Outros nomes como "maniac shooter" e "manic shooter", ou tiro maníaco, fazem jus ao estilo do jogo. Em sua maioria vertical scrolling shooters, o jogador se deparará constantemente com uma infinidade de tiros e inimigos na tela. Os tiros costumam ter trajetórias curvas e movimentos variados, sejam aleatórios ou padronizados e apresentam uma dificuldade elevada para quem não está acostumado. Nesse estilo a concentração é uma característica necessária e sua maior arma é a defesa. Seu objetivo é desviar de praticamente tudo que estiver na tela, exceto os itens de bônus, além de não morrer! Esse é o estilo que me fez gostar tanto de shoot 'em ups.

Sobre a série R-Type


R-Type é um dos clássicos shoot 'em ups laterais da década de 80. O primeiro jogo da série consagrou-se como um dos mais populares do gênero, devido ao seu estilo único e sua ambientação futurista. A série contou com vários jogos, em sua maioria muito semelhantes ao primeiro, com algumas modificações e melhorias mas mantendo o mesmo estilo e jogabilidade.

A série R-Type iniciou-se nos fliperamas, como era comum aos jogos da época e do gênero. Com o sucesso obtido o jogo ganhou versões para consoles domésticos e adaptações. 5 títulos foram lançados em seu auge de sucesso, no início da década de 90, dois deles foram lançados para SNES, o Super R-Type e o R-Type III. Um outro título que não se carrega R-Type no nome também faz parte da franquia, Gallop.

Mesmo após a popularidade do gênero ter decaído consideravelmente com a chegada de consoles de 32 bits e com a queda de fliperamas, a série viu seu retorno com alguns títulos lançados para Playstation, Playstation 2 e PSP, apresentando gráficos em alta resolução e algumas mudanças de jogabilidade.

Super R-Type e jogabilidade


O jogo Super R-Type fora lançado exclusivamente para o Super Nintendo, porém recentemente tivemos o jogo distribuído para Virtual Console, ainda mantendo sua exclusividade Nintendo. O jogo mantém as características principais e jogabilidade do original e de seus antecessores, R-Type e R-Type II, podendo ser considerado uma reconstrução do R-Type II. O jogo se passa no espaço no século 22 em um ambiente futurista. O jogador deve defender a humanidade contra um inimigo conhecido como "Bydo".


O jogador controla a nave chamada R-9A "Arrowhead", nomeado pelo seu formato peculiar e herdando o "R" da série de aeronaves a que ele pertence e também do termo "Round Canopy", uma espécie de toldo redondo. Em muitos dos jogos é a única nave disponível para o jogador, criando a imagem icônica da nave branca com a frente em azul. Controlando a R-9A o jogador irá passar por bons desafios e dificuldades para derrotar Bydo e seu império.

Uma das mais notáveis características da serie R-Type são suas armas e acoplamentos. A "Força", Force em inglês, é um acoplamento esférico grande e brilhante descrito como "arma viva de força destrutível". Com posse dessa arma, o jogador conta com alguns ataques extras e tiros bem mais destrutíveis do que seus tiros comuns. As Forças também funcionam muito bem como um escudo, devido a sua característica "indestrutível", podendo bloquear ataques normais ou destruir alguns inimigos ao colidir-se com eles. Outras armas podem ser adicionadas a nave garantindo novos ataques e mais dinamismo ao jogo, como canhões, mísseis e esferas que se assemelham a pequenas Forças para seu auxílio.

Super R-Type herda do seu antecessor, R-Type II, 3 fases, adicionando mais três originais. O jogo também é conhecido pela sua extrema dificuldade, muitas vezes frustrando o jogador, que irá morrer muitas vezes não somente pela falta de habilidade, mas também pelos problemas de renderização de muitos elementos na tela, o que causava uma lentidão inesperada no jogo.

Mas como todo jogador esperto, o mesmo fazia bom uso dessa lentidão pois facilitava eliminar os inimigos da tela. Outra dificuldade por vezes criticada era a existência de caminhos corretos para se chegar ao final da fase, fazendo com que o jogador chegasse ao final da fase por tentativa e erro (provavelmente morrendo no meio do caminho).

História e inimigos


O jogador representa a humanidade e seu inimigo são as forças de Bydo. Bydo não é um único ser, mas um império, uma organização, que surgiu após experiências feitas pelo homem. Os humanos criaram o "Bydo Core", que originalmente seria uma arma de alta destruição para ser usada contra inimigos da humanidade, aparentemente havia uma guerra entre a Terra e outros planetas do Universo. Durante as experiências e evolução dessa arma, porém, algo deu errado e esse Bydo Core foi ativado antes do previsto.

A arma deveria ser ativada quando estivesse no sistema solar inimigo, porém com esse erro, o Bydo Core acordou ainda em nosso sistema solar, rebelando-se contra seus criadores e os atacando. O caos terminou quando Bydo foi levado para outra dimensão, deixando toda a humanidade aparentemente em paz. Porém, Bydo continuou vivo e evoluindo para então mais tarde voltar a atacar a Terra em busca de sua amarga vingança. No coração das forças de Bydo, descobriu-se que a fonte de vida deles consistia em um enorme computador com inteligência capaz de controlar o planeta, criando todo um exército de armas e formas de vida. Sentindo o terror e monstruosidade, os humanos passaram a chamá-los de "Império de Bydo".

Os chefes finais dos jogos são sempre representados por Bydo Core, aquele que originou todo o exército de inimigos. Em Super R-Type o chefe final chama-se "Womb" e se assemelha a um caranguejo gigante. Outras naves R-9 encontram-se presas pelas garras do chefe e podem ser libertadas para uma breve distração do inimigo, porém não duram muito.




Trilha Sonora


Apesar de não ser o aspecto que mais populariza a série, Super R-Type conta com uma trilha sonora bastante interessante. Suas faixas variam entre músicas alegres e animadas para faixas pesadas com bastante uso de percursão e batidas, dando aquela tensão e adrenalina necessária para enfrentar hordas de inimigos e chefes.

Solo Sortie, uma das primeiras músicas que você encontra pelo jogo. Animada e bem agradável de se ouvir.

Solo Sortie


Counterattack e Blast Rock, minha seleção de músicas típicas de batalha, mais animadas e vibrantes.

Counterattack


Blast Rock

Série, sequência e adaptações


A série, além de ser bem antiga, se popularizou de tal forma a se firmar como um dos clássicos e precursores do shoot 'em up. Muitos jogos foram lançados com o título R-Type, fazendo parte da franquia.

R-Type, R-Type II e Armed Police Unit Gallop foram os antecessores de Super R-Type, lançados originalmente para fliperamas. R-Type III foi lançado posteriormente para ser jogado novamente em SNES (e posteriormente no GBA) e mais um título para fliperamas foi criado, o R-Type Leo.

Os títulos que retornaram na geração de PSX foram R-Type Delta, para Playstation e R-Type Final para Playstation 2. Por fim, R-Type Command foi lançado para PSP.

Uma compilação do R-Type original e R-type II foram lançados com o nome de R-Type Dimensions, porém vários relançamentos dos clássicos foram feitos durante os anos. Ainda um título de estratégia foi lançado como R-Type Tactics e R-Type Tactics II, porém não é um shoot 'em up.

Por fim...


Já não é necessário falar da popularidade e importância que o jogo e a franquia representaram para o mundo gamer. Para o público amante de jogos de tiro e principalmente para detentores de SNES, Super R-Type certamente garantiu boas e agradáveis horas de jogatina. Aliás, muitas horas de jogatina, dada sua dificuldade. Ainda hoje é lembrado e amado por muitos fãs.

A fama do estilo perdura até hoje em jogos mais hardcores, como jogos bullet hell. Eu sou um exemplo de caso, apesar de estar longe de possuir a habilidade necessária para tal.

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