Nintendo - 26/07/2011

[Retrô] Conhecendo o TurboGrafx-16





TurboGrafx-16

Saudações caros leitores, hoje inicio este post trazendo uma pequena introdução pouco costumeira (talvez até um pouco desgastante, já que as minhas introduções de posts passados poderiam ser ignorados sem grande problemas, mas se quiser pulá-la, você sempre teve o poder do livre arbítrio), mas necessária para responder algumas dúvidas que possam surgir após a leitura do título e tendo em vista o seu conteúdo.



Tenho certeza que muitos acharão estranho um post de um console como o TurboGrafx-16 aparecer aqui no N-Party (que muitos já chamaram erroneamente de Nintendo-Party, ninguém disse que o nosso "N" significa "Nintendo", por mais óbvio que isso talvez parecesse) e isso não deve ser visto como uma "fuga do foco do site" que muito se acredita que seja focado apenas nos consoles e jogos da Nintendo.


Quando o nome do site foi modificado de DS-Party para N-Party (isso foi há quase 1 ano atrás), este "N" foi colocado não só para representar Nintendo, mas também para representar aquilo que pode ser muitas coisas (algo como "N-coisas", enésima-coisa, etc), ou seja, tratamos de algo que não tem um número específico, teoricamente isso deveria nos encaixar como um site de variedades como Terra ou Limão, mas isso seria no mínimo insano, então nos limitamos a video games, ou melhor, nos limitamos a Nintendo e Nostalgia nos video games, saindo raríssimas vezes destes temas.





DS Party muda para N Party, 13 de Agosto de 2010

Até então, o máximo que havíamos feito foi misturar Nostalgia com Nintendo, falando sobre os jogos antigos da mesma, mas nunca alguém havia tomado coragem para falar somente sobre Nostalgia... pelo menos até agora.


Garanto que posts com este tipo de conteúdo (somente Nostalgia, mas não relacionada a Nintendo) no site serão raríssimos, pois já é de conhecimento de todos que sou a pessoa mais saudosista do grupo e como meu tempo é reduzido não conseguirei fazer um bom número de posts relacionados apenas a Nostalgia (embora vocês possam acompanhar alguns posts relacionados a Nostalgia no meu blog pessoal, o Memórias de um Lobo de Madeira, que não tem ligação nenhuma com o N-Party) aqui para o site, a menos que algum outro membro tenha coragem de retomar tal iniciativa.


Agora vamos ao post.



Introdução

TurboGrafx-16 O TurboGrafx-16 (lançado como PC Engine no Japão) foi o primeiro sistema 16 bits a ser lançado (1987) pela NEC e embora seja pouquíssimo conhecido (algum de vocês conheciam?), ele tem grandes títulos, tanto na versão HuCard (a que estamos falando neste post) como na versão CD (TurboGrafx-CD ou PC Engine CD), que por sinal, foi o primeiro console da história a ter uma mídia em CD-ROM.


PC EngineO PC Engine, a já citada versão japonesa do TurboGrafx-16 (foto do console ao lado), tem as dimensões de 14cm × 14cm × 3.8cm, ganhando em 2008 o prêmio de menor console da história no Guinness World Records Gamer's Edition 2008. Você pode achar que ele é mais um console desconhecido cheio de títulos desconhecidos e ruins, mas em 2009, a IGN fez uma lista com os 25 melhores consoles de todos os tempos e o TurboGrafx-16 ficou em 13º lugar, na frente de consoles como Sega Master System, NeoGeo, Sega Saturn, Game Cube, Playstation 3, entre outros. Foram lançados jogos para o sistema até 1999.



História

Playstation O PC Engine foi mais um console que surgiu devido a ações tomadas pela Nintendo, pois o console foi feito numa parceria da NEC com a Hudson Soft (empresa de Bomberman e Lode Runner). A NEC já tinha interesse em entrar no mercado de video games, fato que acabou coincidindo a Hudson Soft ter sido rejeitada pela Nintendo em uma tentativa de fazer um patronício a fim de vender chips com melhoria nos gráficos dos jogos, similar ao que aconteceu com a Sony com o projeto do Super CD Famicom, que acabou criando o Playstation.


Por ter sido pioneiro no 16 bits, o PC Engine inicialmente vendeu muito bem no Japão, batendo de frente com o Famicom (NES na America) no seu lançamento, mas perdeu de vez o terreno nas vendas de consoles e de jogos com o lançamento do Super Famicom em 1990.


Genesis does what Nintendon't Apesar de tudo, o primeiro 16 bits no Ocidente foi o Mega Drive da Sega. O seu lançamento foi acompanhado de um campanha publicitária zombando a afirmação que o TurboGrafx-16 foi o primeiro 16 bits (achou que era só com a Nintendo? Genesis does what Nintendon't). O TurboGrafx-16 foi lançado no Ocidente duas semanas depois.


Keith Courage in Alpha Zones Um grande problema do TurboGrafx-16 é que ele só tinha suporte nativo para 1 controle, mas havia uma acessório que podia ser comprado a parte chamado TurboTap (semelhante ao Multitap do SNES e do Mega Drive) que permitia que a inclusão de até 5 controles no console. No Japão, o PC Engine vendeu muito bem, superando a Sega, mas no Ocidente, a situação com o TurboGrafx-16 foi outra, a Nintendo (com o Super Nintendo e com o próprio NES ainda) e a Sega realmente detonaram as vendas do console, sem contar que o jogo lançado junto com o console (Keith Courage in Alpha Zones) no Ocidente não mostrava tão bem o potencial do console como Altered Beast fazia com o Mega Drive e Super Mario World com o Super Nintendo, sem contar que havia pouquíssimo apoio de desenvolvedores de software terceirizados, fazendo com que a maioria dos jogos lançados no Ocidente fossem feitos pela própria NEC e Hudson Soft.


O TurboGrafx-16 apesar de ter sido nomeado como o primeiro console 16 bits, na verdade a sua CPU era formada por um microprocessador de 8 bits, mas ele apresentava 16 bits na parte gráfica e na exibição em vídeo, permitindo assim sprites maiores e em maior número, mais cores na tela e melhoria no áudio se comparado aos sistemas 8 bits anteriores.


Mais detalhes, curiosidades e informações sobre a história do PC Engine podem ser encontradas na página da Wikipedia americana, clicando aqui (em inglês).



Jogos

Bonk Afinal, de que adianta o console ser bom e bonito se os seus jogos não são bons? Não temos esse problema com o TurboGrafx-16, ele tem uma biblioteca de jogos muito bons e satisfatórios. Assim como a Nintendo tinha o Mario e a Sega tinha o recém-nascido Sonic (numa tentativa de mostrar que o seu console era rápido, acabando assim com o tão carismático Alex Kidd), o TurboGrafx-16 não poderia viver sem um mascote, que no caso era o Bonk, que embora tenha jogos do mesmo lançado para o NES e SNES, ele surgiu no PC Engine.


Gradius II - Gofer No Yabou Mesmo com o já citado problema das desenvolvedoras, jogos de nome conhecido apareceram no PC Engine: R-Type, Gradius (Gradius II - Gofer No Yabou lançado para PC Engine CD é maravilhoso - foto ao lado -, bem melhor que o Gradius III lançado para SNES), Bomberman, Lode Runner, Ghouls'n Ghosts (lançado apenas no Japão com o nome de Daimakaimura), Darius, Jackie Chan (a versão do PC Engine é bem melhor que a versão do NES), Shinobi (lançado apenas no Japão com o nome de Ninja Ryukenden), Splatterhouse, Ninja Gaiden (lançado apenas no Japão com o nome de Ninja Ryukenden), Street Fighter, Xevious, Out Run, Castlevania (somente no PC Engine CD), entre outros.


Ao invés de falar de jogo por jogo, apenas disponibilizarei para vocês fotos dos mesmos, para que possam conseguir ver como são os jogos do sistema.



Akumajou Dracula X - Chi No Rinne (versão CD - somente PC Engine CD)

Akumajou Dracula X - Chi No Rinne Akumajou Dracula X - Chi No Rinne


Altered Beast (versão CD - somente PC Engine CD)

Altered Beast Altered Beast


Bloody Wolf

Bloody Wolf Bloody Wolf


Bomberman '94 (disponível apenas para PC Engine - Versão japonesa)

Bomberman '94 Bomberman '94


Bonk's Adventure

Bonk's Adventure Bonk's Adventure


Bonk's Revenge

Bonk's Revenge Bonk's Revenge


Brandish (versão CD - somente PC Engine CD)

Brandish Brandish


Cadash

Cadash Cadash


Daimakaimura (disponível apenas para SuperGrafx)

Daimakaimura Daimakaimura


Darius Alpha (disponível apenas para PC Engine - Versão japonesa)

Darius Alpha Darius Alpha


Double Dragon II - The Revenge (versão CD - somente PC Engine CD)

Double Dragon II - The Revenge Double Dragon II - The Revenge


Götzendiener (versão CD - somente PC Engine CD)

Götzendiener Götzendiener


Gradius II - Gofer No Yabou (versão CD - somente PC Engine CD)

Gradius II - Gofer No Yabou Gradius II - Gofer No Yabou


Jackie Chan's Action Kung Fu

ackie Chan's Action Kung Fu ackie Chan's Action Kung Fu


Langrisser - Hikari No Matsuei (versão CD - somente PC Engine CD)

Langrisser - Hikari No Matsuei Langrisser - Hikari No Matsuei


Lode Runner - Lost Labyrinth (disponível apenas para PC Engine - Versão japonesa)

Lode Runner - Lost Labyrinth Lode Runner - Lost Labyrinth


Loom (versão CD)

Loom Loom


Neutopia

Neutopia Neutopia


Neutopia II

Neutopia II Neutopia II


Ninja Ryukenden (disponível apenas para PC Engine - Versão japonesa)

Ninja Ryukenden Ninja Ryukenden


R-Type

R-Type R-Type


Shinobi (disponível apenas para PC Engine - Versão japonesa)

Shinobi Shinobi


Splatterhouse (fotos da versão japonesa)

Splatterhouse Splatterhouse


Street Fighter II' - Champion Edition (disponível apenas para PC Engine - Versão japonesa)

Street Fighter II' - Champion Edition Street Fighter II' - Champion Edition


Super Star Soldier

Super Star Soldier Super Star Soldier


Valis IV (versão CD - somente PC Engine CD)

Valis IV Valis IV


Vigilante

Vigilante Vigilante


Xevious - Fardraut Densetsu (disponível apenas para PC Engine - Versão japonesa)

Xevious - Fardraut Densetsu Xevious - Fardraut Densetsu


Esses são apenas alguns poucos exemplos de muitos jogos excelentes que podemos encontrar no TurboGrafx-16 e no PC Engine, sem contar que ainda inclui na lista alguns títulos do TurboGrafx-CD (PC Engine CD no Japão), que tem uma lista ainda maior de títulos excelentes.


Espero que vocês possam ter alguma oportunidade para conhecer melhor o sistema, garanto que vocês não se arrependerão, a menos que vocês sejam esses caras que preferem tudo em HD, aí já é caso perdido. Creio que por hora, é só isso que tenho a repassar para vocês.


Até mais,
Wolfwood




Leia Também

Nintendo - 12/12/2011

[Preview] Mario Party 9

Quantos títulos de jogos do gênero de minigames você conhece, diferente de Mario Party ? Poucos, certo ? O game trouxe o conceito do estilo "Party", que posteriormente foi adaptado em diversas outras franquias, mas ne...

Leia Mais...

Nintendo - 27/09/2010

[Preview] Lost in Shadows

E você achava que a sombra de uma pessoa não prestava para nada ? E que tal o fato de a sombra ser o herói de um jogo ? Esta é a proposta inovadora de Lost in Shadow Algumas experiências de jogos relacionados ja fo...

Leia Mais...