[Retrô] Conhecendo o TurboGrafx-16
Por Mateus Beck

Saudações caros leitores, hoje inicio este post trazendo uma pequena introdução pouco costumeira (talvez até um pouco desgastante, já que as minhas introduções de posts passados poderiam ser ignorados sem grande problemas, mas se quiser pulá-la, você sempre teve o poder do livre arbítrio), mas necessária para responder algumas dúvidas que possam surgir após a leitura do título e tendo em vista o seu conteúdo.
Tenho certeza que muitos acharão estranho um post de um console como o TurboGrafx-16 aparecer aqui no N-Party (que muitos já chamaram erroneamente de Nintendo-Party, ninguém disse que o nosso "N" significa "Nintendo", por mais óbvio que isso talvez parecesse) e isso não deve ser visto como uma "fuga do foco do site" que muito se acredita que seja focado apenas nos consoles e jogos da Nintendo.
Quando o nome do site foi modificado de DS-Party para N-Party (isso foi há quase 1 ano atrás), este "N" foi colocado não só para representar Nintendo, mas também para representar aquilo que pode ser muitas coisas (algo como "N-coisas", enésima-coisa, etc), ou seja, tratamos de algo que não tem um número específico, teoricamente isso deveria nos encaixar como um site de variedades como Terra ou Limão, mas isso seria no mínimo insano, então nos limitamos a video games, ou melhor, nos limitamos a Nintendo e Nostalgia nos video games, saindo raríssimas vezes destes temas.

Até então, o máximo que havíamos feito foi misturar Nostalgia com Nintendo, falando sobre os jogos antigos da mesma, mas nunca alguém havia tomado coragem para falar somente sobre Nostalgia... pelo menos até agora.
Garanto que posts com este tipo de conteúdo (somente Nostalgia, mas não relacionada a Nintendo) no site serão raríssimos, pois já é de conhecimento de todos que sou a pessoa mais saudosista do grupo e como meu tempo é reduzido não conseguirei fazer um bom número de posts relacionados apenas a Nostalgia (embora vocês possam acompanhar alguns posts relacionados a Nostalgia no meu blog pessoal, o Memórias de um Lobo de Madeira, que não tem ligação nenhuma com o N-Party) aqui para o site, a menos que algum outro membro tenha coragem de retomar tal iniciativa.
Agora vamos ao post.
Introdução


História

Por ter sido pioneiro no 16 bits, o PC Engine inicialmente vendeu muito bem no Japão, batendo de frente com o Famicom (NES na America) no seu lançamento, mas perdeu de vez o terreno nas vendas de consoles e de jogos com o lançamento do Super Famicom em 1990.


O TurboGrafx-16 apesar de ter sido nomeado como o primeiro console 16 bits, na verdade a sua CPU era formada por um microprocessador de 8 bits, mas ele apresentava 16 bits na parte gráfica e na exibição em vídeo, permitindo assim sprites maiores e em maior número, mais cores na tela e melhoria no áudio se comparado aos sistemas 8 bits anteriores.
Mais detalhes, curiosidades e informações sobre a história do PC Engine podem ser encontradas na página da Wikipedia americana, clicando aqui (em inglês).
Jogos


Ao invés de falar de jogo por jogo, apenas disponibilizarei para vocês fotos dos mesmos, para que possam conseguir ver como são os jogos do sistema.
Akumajou Dracula X - Chi No Rinne (versão CD - somente PC Engine CD)


Altered Beast (versão CD - somente PC Engine CD)


Bloody Wolf


Bomberman '94 (disponível apenas para PC Engine - Versão japonesa)


Bonk's Adventure


Bonk's Revenge


Brandish (versão CD - somente PC Engine CD)


Cadash


Daimakaimura (disponível apenas para SuperGrafx)


Darius Alpha (disponível apenas para PC Engine - Versão japonesa)


Double Dragon II - The Revenge (versão CD - somente PC Engine CD)


Götzendiener (versão CD - somente PC Engine CD)


Gradius II - Gofer No Yabou (versão CD - somente PC Engine CD)


Jackie Chan's Action Kung Fu


Langrisser - Hikari No Matsuei (versão CD - somente PC Engine CD)


Lode Runner - Lost Labyrinth (disponível apenas para PC Engine - Versão japonesa)


Loom (versão CD)


Neutopia


Neutopia II


Ninja Ryukenden (disponível apenas para PC Engine - Versão japonesa)


R-Type


Shinobi (disponível apenas para PC Engine - Versão japonesa)


Splatterhouse (fotos da versão japonesa)


Street Fighter II' - Champion Edition (disponível apenas para PC Engine - Versão japonesa)


Super Star Soldier


Valis IV (versão CD - somente PC Engine CD)


Vigilante


Xevious - Fardraut Densetsu (disponível apenas para PC Engine - Versão japonesa)


Esses são apenas alguns poucos exemplos de muitos jogos excelentes que podemos encontrar no TurboGrafx-16 e no PC Engine, sem contar que ainda inclui na lista alguns títulos do TurboGrafx-CD (PC Engine CD no Japão), que tem uma lista ainda maior de títulos excelentes.
Espero que vocês possam ter alguma oportunidade para conhecer melhor o sistema, garanto que vocês não se arrependerão, a menos que vocês sejam esses caras que preferem tudo em HD, aí já é caso perdido. Creio que por hora, é só isso que tenho a repassar para vocês.
Até mais,
Wolfwood