[Retrô] [NES] Lode Runner
Por Mateus Beck

Saudações leitores, aqui quem aparece novamente ao público é Lobim, o garoto prodígio da N Party que só sabe encher a paciência das pessoas (entenda isso como o verbo clássico npartyense "ramelar") ao seu redor.
Esse jogo que vou falar hoje se chama Lode Runner, e tenho certeza que poucas pessoas ouviram falar do mesmo, não me impressiona, considerando o fato que ele foi lançado para o Nintendo Entertainment System (NES) em 1983.
O jogo em questão é o meu terceiro jogo preferido, e com muita honra que faço dele o primeiro review de um jogo retro (retro = antigo) da N Party!

Cartucho original do Lode Runner do Lobino.
Sendo a primeira publicação feita pela Brøderbund (empresa responsável publicou também títulos como Choplifter, Prince of Persia e Where in the World is Carmen Sandiego?) em 1983, Lode Runner é um jogo de plataforma muito viciante e que diverte muitas pessoas até hoje.
No jogo, você controla um garoto chamado Lode Runner (nome sugestivo, não?), e o seu objetivo é reunir todos os "ouros" (ou seriam tesouros?) da fase, mas haverão inimigos (protótipos de Bomberman) que não lhe deixarão fazer isso.

Aparentemente simples e fácil, não acha? Como sempre disse, gosto de jogos geniais e notáveis, e Lode Runner não estaria em terceiro lugar se não fosse um jogo que estivesse inserido nessa classificação.
Para que você tenha uma visão melhor de como é o ambiente do jogo, imagine o seguinte: você está fechado com 3 inimigos (geralmente essa é a quantia, mas ela pode aumentar ou diminuir em certas fases) em um local sem saídas e a única forma de abrir uma saída é reunindo todos os "ouros" do local, e seu único poder é uma varinha que pode fazer buracos para que seus inimigos caiam neles, que precisam ser bem administrados, e que podem tanto lhe ajudar como atrapalhar. Após reunir todos os "ouros", algo surge (varia de fase em fase, geralmente é uma escada) de forma que você consiga chegar à superfície.
Nos buracos que são feitos, além de seus inimigos cairem nele, você pode utilizá-los para cair "um andar", e se você fizer um buraco aonde seria a parte mais baixa da fase e cair nele, você fica preso, e depois que o buraco fecha, você morre.

O jogo ainda lhe parece fácil? Posso lhe afirmar que ele não é. O poder dos buracos pode ser tanto a sua salvação como a sua morte, por isso a necessidade de administrá-los bem é essencial, as vezes um buraco feito do lado errado pode acabar com todo o seu jogo.
As fases do jogo variam bastante de nível, existem fases que há a necessidade de se pensar muito, pois as vezes os "ouros" estão em locais que apenas dá para se alcançar usando o poder de abrir buracos na superfície. Em outras, não se dá nem para utilizar o poder, é necessário escapar dos inimigos na raça.
Sem contar também que existem os "blocos falsos", que parecem blocos normais, mas que na verdade quando você passa por cima deles, você cai, como se fosse um buraco feito por você, então tome cuidado.

Será que você consegue mesmo coletar todos os "ouros", escapar dos inimigos, administrar os buracos que irá fazer, tomar cuidado com os "blocos falsos" e ainda chegar à superfície sem morrer nenhuma vez? Se você conseguir uma vez, parabéns, agora tente fazer isso em todas as 50 fases do jogo.
Se você conseguir fazer todas as 50 fases, parabéns mais uma vez, você é um grande jogador de Lode Runner! Mas os desafios ainda não acabaram, existe uma versão hardcore de Lode Runner lançada oficialmente chamada de Championship Lode Runner, aonde as fases são muitíssimas mais difíceis que as fases do primeiro jogo, qualquer movimento errado já é a morte na certa, se você considera-se um ótimo jogador de Lode Runner, recomendo o desafio!

Vou aproveitar o post para dar alguns esclarecimentos com relação aos Diários de um jogador. Por causa de alguns motivos pessoais escolares, vou prorrogar o prazo de início para o fim do mês, e na pior das hipóteses, iniciarei mês que vem, pois em primeiro lugar vem a vida pessoal, e em seguida a vida hobbística blogueira internetesca.
Por enquanto é só isso leitores, aguardem por mais novidades.
Até mais,
Lobim.