[Retrô] Desvendando o [SNES] Super Mario RPG - Parte 1
Por Osmar Lino
Hello, companheiros! Nestes últimos tempos, em algumas conversas com meus compatriotas daqui da N-Party, por várias vezes um dos jogos mais aclamados de todos os tempos, e também um favorito entre os gamemaníacos, foi citado: o primeiro RPG do nosso amado encanador,
Super Mario RPG: The Legend of the Seven Stars, do nosso também amado Super Nintendo.
Para aqueles que têm a oportunidade (e o privilégio) de poder jogar a obra prima da Nintendo e da Square, seja pelo Virtual Console do Wii ou pelo próprio SNES, vou compartilhar com vocês alguns segredos que conheço do jogo. É Easter Egg que não acaba mais!
1- Mario falando: Em Mushroom Way, se você chegar ao final sem salvar Toad na segunda vez e derrotar os Hammer Bros, Mario vai fazer uns comentários antes de pegar o martelo no chão. Se você for para o castelo da Peach em Mushroom Kingdom ainda sem salvar o Toad, ele chegará ofegante e se desculpando. Procure salvá-lo sempre para ganhar itens (Mushrooms e Flower Tabs).
2- Mario Tonto: Em Mushroom Kingdom há uma menina que fica correndo em círculos. Suba na cabeça dela e espere. Mario tombará. Se estiver com Bowser no time, fale com a menina e ela correrá para dentro de casa!
3- Levando bronca do dono da loja: Na loja do Mushroom Kingdom, suba no balcão e fale com o vendedor, ou suba na estante atrás dele. Ele vai acabar com sua graça!
4- Molequinho do Game Boy: No hotel de Mushroom Kingdom, há um Toad jogando Game Boy. Fale com ele para irritá-lo. Repita algumas vezes e ele vai perder o jogo. Deixe-o jogar em paz até passar de Marrymore, depois venha falar com ele para comprar seu Game Boy por 500 moedas.
5- Visita de Samus: Após derrotar Belome em Land's End, volte para o Mushroom Kingdom e vá para o quarto dos fundos do lado direito do castelo. Haverá um Toad na janela pedindo silêncio e na cama do quarto estará Samus Aran, da série Metroid.
7- Segredo de Peach: No quarto de Peach, na parte direita, há uma cadeira e uma lareira. No espaço entre os dois há uma parede. Aperte A na parede e surgirá a frase: "Found Toadstool's ???" . Dependendo da hora em que você fizer isso ocorrerão diferentes eventos:
- Se fizer isso quando a vó de Peach estiver sozinha no quarto, ela lhe dará um Mushroom e o Toad que fica fora do quarto vai lhe acusar de roubo.
- Se fizer isto quando Peach e a vó estiverem conversando no quarto, Mario levará uma bronca.
- Se fizer quando Peach estiver no time, ela vai repreender Mario por espiar as coisas dela.
8- Pessoa escondida: Do lado de fora do castelo de Peach, na primeira casa à esquerda, há uma pessoa escondida atrás. Aperte A na área para falar com ela.
9- Enganando Mack e Shysters: Quando Mack estiver na sala do trono, ao invés de se aproximar pela frente, tente contornar pela lateral externa, e se dirigir até onde está o chanceler. Se ninguém lhe interceptar, você pegará a Estrela sem precisar enfrentar Mack. Caso não dê certo, os 2 primeiros Shysters serão jogados nos buracos após um salto forte que Mack dará ao vê-lo.
10- Mario malvado: Quando encontrar Mallow pela primeira vez, recuse todas as vezes que ele pedir ajuda. Fale com os Toads e eles dirão que Mario é mau!
11- Assustando Mallow: Quando chegar pela primeira vez em Kero Sewers, Mallow vai entrar no cano antes de você. Tente sair da tela e ele voltará desesperado!
13- Moedas Infinitas: Em Rose Way, na área com vários baús e Shy Guys em cima, bata nos baús mas não deixe nenhum Shy Guy lhe pegar. Entre por um lado da área e saia pelo outro. Depois volte, e os baús estarão cheios de moedas novamente!
14- Moedas ou Flowers: Em Rose Town, na última casa da esquerda (alta) há dois baús dentro. Se pegá-los quando a cidade estiver sob ataque de Bowyer, você ganhará Flowers. Se pegar depois de vencê-lo (e com autorização do dono da casa) pegará moedas.
15- Bronca e Recompensa: No mesmo local da anterior, se pegar as Flowers (durante o ataque) e depois o dono ver (Ele vai perguntar se os tesouros dele estão bem, aí responda "I wouldn't be so sure"), ele vai lhe dar uma bronca. Responda "Sorry, I got carried away" e ele vai lhe ensinar um caminho secreto para o labirinto da Forest Maze. Se você já acessou o caminho e pegou tudo antes dele ensinar, ele lhe dará uma recompensa!
16- Save Triste: Em qualquer bloco Save, tente gravar seu jogo sobre um slot que não seja o último utilizado. Você vai ouvir o som do Yoshi e surgirá uma pergunta, responda "NO" 20 vezes seguidas, e então "YES": Mario ficará triste! Se fizer o mesmo, mas 50 vezes, ele ficará bravo!
17- Mario Impostor: Ao brincar com Gaz no Hotel de Rose Town, quando ele perguntar se você é o Mario, se você responder "You Betcha!" e pular, ele vai convidar-lhe para brincar de "Salve o Mundo". Se você disser "Wrong Number!" ele vai achar que o Mario é um impostor e vai convidá-lo para brincar no "Jogo do Geno".
18- Encontre Link: Após os primeiros eventos no Hotel de Rose Town, durma lá a qualquer momento, e na cama vizinha à sua, estará Link. Fale com ele para ouvir o som de "descoberta" da série Zelda!
19- Item surpresa: No mesmo lugar da anterior. Quando Mario desmaiar por causa da brincadeira de Gaz, desça as escadas para ver a cena e suba novamente. Sem sair do hotel, fale com a mulher para poder dormir. Toad irá visitá-lo e lhe dará um item.
20- Pessoas escondidas: Há uma pessoa atrás da casa grande sobre o morro (canto superior esquerdo) e outra atrás da casa ao lado da loja. Esta última só aparece durante o ataque de Bowyer. Há também uma mulher que surge detrás da casa do vovô que bombeia água, quando Mario passa perto da flor de madeira do centro, e ela é atingida por uma flecha!
21- Lazy Shells: Dois itens, chamados Lazy Shell, estão nos fundos da cidade. Após passar por Nimbus Land e Bean Valley, traga os itens "Seed" e "Fertilizer" para o jardineiro. Depois das cenas, escale o pé-de-feijão e pegue os itens no céu. Um deles é a arma mais forte do Mario, a outra é uma armadura que resiste a quase todos os ataques do jogo!
22- Super Jumps: Ao atingir o nível 6, Mario aprende o Super Jump, que permite que ele dê até 100 saltos consecutivos sobre um inimigo, bastando apertar "Y" a cada salto. Para executar os 100 saltos, preste atenção no ruído que seus pés fazem quando ele toca o inimigo: é uma espécie de "pipoco" que se dá antes do ruído de "1UP" (que permanece do 6º até o 100º pulo). É o mesmo ruído que tinha no Super Mario World quando o Yoshi saltava sobre inimigos de casco duro. Em Monster Town, há um lobo que recompensa Mario de acordo com a quantidade de saltos conseguidos numa tentativa. Com 30, ele lhe dará um Attack Scarf. Com 100, lhe dará a Super Suit, uma roupa que aumenta em 60 a velocidade de qualquer personagem e melhora muito as defesas.
23- Muitas Frog Coins e dinheiro: Em Kero Sewers, enfrente Boos, e no final das batalhas você terá Pure Waters. Venda-os por um bom dinheiro. Também enfrente Alley Rats e vença-os antes que fujam: cada um dá 10 moedas! Por aqui é possível ir no minigame de Midas River sem precisar pagar, e a cada 60 moedas pegas na cachoeira e no rio, você recebe uma Frog Coin, e o dinheiro restante fica de saldo para a próxima tentativa. Ou seja, se você pegar 100 moedas, recebe uma FC e fica com 40 de saldo. Se voltar e pegar mais 100, terá 140, portanto ganhará 2 FC e ficará com 20 de saldo.
25- Muito dinheiro no Midas River: Mantenha Mario nadando o mais reto possível (há um "ritmo" para se apertar o "B", é preferível apertar quando o ruído do nado - PLOFT - tiver acabado. Fazendo assim que Mario demore muito para descer e você consiga pegar praticamente qualquer moeda, até as que estão contra a corrente! Durante a descida, evite as cavernas, a menos que queira pegar Flowers. Na parte do barril, quando precisar mudar de pista, colida direto com o barril da sua frente, não salte antes da colisão ou Mario "remará" e você perde tempo e moedas. Para pegar o máximo de moedas, lembre-se que elas sempre ficam em maior quantidade nas 3 primeiras filas de baixo, depois só em uma de cima, depois nas 3 de baixo, sempre nessa ordem. Evite os peixes a qualquer custo!
NOTA: Meu recorde no Midas River são 98 moedas. Mas é possível conseguir 100... talvez até mais.
26- Frog Coins e dinheiro na Forest Maze: Ao encontrar uma Wiggler (lagarta), pule nela. Ela fugirá. Siga-a e continue pisando nela (sem cair no chão). Após 8 saltos você ganhará uma Frog Coin.
27- Tesouro da Forest Maze: Quando chegar no labirinto em cruz, vá para a esquerda, esquerda, em frente e à direita de Mario. Na prática isso significa esquerda, baixo, baixo, esquerda. Você achará um tronco cheio de baús dentro. Se pegá-los antes da dica do cara do tópico 15, você achará várias Flowers. Se for depois, achará moedas.
28- Mario Chuck Norris: Todos que levam uma flechada de Bowyer ficam paralisados. Em algumas áreas da Forest Maze chovem flechas. Dá para Mario ser atingido por uma. Porém, ele só vai se assustar, balançar a cabeça e sair andando calmamente!
29- Finger Shot grátis: Após recrutar Geno, leve-o para a casa de Gaz em Rose Town, para ganhar o Finger Shot. Se prosseguir no jogo e não o fizer, terá que comprar o item.
30- Mova o Fundo do Menu: Acesse o menu (aperte "X") e lá dentro, segure "L+R" e direcione para qualquer lado - os desenhos do fundo se moverão na direção que você pressionou.
Na próxima parte, mais segredos! Nessa mesma hora, neste mesmo N-Site!
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